17 de agosto de 2009

Bonita na foto 3x4

Foto para documento? Pavor, pânico, terror e vergonha tudo misturado? Compartilho aqui com vocês que, neste quesito pelo menos, os meus problemas acabaram. Chego a sentir um misto de prazer e alegria ao ver a cara de espanto do guarda do trânsito, da moça do caixa ou quem quer que seja que peça para ver minha identificação.

Meu segredo de muito tempo? Sorriso. Meu segredo mais recente? Produção!

3 x 4 - Todas

Percebi que fico mais apresentável e simpática sorrindo nas temíveis 3x4!

Não é de hoje que venho tentando e cada vez mais me aperfeiçoando na técnica. Primeiro, porque acho nem a D. Jolie deve ficar bem na foto de cara chapada e séria num pedaço 3x4 de papel. Segundo motivo, confesso, acho meu queixo muito pequeno, de ter complexo mesmo, e sorrindo eu disfarço este incidente da natureza, que fica muito mais óbvio encarado de frente!

Nunca li em nenhum lugar que fossem proibidas as fotos para documentos com um sorriso no rosto. Talvez para o passaporte, que já me disseram não poder usar maquiagem, que as orelhas devem ficar à mostra, os cabelos presos e mais mil limitações às expressões de beleza…3 x 4 - Documentos

Acima, alguns dos documentos em que eu já me atrevi a ser uma pessoa sorridente para as câmeras, todos eles (incluindo a Carteira Nacional de Habilitação, que já está na terceira renovação) sempre foram aceitos.

Mas, já que hoje em dia eu sou uma pessoa munida de pincéis, corretivos, bases, blushes, rímeis e demais artifícios de beleza que ajudam a definir os contornos do rosto, eu não poderia ter ignorado este detalhe ao receber uma cartinha do CREA informando que eu estava praticamente abolida do Conselho por não ter feito ainda minha carteira definitiva de engenheira civil!

Oras, esta carteirinha que andará comigo por bons longos anos, merecia pelo menos uma tentativa de super produção.

Eis que, neste sábado, o coitado do namorado passou a tarde pacientemente esperando eu me arrumar - não para sair, e sim para a sessão de "retratos".

Ainda por cima fez a gentileza de clicar as inumeráveis “poses” repetidas.

Ah, sim, ia me esquecendo, este outro truque que foi ideia dele: ao invés de sair para tirar fotos, fotografar em casa, escolher e, depois levar a foto PRONTA para ser impressa. Bem melhor que correr o risco de ter o trabalho todo indo por água abaixo se o fotógrafo não colaborar depois.

Acho que deu certo, exceto pelo novo problema de ter escolher QUAL foto mandar imprimir. Na dúvida, mandei “revelar” logo duas.

Ficaram assim:

3 x 4 - Fotos

Bônus adicional: se eu ainda precisar de fotos e as minhas tiverem acabado, eu tenho o "negativo" delas prontinho no meu computador para mais e mais cópias instantaneamente!!!

E não se preocupem se a foto ficar meio longe ou se você não souber enquadrar direitinho, a maioria das lojas é equipada com editores rápidos de imagem direto na impressora, que conseguem acertar nossas eventuais escorregadelas não profissionais.

 

Obs.: só não pensem ao ler este post que sou aquele tipo de gente que acha que com uma maquiagem se torna um exemplo de beleza. Apenas fico satisfeita ao perceber que tudo na vida dá para melhorar, e os cosméticos estão aí pra nos salvar e aperfeiçoar o que puderem!

20 comentários:

  1. Eu aprendi com você anos atrás e hoje em dia só tiro foto sorrindo, exceto para a merda da identidade que fiquei uó --'
    O homem negou minha foto bela e sorridente foto.

    Mas carteiras e afins, só com o sorrisão no rosto. :D

    Adorei a dica, vou começar a fazer em casa, só falta arrumar alguém paciente para bater as fotos.

    Ps.: preferi a foto 1.

    ResponderExcluir
  2. Sempre tento tirar sorrindo, mas nunca deixam :~ Então sorrio sem mostrar os dentes. Da até pra por na identidade *-*

    ResponderExcluir
  3. Tb adoro sorrir acho que fica mais apresentável mesmo...as suas ficaram lindas! Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Eubaaa
    cheguei aqui pela comunidade da lia sobre as misturinhas e adorei as suas!!
    Tbem sou viciada em esmaltes!!
    :)
    adorei a dica da 3x4
    vou testar!!
    heheh
    beijooo

    ResponderExcluir
  5. Carol, que droga, será que na identidade não se consegue?

    Ana, mesmo sorrindo de boca fechada eu acho que minha cara fica estranha.

    Paula, um sorriso é tudo né?

    Luh, que bom que gostou, seja bem vinda, não repare nas postagens, talvez eu nem seja assim tão assídua, mas blog pra mim é prazer não obrigação. Vou "visitar" você logo mais!

    ResponderExcluir
  6. 3X4 é difícil mesmo...
    Tenho q trocar carteira do CRM até maio/2010.
    Vai rolar um "sugestão" de sorriso!
    Seu blog foi o achado do meu domingo!

    ResponderExcluir
  7. Que legal,vou seguir seu conselho..
    sou uma garota muito sorridente e eralmente as fotos de documentos acabam com qualquer uma,sem sorriso.
    Obrigadinha.(=

    ResponderExcluir
  8. Rezinha, tomara que tenha ficado bonita!

    Anônimo, um sorriso muda muito estas temíveis fotografias, vale a pena!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. rsrsrrs amando!
    não é que é verdade??? ODEIO fotos 3x4 pq meu rosto não é assimétrico (não tive essa sorte!!!), ou seja, minha cara é torta, horrível com aquela aproximação inevitável que a foto 3x4 tem!!! mas tá aí uma ótima ideia, suas fotos ficaram muito bonitas!
    De fato, toda mulher que bem souber deve usar a make a seu favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas acho que vc se confundiu. Não seria "na verdade quis dizer que meu rosto não é SIMÉTRICO"? O prefixo "a" significa negação, ou seja, assimétrico é não simétrico.

      Excluir
  10. kkkk adorei, minha ultima foto eu também tirei sorrindo pra habilitação e adorei!!!!!!!!!!

    estou seguindo seu blog, depoia dá uma passadinha la no meu e se gostar me segue! super beijoooooooo

    ResponderExcluir
  11. Oi linda, tdo bem? Eu procurei no google informacoes pra ver se poderia ou nao sorrir na foto do rg e apareceu o teu blog...
    Bom, eu ja tirei o rg e CONSEGUI sorrir na foto. =P
    Segue o link: http://www.flickr.com/photos/will_ton/5517866803/in/photostream/
    Bjao
    Will

    ResponderExcluir
  12. Sol, quase ninguém tem o rosto simétrico. Espero que aproveita a ideia.
    Beijos!

    Beleza Feminina, fica bem mais leve, né?
    Beijos e obrigada por seguir!

    Will, não consegui ver sua foto, mas fico feliz mesmo assim que conseguiu sorrir!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Caraca, essa é a minha primeira visita ao blog, e já gostei muito, seu jeito de escrever me cativou do começo ao fim, enfim, vou voltar muitas outras vezesssss.


    Cara, sabe o que é uma pessoa ter horror a fotos 3X4???? Meu terror ultrapassa os limites sério mesmo, uma vez quando eu tinha 17 anos,eu tirei umas fotos 3X4 com um cara espetacular, lembro que foi na escola e todos os meus amigos ficaram babando, ela ficou perfeita e sem muito retoque, ainda guardo a última, nem sei para que, afinal quando comparo com as mais recentes (vou fazer 19 mês que vem)me dá vontade de me enviar num buraco, eu fico pensando: cara eu sou tão feia assim vendo de pertinho???

    Aff, só sei que me da um no na garganta toda vez que olho meus documentos, porque infelizmente essa foto eu tirei depois que já tinha feito todos eles, o problema é que nem poderei copiá-la para utilizar mais para frente, pois nela eu estava com um cabelão e agora minha juba está curtinha, enfim, derrota das fotos 3X4.

    Resumindo, eu quero dizer que ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii as suas dicas e eu sempre me senti um pouca tentada a sorrir, mas cá entre nós, eu achava que era terminantemente proibido esboçar qualquer requicio de alegria e satisfação nessas fotinhas horrendas, eu amei tbm a dica de tirar em casa, seu namo é um gênio, cara e eu vou fazer isso, quem sabe eu consigo um segundo milagre.

    À propósito, as suas ficaram maaaaaaaaaara, parabéns, você descobriu a fórmula da foto 3X4 perfeita.

    Abraço linda, fica com Papai do Céu.

    http://vestidodebolinhaesaltoalto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karynha, espero que agora você não tenha mais problemas com fotos 3x4, obrigada pelo super comentário e pelo carinho!
      Beijos! *_*

      Excluir
  14. É a primeira vez que vejo o seu blog e gostei muito!! Só um detalhe, na foto do passaporte pode sim estar maquiada e com o cabelo solto (e sorrindo ainda)!!
    Bom pra gente!!
    ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, obrigada por compartilhar, porque eu mesma não atualizei o blog, tirei meu passaporte no final do ano passado: maquiada e de cabelos soltos. Só não sorri porque não deixaram... :(
      Beijos o obrigada pelo carinho!

      Excluir
  15. FICO BEM LEGAL MAIS O SORRISO TEM QUE ESTAR EM DIA, POIS EU USO APARELHO FICO COM VERGONHAA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também usei aparelhos, antes eu evitava sorrir, rs!
      Sua hora vai chegar e vai ser bem linda!
      Beijos!

      Excluir
  16. A OAB especifica que a 3x4 deve ser com a boca fechada =(

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...