2 de outubro de 2010

Por que as pessoas comentam em blogs?

comment_stage_6

Há algum tempo, ou melhor, acho que desde que comecei a blogar – e isto foi em 2006 – eu penso sobre isto.

Hoje deu vontade de perguntar: por que as pessoas comentam em blogs?

Partindo do princípio que blog é um local de interação, onde o autor lança uma ideia, uma notícia, uma foto, uma frase, qualquer coisa e as pessoas, que sentirem vontade, comentam, acredito que o comentário tem que ser no mínimo relevante.

Daí entramos no que eu acho que é comentário relevante: é acrescentar algo, concordar ou até mesmo discordar da opinião, compartilhar uma mesma experiência, tirar uma dúvida sobre o assunto proposto ou todas as opções anteriores juntas.

Então, por que diabos as pessoas “passam” em mil blogs por dia e apenas dizem: “adorei, beijos!”?

---

Só um parênteses:

As vezes o “adorei, beijos!” pode dizer muita coisa, pode significar total concordância com o artigo, pode substituir um mundo de palavras quando estas faltam, ou quando estas nada mais acrescentam ao post que foi escrito.

Um exemplo disto foi um dos últimos posts que li do Trend Twins: Teu blog é grande ou pequeno?, foi um texto que concordei com tudo, a Ana transformou em palavras coisas entaladas na garganta de um monte de gente. E, neste caso, assumo que um “adorei, beijos!”, que sairia do meu teclado, significaria isto. Mas eu tenho vergonha de não acrescentar mais nada, mesmo quando não precisa e, nestes casos, me calo, prefiro assim.

---

Porque, na maioria das vezes, o “adorei, beijos!” é apenas uma forma mais educada de fazer propaganda, é uma forma maquiada com educação do “adorei seu blog, passa no meu!”.

Quantidade, pra mim, não é sinônimo de qualidade. Ter mil comentários deste tipo não me deixa achando que sou melhor, que sou popular ou que tenho mais relevância, porque nem é isto o que desejo.

Repito, trocar ideias com uma única pessoa é muito mais interessante do que ser aplaudida por mil, que não entenderam bulhufas do que você disse/escreveu. “Trocar ideias” sugere mais do que aplausos, não?

Tem gente que comenta pouco por aqui, mas quando comenta, me deixa tão feliz, acrescenta tanta coisa, que guardo estes comentários como estímulo para os dias em que penso em desistir de blogar – sim, tem dias que eu penso nisto. E são estas pessoas, que simplesmente perderam alguns minutos do seu dia e decidiram escrever algo relevante, que me fazem mudar de ideia, sem nem ao menos ter noção disto.

Posso não ter agradado a todos, mas alguém achou interessante – “de graça”, sem cobrar visita em troca!

 

Eu passo em muitos blogs todos os dias, leio muita coisa, porque gosto de ler, mas, na grande maioria das vezes, deixo para fazer meus comentários em um momento de calma na minha vida (normalmente nas minhas madrugadas), por consideração à pessoa que escreveu, por respeito ao seu trabalho (mesmo este sendo um hobby, como é pra maioria).

Comecei a blogar por gostar de comentar, de participar. E até hoje não entendo as pessoas que fazem comentários genéricos, que o fazem como forma de obter números nos seus próprios blogs.

Já perdi um bebê uma vez e comentei aqui em algum post. Teve gente que comentou sem nem ao menos ter lido, e eu prefiro acreditar na não leitura apenas como forma de fazer propaganda do que em uma falta de consideração com a dor alheia.

A este tipo de pessoa, dos comentários genéricos como um todo, e não apenas do post citado acima, fica o meu pesar e a esperança de reflexão.

Porque, definitivamente, “adorei, beijos!” não me conquista nem me faz ter vontade de ler o que você escreve.

 

Créditos:

Imagem tirada daqui.

66 comentários:

  1. Carlinha, vim aqui avisá-la de que vou fazer pedidos para as Unii Palettes. Se quiser encomendar sua Unii Palette, é só entrar em contato lá pelo blog. (não quis preencher o formulário de contato, achei melhor escrever aqui) Se vc não quiser publicar sem problemas, só queria mesmo que vc soubesse da novidade!

    bjokassssss... Ah, se não conhece a Unii, tem um marcador lá no blog, explicando o que é! Produto FANTÁSTICO !
    Nanda

    ResponderExcluir
  2. Ai, Carlinha... me dá um abraço??? Você me entende! VOCÊ ME ENTENDE! Assino embaixo de tudo que você escreveu. Eu entrava em pânico toda vez que não conseguia responder direito aos comentários das blogueiras lá no Luluzices, principalmente os comentários das meninas mais chegadas. Como isso me incomodava, cortei os comentários no meu blog no começo do ano, voltei a abri-los depois de alguns meses, mas acabei fechando de novo, porque não consigo responder da maneira como eu gostaria.

    Já vi muita blogueira desabafando sobre coisas tristes na vida delas e embaixo comentários desse tipo que você critica. Acho muita falta de educação. Por mais que algumas blogueiras se sintam ofendidas com posts como o seu, eu assino embaixo de TUDO que você disse.

    Tenho uma amizade tão querida com algumas blogueiras justamente pela interação e informação que trocamos nos comentários.

    Ai... me dá outro abraço aqui! Eu te entendo. Eu TE ENTENDO!

    =*******

    ResponderExcluir
  3. eu comento quando quero dizer oq achei da postagem... acrescentar... discordar... elogiar...

    essas coisas! :)
    bjins

    ResponderExcluir
  4. Nossa!!!
    Sinto que não sou a unica que tem esse sentimento. Concordo com tudo o que você disse. Comentário tem que acrescentar conteúdo, não ser mais um numero que elevam as estatísticas do blog. Fico muito triste com essas meninas que fazem campanhas como "Comente mais". A impressão que dá é que praticamente obrigam o leitor a comentar pra fazer volume. Parabéns mais uma vez. Sempre leio o seu blog e acho muito bom. E mais uma vez obrigada pela reflexão dividida conosco. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Carlinha, lindonaaaaaa!!

    Td jóia??

    Taí, vc falou o que muitas pensamos, mas por um motivo ou outro, deixamos "passar em branco".

    Encaro o blog como uma extensão de minha casa, de minha vida e portanto, faço desabafos, fico p da vida, mostro coisas interessantes, outras nem tanto, mas é o meu dia-a-dia, são as minhas dúvidas e "verdades".

    Odeio do fundo d'alma quando recebo estes comments auto-promocionais, que na realidade, nem mencionam nada, nem sobre o q vc postou, nem é resposta ao que se pergunta, nem patavina, apenas um "me segue?", "me visita", é o fim da picada... parece que somos meros números, sei lá...

    A blogosfera para mim é um local de fazer amizades (fiz maravilhosas), aprendizagem, descobertas e relax.

    Escrevo com muito prazer, gosto muito de fazer sorteios, não pela mera promoção do blog, até porque não vivo disto, mas como uma forma de presentear quem sempre passa por lá, lê o que escrevo, me dá atenção. Às vezes me deparo com aberrações, tipo, lancei o sorteio Top Comentaristas e uma menina num dia só me enviou 22 comentários seguidos, só para ficar dentre as 10 Top, acredita?? Fiquei bestificada, como alguém pode desperdiçar seu tempo assim, sendo tão artificial?? É muita pobreza de espírito, viu??

    Mas é aquela coisa, "vivendo e aprendendo"...

    Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Adorei, beijos! Me segue!

    Bricadeira! Meu, estou ficando louca com tantos comentários assim que recebo... Uma variação: adoreio seu passa no meu!
    AI jisuis, mil vezes pessoas me perguntaram coisas que estavam escritas no post, simplesmente porque não leram. É chato, é triste. Quando entro num blog, leio, considero e comento quando dá, quando quero, mas sempre leio, seMprE! Mil vezes aconteceu de eu comentar alguma coisa desse tipo, inclusive que perdi dois bebês, e nos comentários aparecerem essas coisas...Eu não sabia disso, no seu caso, faz muito tempo? BJK

    ResponderExcluir
  7. Oi Carlinha. Entendo você MUITO BEM. Eu odeeeio comentários vazios, sem sentido e com a intenção de se receber visitas de volta. Acho inútil! Blog pra mim é espaço de dividir opiniões, concordar, discordar. Eu também leio blogs diariamente, e confesso, não comento em toodos, porque são muitos. Tem dia que eu sinto preguiça de comentar, e por isso não comento, ainda que tenha achado o post interessante. Mas qndo eu comento, penso que sempre tem que ser pra acrescentar algo mesmo. Num to nem aí pra número de comentários, isso pra mim não tem valor nenhum.. o que gosto é de ver as pessoas trocando idéias, porque, oi, acho que é pra isso que blog existe, não?! poxa, não sabia que vc havia perdido um bebê, tem qnto tempo? mesmo não sendo recente, quero deixar meus sentimentos pra você aqui. Entendo como deve ser doloroso! vou passar no trendy twins pra ver o post. Te adoro, Carlinha! você lê meus pensamentos nesse tipo de post.. ahah beijaao

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. hahahaha o assunto é polêmico! Eu já comentei e comento muitos adorei, não vá me odiar, Carlinhaaaa!!

    mMs é que eu acho que muitas vezes não tem o que dizer mesmo, o post é objetivo então não tem muito o que opinar, ou você gosta ou não gosta.... enfim, é a minha opinião!! E eu gosto de dizer quando eu gostei porque acho que todo mundo fica mais feliz quando os outros gostam dos seus posts!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Carlinha,

    Eu acompanhei este triste momento...foi quando eu comecei a visitar o Eu Acredito em Cosmeticos.

    Na epoca nao te conhecia e achei melhor nao me manifestar mas li todo o post.

    Como eu ja manifestei no blog, esse tipo de coisa tem sido recorrente nos blogs.

    O "adorei beijos" vem seguidos de mais coisas no pacote ctrl c + ctrl v. Seu blog e MARA, me segue, ja estou te seguindo...me segue tambem (e nao estao seguindo coisa nenhuma), e mais adjetivos como: Flor, linda, querida, xuxu....e por ai vai.

    Fora isso e quando a gente ve que a pessoa nem se quer le o que escrevemos e nos faz perguntas que estao respondidas no post, as vezes acho que as pessoas so gostam de ver imagens porque quando o post tem mais texto, elas ignoram e so comentam a imagem, alguns "anonimos" desocupados que ofendem e amolam. Gente que nao le as regras do sorteio e se inscreve mesmo assim....parece que ha um radar/sonar que detecta sorteios pela blogosfera e se inscrever e algo automatico....participam de sorteios por osmose!

    O que me da forcas e faz do blog algo prazeiroso sao as visitas frequentes e comentarios pertinentes das pessoas que ja conheco e fiz amizade....e nessas horas que vejo o quanto e bom blogar porque tenho um retorno positivo das pessoas que realmente valem a pena e fazem toda a diferenca em meio ao mais do mesmo e da banalizacao que tem virado a blogosfera. Tem espaco para todos e temos o livre arbitrio e o poder de selecionarmos aquilo que queremos ler ou nao, ver ou nao....o problema sao as coisas que chegam ate nos! rs

    Maravilhoso o post!

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi Carlinha,

    Nem preciso dizer que concordo, né? Naqueles meus posts um tanto polêmicos, eu esqueci de dizer que me enerva receber um comentário nada a ver com meu post, ou um "me visita, adorei seu blog". Respondo com educação, do tipo "quando der, retribuo", mas não vou não. A não ser que eu esteja fazendo NADA, que é quase NUNCA.

    Já recebi comentários como esse que mencionou, de vc falar uma coisa negativa e a pessoa vem com um "adorei a cor do batom!". Putz, não comenta então!

    Ontem li um post do Contraditorium que o cara falava justamente que seguidores, comentários, tweets (a quantidade) não significam nada em termos de popularidade, mas as pessoas parecem não entender isso... ou será que acreditam que são "a última bolachinha do pacote" mesmo?

    Desculpe, hoje sou eu que estou meio amarga...

    Beijos! E parabéns pelo post, óbvio!

    ResponderExcluir
  12. Ah, e o "óbvio" não é o post, viu? É vc merecer parabéns!

    Beijos de novo!

    ResponderExcluir
  13. Porque, na maioria das vezes, o “adorei, beijos!” é apenas uma forma mais educada de fazer propaganda, é uma forma maquiada com educação do “adorei seu blog, passa no meu!”.


    Além de concordar com tudo que disse, essa parte foi uó da verdade.
    Como me irrita, antigamente havia uma fulana que fazia isso no blog, comecei a ignorar e ela desistiu.
    Era todo dia, amei teu blog, segue o meu? Afffffff.
    Eu também perdi um bebe Carlinha no final do ano passado, imagino a tua a dor.
    Estou tentando levar a vida normal de antes, mais quem passa por isso sabe o sentimento e vazio que fica.
    Se quiser conversar estou aqui.

    Beijos, deixa comentário e me segue\o/

    kkkkkkkkkkkkkkkk

    Ótimo final de semana!

    (exclui o recado e mandei de novo que havia escrito querida, vai que alguém mal-itencionado acha que estou puxando sardinha pro teu lado, eu hein!

    ResponderExcluir
  14. Oi Carlinha!
    Faço minhas suas palavras e seus desabafos. Já pensei em tudo isso que vc escreveu. O legal é trocar experiências e fazer amizades mesmo que sejam virtuais, ainda mais neste mundo tão egocêntrico em que vivemos. Gostaria que vc não desistisse de escrever. Lembra o que eu lhe disse quando descobri seu blog? E continuo achando o mesmo até hoje. Quando tô carente de sei lá o que, gosto de ler o que vc escreve, sua maneira de se expressar, tão alto astral, me faz bem. Por que, seu Freud? Sei lá!
    Também concordei com a postagem das Trendy, até deixei um comentário lá.
    Em relação ao seu comentário sobre aumentar o nº de leitores do blog, vai de encontro ao que eu disse sobre o mundo egocêntrico, eu acho muita forçação de barra o que fazem para blogs se destacarem. Eu senti isso quando fiz meu 1º sorteio, não pedi para que fossem meus seguidores, mas assim mesmo se inscreveram. Se inscreve quem quer e se o blog for legal, útil, agradável de se ler!
    Não é sempre que faço comentários nos blogs que leio e nem leio blogs todos os dias, senão haja, a gente só faria isso na vida, mas um comentário carinhoso, encorajador ou mesmo contra, ja valeu a pena ter comentado. Só não vale ofensas, como já li algumas reclamações por aí!
    Conclusão, vamos continuar blogando e viva a vida!
    Bjs e bom final de semana,
    Susan

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Atualmente venho comentado pouco nos blogs, por que um "adorei, gostei" não acrescenta nada.
    Mas venho recebido muitos desses comentários no meu blog, principalmente para conhecer o blog de quem comentou. Agora tem merchan nos comentários haha
    Nem aqui a gente se livra disso.

    Igual a Karen falou, tem gente que pergunta o que você já falou no post! É chato isso né?
    Ainda mais você, que desabafou algo, e alguém fala "adorei!".

    Enfim, concordo com tudo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. poucas pessoas pouquissimas pensam como vc ! ... a maioria fica mendigando comentario ! tipo ... sei la eu assino nao sei qtos feed de blog, fora os eu sigo pelo google friend vou em todos leio todos inteiramente ou sapeio pelo post .. uns eu comento , discordando, concordando .. e uns apenas falo passei aki, gostei . ! curti .... tem vez q realmnete nao tem pq vc ficar falando apenas dar um CURTI ao estilo Facebook , como se fosse uma RT do twitter ... querendo endossar ( ou comentar as vezes sobre akilo twittado no caso )


    mas o fato eh q ja falei uma vez ah eu li o post tal. e a pessoa : mas pq vc nao comenta ? ai eu ah eu leio, li todos seus posts mas nao comento .. ai fica ahh mas comenta sim volta la ...

    tipo OI ?

    é muita mendiguice nao ?

    rs ...

    curti o seu post ( e nao li completo , confesso, li o primeiro trecho )

    abcs

    ResponderExcluir
  17. Carlinha..Li este posto do trend, na divulgação do seu twiter, e divulguei também, ele realmente merece ser lido. Quanto a sua opnião, é justificável e aceitavel, também não me convencem estes comentes, no entanto: ADOREI BEIJOS..kkkkkkk.
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  18. Carlinha, concordo com vc em tudo. É chato e chega a dar raiva esses comentários idiotas "adorei, bjs" Putz, dá vontade de bater na pessoa. É mesmo pra fazer o outro ir visitar de volta. Antigamente eu ainda retribuia a visita, ia lá e fazia o mesmo comentário idiota, só de sacanagem. Mas hj nem me dou ao trabalho... q nada, prefiro ignorar.
    Pior de tudo é não ler e perguntar algo q vc acabou de escrever no post... aí dá vontade de mandar pra casa da porra mesmo.
    Sinto muito pela sua perda, Carlinha. Nem te conhecia na época.
    E eu adoro seu blog, sempre passo aqui, nem sempre dá pra comentar, mas qd dá eu comento. E tb qd tem algo a dizer, é claro.
    Bjo

    ResponderExcluir
  19. Concordo com vc Carlinha em número, gênero e grau e é lógico q muitas hão de concordar, pois oq mais se vê por aí é isso...pessoas q te visitam apenas por um siples sentimento de troca e nada mais, não interam em nada e como vc disse, muitas das vezes nem lêem o post e acabam dando um fora quando comentam sobre algo q nem se deram ao trabalho de ler.
    Todas sabemos que blogar é sim sinônimo de troca, mas uma troca justa de conhecimentos, de alegrias,de satisfação e tal, e não esse tipo de troca, onde só se esta interessado em números!lamentável mesmo, mas como todo mundo tem o livre arbítrio, a única coisa q podemos fazer a respeito é torcer para que um dia essas pessoas tenham semancol! Se não quer ler, não tem oq dizer, simplesmente não diga nada, não éh mesmo?!Ninguém é obrigado a nada!
    Vc disse tudo e eu assino em baixo quando vc diz q blog é interação; Sem sombra de dúvida é uma forma de vc mostrar ao mundo oq pensa, oq usa, oq gosta ...enfim sua opinião sobre alguma coisa ou assunto e por mais q seja feito com um certo prazer e as vezes tornando-se um hobbie, é o fim saber q pessoas te visitam e te seguem apenas por considerar vc mais um número no blog delas... me desculpe a expressão mas é foda mesmo!
    É por essas e outras q adoro ler seu blog, vc não manda recado...fala e pronto! São pessoas assim como vc, com conteúdo q acrescentam mto na vida, no cotidiano da gente e não deixam a gente desisitir...pois eu tbém tenho horas...mtas...que penso em fechar/para de blogar e pessoas como vc me incentivam a continuar, pois além de ser sobre algo q amo mto, vejo o blog como uma forma de aprender e dividir experiências...Paciência se nem todos pensam assim néh?!
    mas fica aí minha indignação tbém!

    Valeu Querida! Gde bjo e um ótimo domingo de votação pra vc!

    ResponderExcluir
  20. Oi querida , ssa materia que vc eacreveu é tudo de bom. No teu ainda dizem "adorei Bjs" e no meu que netram Mudas e saem caladas kkkkk.
    Mas vou postando srteios assim mesmo.
    Um dia quem sabe elas comentam não é mesmo.
    Beijocas pra te

    ResponderExcluir
  21. adorei, beijos!

    ahsuhaushaus

    Ficou com um "Q" de comico o seu exemplo, mas é tal qual acontece!
    Eu só fico puta porque tem hora que a gente sabe que a pessoa nem leu o que tava escrito no post.
    Eu confesso que as vezes não leio tudo, e as vezes vejo só as "figuras", mas nesse ultimo caso, "Prefiro não comentar" do que deixar um "adorei, beijos!"

    ResponderExcluir
  22. O "adorei, beijos!" serviria para mim nesse post, pq eu realmente adorei tudo o q vc escreveu.

    Falando por mim, nem sempre tenho tempo de comentar nos blogs amigos, mas leio todos os dias tb. Às vezes até deixo um comment sem muita relevância (mas garanto q é melhor do q o "adorei, beijos"), mas é só pra pessoa saber q eu to ali prestigiando o q ela escreve. Sim, pq como vc disse, por mais q seja um hobby, o hobby dá trabalho.

    Vc deu o exemplo do baby e eu lembrei que há algumas semanas uma pessoa postou no blog dela um foto da avó, que tinha partido naquele dia. Fui deixar um comentário e acabei lendo os anteriores. Surprise: tinha um comentário dizendo "adorei seu blog, já estou seguindo. Passa no meu e se gostar me segue tb". Nossa, achei isso de uma indelicadeza absurda. Fiquei tão triste q nem consegui deixar meu comentário.

    Mas enfim, não me importo q as pessoas deixem seus endereços de blog nos comments, contanto q a pessoa deixe junto um comentário mostrando q realmente leu o q escrevi. Aqueles comentários q são apenas de propaganda eu nem autorizo mais.

    Ahhh, adorei, beijos!!! ;*** rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  23. Não deixa essas coisas fazerem vc pensar em desistir não. Sabe, a gente tem que internalizar que blog é uma coisa feita, principalmente, pra GENTE. Por isso que eu escrevo quando eu quero, sobre o que eu quero, do jeito que eu quero. E sem me preocupar com comentários, números, visitas, programação de posts, nem nada do gênero.
    Porque, no dia que parar de ser divertido, o que que sobra?

    Eu já nem registro mais comentários do tipo "passa lá no meu". No máximo, faço como a Dáfni.
    O engraçado é que, quando o comentário de alguém que eu não conheço é interessante, eu às vezes procuro o blog no perfil da pessoa, quando tenho tempo. Ou seja, se o conteúdo é interessante, beleza. Mas propaganda e pedinte broxam total.

    Eu hj estou num processo inverso à maioria dos blogs. Evito ao máximo sorteios e, quando faço algum, não faço nenhuma exigência.
    Só quero que me siga quem REALMENTE lê o que eu escrevo. Não faço questão nenhuma de promonauta seguindo meu blog.

    Então, amiga, a questão é não se estressar e passar direto. Nem precisa responder, pq quem faz spam normalmente nem acompanha.

    Isso que a Karen falou tb é verdade... Tem gente que pergunta nos comentários o que vc acabou de postar em negrito, com link incluso. Isso me irrita mais que o spam... Pq a pessoa até está interessada no conteúdo do post, mas teve preguiça de ler.
    Mas a solução é a mesma.

    E assim la nave va...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. "Adorei beijos".

    Acredito que toda pessoa que possui um blog, cria uma expectativa para que os leitores comentem, emitam opiniões sobre o assunto do dia. A pior coisa é além do Adorei beijos visita o meu blog, é vc ver q a pessoa nem leu o q vc escreveu e comenta qq coisa. :/
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu gosto muito do seu blog, e passo por aqui quase que diariamente...tbém tenho um blog, mas na área da educação...e apenas 19 seguidores, mas que são importantes, pois mesmo que não comentem me enviam emails me dão sugestões e fazem críticas que me ajudam muito...eu já desisti do blog e voltei, pois na área da educação é difícil...e tem gente que parece que faz questão de não entender o que vc quis dizer só pra depois te criticar...continue com seu blog pois ele tem me ajudado muito...e vc é autêntica e isso é muito bom...

    ResponderExcluir
  26. Oi Carlinha!
    Faz tempo q não escrevo, mas passo aqui todos os dias, viu? :-)
    Concordo com o q vc disse, tem mta futilidade nas mensagens, e é por isso q eu qse não leio os comentarios.
    A gente vive nessa cidade louca q é SP, nessa correria, eu imagino como é corrido p/ vc manter o blog. Já é corrido p/ mim tb, as vezes eu mal consigo ler!! E ainda vem esse povo do "adorei, beijos, me segue"???
    Ah, não ligue para pessoas q não entendem a dinamica do blog e desrespeitam esse trabalho lindo q vc faz. Lembre-se que nem Jesus q foi o nosso maior exemplo, agradou a todos!! Faça como ele: continue sem se preocupar com os desocupados, pisando firme. Vc tem a consciencia integra, e isso não tem preço!
    Te adoro demais, viu?
    Bjinhos e fica com Deus

    ResponderExcluir
  27. Carlinha, faz tempo que não passo por aqui, pq a rotina não anda me deixando muito tempo livre, mas não resisti e tive que comentar!
    Acho que faço das suas palavras as minhas, sem tirar nem por, pq penso a mesma coisa. Já fiquei triste algumas vezes com comentários lá no blog, não apenas pelo simples "adorei o post" mas tbm por alguns que deixavam claro que a pessoa não tinha se dado ao trabalho de ler o post, apenas pela intenção de deixar o link do próprio blog registrado.
    Espero que esse hábito seja descontinuado e que os comentários sirvam para o propósito que vc citou no início do post: ser um canal de interação entre a blogueira que posta e os leitores, sejam eles blogueiros ou não! :*

    ResponderExcluir
  28. Carlinha, concordo plenamente com você... Juro!
    É tão bom quando sua leitora da a opinião dela sobre o assunto... Principalmente quando ela tem uma opinião diferente da nossa! haha
    Eu sou praticante do sincericídio, então se eu não gosto eu falo mesmo! Muito difícil eu ficar só no "Adorei"!
    E isso não é um "cola lá no meu blog" hahahaha
    BjoO

    ResponderExcluir
  29. Carla, concordo plenamente com você. Também sou do tipo que gosta de "acrescentar" algo com o comentário. Sendo assim, se estou só olhando blogs com um pouco mais de pressa, não faço coméntários só pra fazer volume.
    Acho que, por educação, tenho que demonstrar que realmente li e senti vontade de falar sobre o assunto.
    Não desanima tá?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  30. Luciana, nos entendemos, hehe! Que bom. :)
    Quanto às respostas no próprio blog é algo que não adianta, sempre vai me causar pânico enquanto não puder fazer a tempo... Olha eu aqui retribuindo a atenção em plena madrugada!
    O que não me causa mais pânico é não conseguir comentar em todos os posts de todos os blogs, até porque a maioria só quer número mesmo.
    E sinta-se abraçada. Seu comentário, que foi o primeiro depois que decidi desabafar, chegou como um afago na alma!
    Obrigada pelo carinho!
    Beijos!

    Bia, eu também! Beijinhos e obrigada!

    Bruna, quando li esta campanha do “comente mais” no Twitter, meu primeiro “reply” foi justamente dizendo algo como “LEIA antes de comentar”. Fiquei com medo dos resultados do possível aumento de comentários não relevantes. Ainda bem que aquilo foi uma onda que passou...
    Obrigada pelo carinho!
    Beijos!

    Thata, fiquei bestificada com a cara de pau de quem teve coragem de comentar 22 vezes no mesmo dia.
    E isto, além da campanha “comente mais”, bem lembrada pela Bruna, é algo que me dá medo. Vejo blogs promovendo prêmios para as top comentaristas e parece que isto só prolifera o que menos admiro em comentários: o tal do “adorei, beijos!”, só que desta vez ao invés de só pedir visita, a pessoa pede visita e cobiça um possível brinde.
    Bom, mas como você mesma disse, vamos vivendo e aprendendo. Eu aprendi mais uma agora, com você, que entra como mais um motivo para não querer motivar “top comentaristas” por aqui!
    Beijinhos!

    Karen, pois é, o “passa no meu” é o fim da picada mesmo. Mas acho que de tanto reclamarem disto por aí, algumas apenas fazem os tais dos comentários genéricos¸pulandoe esta parte de pedir a visita, como forma de receberem comentários de volta, sem se sentirem mais culpadas.
    Mas sabemos ler nas entrelinhas!
    Quanto ao caso do bebê, foi em janeiro, estávamos começando a ser amigas. Não sabia de você também. Meus sentimentos. :(
    Beijinhos!

    Priscila, tem dias que eu tenho preguiça também! E se for pra escrever com preguiça, prefiro só absorver a informação. De qualquer forma, é mais educado ir embora calada, do que escrever qualquer coisa.
    Concordo com você sobre o “trocar idéias” em blog, porque do contrário, nem existiria espaço de comentários... Seria um simples site de leitura. Enfim...
    Ainda bem que pessoas fofas e educadas como você existem por aí, mesmo que não seja a maioria, pelo menos conforta!
    Quanto ao bebê, foi o primeiro exemplo que veio na minha cabeça, foi triste, e quando escrevi até já tinha quase que superado. Na época eu justificava um sumiço do blog e, hoje, como disse, foi só um exemplo.
    Mas já disse que era meu aniversário também e teve gente que passou pelo comentário bem batido, só fazendo propaganda!
    Dá no mesmo!
    Beijocas!

    Valentina, vou te bater sua boba! Te adoro! Beijos!

    Manoella, juro que vou ter que procurar estes seus comentários por aqui. Porque, muito pelo contrário, nunca vi você fazendo este tipinho irrelevante. Pode até não fazer comentários longos, mas sempre cuidadosos e que até me deixam com remorso por retribuir, na maioria das vezes, só nos finais de semana!
    E eu não vou te odiar! Eu já gosto um tanto enorme de você e isto não combina!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  31. Vanessa, você tocou num ponto engraçado do Ctrl C + Ctrl V. Acredita que esta semana eu vi um comentário “genérico” aqui e o mesmo comentário no Makeupalooza? A pessoa só escrevia o nome do blog. Esta aí foi tão cara de pau que nem os beijos se preocupou em deixar, haha!
    E também tem uma tal de Jaque percorrendo inúmeros blogs fazendo uma propaganda idêntica em todos, sobre uns cuidados de unhas e recomendando sites... Só aqui já apaguei uns três... É o fim da picada.
    E, definitivamente, não entendo pessoas que só gostam de ver as imagens, eu gosto tanto de ler que nem consigo conceber esta possibilidade. Embora não entenda, acredito, porque já vi, tanto nos blogs amigos, quanto por aqui!
    Infelizmente as pessoas que não lêem posts são do grupo que blogam (?) por interesse ou no sorteio ou na visita retribuição...
    Só não sou mais triste com isto tudo porque, pelo menos até hoje, acho que tive só uns dois comentários mal educados, mas nem foram de baixo nível. Eu ri, minhas amigas é que não gostaram!
    E sigamos em frente. Comentários como os seus por aqui renovam a vontade de continuar interagindo!
    Beijinhos!

    Dáfni, eu cheguei a ver estes comentários nos seus posts. Eu ri, desculpe, mas é que as vezes a cara de pau é tanta, que passa do limite da indignação. Fica chocante mesmo!
    E faço sim muitas vezes como você: ignoro. Outras vezes respondo aqui mesmo com algo do tipo: “gostou? que bom, espero que tenha gostado do post também!” e não retorno.
    E como pessoa que também “quase nunca não está fazendo nada” me dou ao direito escolher por onde ando. É a tal da maturidade adquirida com o tempo de blogosfera que já falamos lá no Veramente Bella!
    Este post do Contraditorium eu cheguei a ler no dia que postaram (alguém retuitou e fiquei curiosa), achei muito interessante porque, infelizmente, existe gente que dá valor mesmo aos números. É de dar pena de pessoas assim, que se valem até de scripts de geração de seguidores para se sentirem mais amadas... Antes ser muito bem amada por um só, do que ter meus cinco minutos de fama e retornar a solidão depois.
    E acho que estamos em sintonia sentimental. Se eu não tivesse amarga o bastante, talvez não tivesse publicado este post!
    Beijos e obrigada!

    Uan, nossa, fico triste de saber que esta história do bebê seja mais comum entre as blogueiras do que eu poderia imaginar. Obrigada pelo carinho, de coração!
    Não queria ter citado o assunto como forma de chamar a atenção, foi apenas o exemplo mais óbvio que apareceu na hora que eu escrevi o post... Foi um desabafo que não levou nem vinte minutos para ser escrito. Poderia ter citado um post de aniversário, que aconteceu quase a mesma coisa, mas nem me lembrei.
    De qualquer forma, voltando à pauta do dia (hehe), ignorar este tipo de gente, funciona e tem sido a melhor receita contra este mal.
    Beijinhos!
    PS: pode me chamar de querida, eu não ligo! ;)

    ResponderExcluir
  32. Susan, desistir de escrever é uma possibilidade remota. E as vezes penso nisto, mas nem é por causa comentários genéricos, este tipo de gente nem merece tanto da minha “consideração"! É que, naqueles dias de reflexão, de humor apontando para o lado negativo da bipolaridade, costumo refletir... E o blog entra no jogo porque, querendo ou não, faz parte da minha vida!
    E eu me lembro sim do que você escreveu, claro que lembro. E eu fico deveras lisonjeada por animar os seus dias “carentes”. Foram comentários como o seu que quis dizer que me anima quando paro pra refletir sobre o blog nos MEUS dias de carência. Que mesmo que sejam poucas as pessoas que importam, são amizades que valem a pena, que fazem valer a pena escrever e interagir – porque sim, há interação, mesmo que não sejam com comentários todos os dias!
    Quanto à forçação de barra para aumentar número de seguidores, só nos resta lamentar por quem pensa que isto é ter alguma vantagem sobre a maioria, né?
    E é isto aí, vamos continuar blogando!
    Beijos!

    Day, infelizmente parece que a praga do “adorei, gostei” está evoluindo para o merchan! Quanto mais a gente reza... Aff!
    E gente que pergunta o que está no post entra nesta mesma categoria, porque muitas vezes nem quer saber o que está escrito, quer mostrar que leu sobre o assunto sem ter lido, formulando alguma pergunta baseada em fotos (como disse a Van) e vem com um “onde você comprou o batom?” quando o post fala justamente sobre a loja de onde ele veio – só pra ser diferente sendo igual, e pagando mico!
    Realmente tudo muito chato!
    Beijos e obrigada pela visita!

    Flávia, adorei as alusões que você fez ao RT do Twitter e, principalmente, ao “curti” do Facebook.
    Talvez se existisse esta opção por aqui evitaria que eu tivesse saído totalmente muda do post das Trend Twins!
    Beijinhos!

    Milca, obrigada por ter divulgado! Tomara que não só as pessoas que só fazem comentários relevantes, como as que escreveram aqui hoje, leiam, como também as que fazem os comentários pensando no retorno de visitas.
    Beijinhos!

    Flávia, já pensei em fazer o mesmo com estas pessoas “só de sacanagem” também! Mas vi que poderia queimar meu filme me desabonar em um post desabafo como hoje que, como escrevi bem no inicio, eu vinha matutando há tempos.
    Acabou que juntou minha TPM e em 20 minutos resolvi botar a boca no trombone. Aliviou bastante, viu? Tanto quanto ignorar estas pessoas.
    Já sobre as perguntas do que está escrito, é uma das coisas que mais irritam também, eu acabo respondendo por educação, mas sempre menciono “como disse no post...” só de sacanagem – hahaha!
    Beijinhos!
    PS: sobre o baby foi só o primeiro exemplo que me veio ao escrever o post, aconteceu coisa semelhante quando disse que era meu aniversário também. Já tá superado. Obrigada!

    ResponderExcluir
  33. Cátia, não é tão gostoso trocar dicas? Descobrir que você conseguiu ficar com as unhas mais bonitas, testar aquilo que a amiga ensinou, voltar pra dizer que deu certo? Poxa, o espaço de comentários de blogs não está lá à toa!
    Trocas numéricas broxam mesmo!
    Muito obrigada pelo carinho, pelos comentários sempre pertinentes, por estar sempre presente! Isto que faz valer a pena, né?
    Beijinhos!

    Edvanda, seu comentário me fez refletir numa outra coisa:
    Comentários só para gerar visitas irritam, mas quando um blog nunca recebe comentários, nem os do tipo “adorei, beijos!” pode ser que nós não estejamos visitando tanto outros blogs assim...
    Precisamos ser vistas, precisamos nos apresentar “a sociedade” e a melhor forma de fazer isto é interagindo. Foi assim que fiz amigas, que recebi links em outros blogs... Mas é só opinião.
    E aproveitando que já to dando uma de enxerida, aconselho que tome cuidado com os sorteios, porque este sim é o tipo de publicidade de um blog que mais atrai gente interesseira.
    Beijinhos!

    Vanessa, eu só não leio tudo quando vejo muita falta de preocupação com a língua portuguesa. Ler pra mim é um prazer. Se vejo que o texto é grande demais e não poderei ler naquele momento, salvo nos favoritos para desfrutar melhor depois...
    Mas é bom saber que existem pessoas como você, que assumiram que não leram, por qualquer motivo pessoal, e se dão ao trabalho de NÃO fazer comentário “genérico”!
    E outra, você pode não comentar, mas eu já li posts seus, duas vezes que mencionavam coisas que leu aqui... Gostei disto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Oi Carlinha! Nossa, é tanta coisa para dizer sobre esse assunto que fico até atordoada... não acha?
    Bom eu li esse post das Twins e comentei por lá também, além de ler os comentários de todas as meninas, como fiz aqui nesse seu post... acho tão importante saber a opinião não só da blogueira como de toas as meninas que estão acompanhando o blog né? Acho que é assim que se forma essa nossa sociedade blogueira =)
    Até comentei no TT isso mesmo que você falou! Enquanto tiver uma menina se sentindo ajudada ou que se interesse pelo que escrevo de verdade, está valendo a pena! Eu tenho uma relação de muita tranquilidade em relação aos comentários e vou te falar porque: eu acabo que acompanho as visitas e o tempo de visitação do blog pelo google analytics, e daí dá para ter noção do número de visitas e do tempo que cada uma delas se dispôs a ficar e ler um ou mais posts... E percebo que a relação da visitas com o número de comentários é algo absurdamente diferente! Gosto de pensar que as pessoas se beneficiaram dos posts de alguma maneira, mesmo não comentando... E eu acho que isso acontece, pois eu mesma tenho que admitir que comento muito pouco em blogs, apesar de ler muitos posts todos os dias. É uma coisa minha sabe? Eu sempre fui o tipo de pessoa que escuta muito e fala pouco. Hoje eu tento me policiar mais e me forçar a compartilhar minhas opiniões, que existem mas algo sempre me impede de compartilhar... Vergonha, medo... não sei!

    Bom, agora essa história do adorei, beijos é memso polêmica! Sabe eu não sei se é o jeito que escrevo, ou sei lá, mas a quantidade de comentários desse tipo no blog é imensa! E essa questão levantada sobre como a pessoa muitas vezes pergunta o que já está escrito e grifado no post me irrita! rss De vez enquando tudo bem, a pessoa distrai e deixa passar uma informação... mas tem hora que me pergunto por que a pessoa se deu o trabalho de perguntar alguma coisa se teve preguiça de ler o post completo!?
    Eu não fico contente com a idéia de IT blogueiras, ou IT isso ou It aquilo... Eu tenho vontade de falar uma coisa a muito tempo que li num blog conhecido mas nunca falei.... vou te contar: a garota escrevendo como deve ser um blog bom, o que deve conter, a frequencia de blogs e o que "não pode ter"... ela inclusive zoando com as meninas que escrevem posts "só para avisar que não vão poder postar, ou justificar porque não postou"... Ela achando isso ridículo e eu fiquei pensando... Poxa se eu sumir as meninas que leêm meu blog e se importam comigo irão ficar preocupadas! E é claro que vou escrever um post para falar o que está acontecendo! Poxa essas pessoas se interessam!!! Bom acho que para quem tem um blog com 5 mil seguidoras e milhares de comentários do tipo adorei, beijos! não ter nenhuma pessoa que se importe de verdade... Para mim não vale a pena.

    ResponderExcluir
  35. Bom desculpa por escrever tanto! ahah Mas sabe Carlinha, é mesmo gostoso de ver como as pessoas, eu inclusive, se sentem a vontade de conversar e contar as coisas para você. Já reparou? São pessoas muito especiais e abençoadas que conseguem conquistar isso, de verdade. E eu não sabia sobre seu bebê, sinto muito! Mas eu bem sei que você tem e terá tantas coisas maravilhosas na sua vida! Dá para a gente perceber sabe? Pelo jeito com que você se porta e se comunica... Gosto muito mesmo de você.
    um beijooo enorme!

    ResponderExcluir
  36. Ah e só apra terminar, eu chamo as pessoas de flor e querida e xuxu.... rsrs É meu jeito mesmo, não tem nenhuma segunda intenção ou descaso nisso...rs beijos flor! =D

    ResponderExcluir
  37. Eu sou do time que entra muda e sai calada do Eu Acredito em Cosméticos. Fico feliz em saber que você não fica chateada pelos leitores mudos.
    Normalmente não comento posts de cosmeticos que não tenho. Oras, se o produto é lançamento, você está testando e tá tudo explicado no post, vou comentar o quê?
    Agora, as vezes quero que a pessoa saiba que eu passei ali e que li(a Miriam do Blog da Mira, me deixa nessa encruzilhada de não saber mais o que falar, já que ela posta looks), aí acabo deixando um recado bobo. Mas, é sempre carinhoso, e só pra moças que já leio a bastante tempo.
    Como blogueira sei como é chato esses "oi adorei, passa lá no meu blog..." vindo de pessoas que não fazem nenhuma referencia ao conteudo do post que estão comentando.
    Mas, nunca tinha criado nenhuma aversão a eles, como você fez. Sei lá, nunca tinha dado importancia a eles. Agora acabou de nascer uma implicancia, com certeza.
    Ou pelo menos, vou rir e lembrar desse post quando encontrar um comentário assim no meu blog.

    ResponderExcluir
  38. Oi Carla! Mto verdade isso que vc falou!! Algumas vezes eu comento em alguns blogs só pra pessoas saber que eu tô sempre lendo, mas sempre digo alguma coisa sobre o post no mínimo neh! Outras vezes eu comento porque o post foi incrível (como nesse!) e eu quero dizer que eu concordo e outras porque tenho coisas pra perguntar/informar, dicas, opinião etc. Com certeza meus comentários preferidos de fazer são esses com mais conteúdo, só de vez em quando eu deixo uns mais curtinhos pra pessoa saber que eu tô lá lendo, que ela tem feedback, leitores, enfim, um incentivo...
    mas esses comments tipo adorei beijos passa no meu blog são uó mesmo. Eu deixo muitas vezes o link do meu blog na minha assinatura dos comentários, assim se a pessoa gostar do que eu falei ou tiver curiosidade ela vai lá, se não não ué! td bem, afinal o intuito do comentário não é esse, isso é um bônus neh!
    Fiquei meio chocada com a sua história das pessoas que nem leram seu post sobre o bebê e comentaram... poxa... acho que ja faz tempo e vc está bem mas de qualquer jeito meu carinho pra vc pq sei que isso é muito difícil!
    beijoss
    Antonia
    http://makesporciaobella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Ana Lu, choquei com o exemplo do comentário que você deu. Já li coisas parecidas e não fiquei menos bestificada... Bem típico das pessoas que comentam “adorei seu blog, passa no meu!”. Será que estas pessoas pensam que fazer propaganda deste jeito realmente funciona? Realmente atraem leitoras?
    Bom, quis mesmo fazer um desabafo.
    Obrigada por “prestigiar” o blog! Seus comentários são sempre pertinentes!
    Beijinhos!

    Milena, pelamordedeus! Nunca pensei em desistir por causa destas pessoas não!
    As vezes acontece de querer refletir a vida e o blog entra na jogada... Aqueles pensamentos tpmemísticos, onde a gente se pergunta se perder tempo escrevendo na internet vale à pena?
    Aí, ocorre justamente o contrário, porque percebo que o que tenho como prazer, distração, além de me desestressar dos problemas do dia a dia, ainda ajuda alguém. Desisto de desistir!
    Por isto, concordo com você, o que me interessa são estas pessoas, as que lêem e que, quando se manifestam, me alegram bastante!
    Só não vou dizer que estou no processo inverso à maioria dos blogs quanto a você, me interessa que gente interessada apareça. E interessada é diferente de interesseira. Por isto também não faço (nem nunca fiz) exigências quando tem sorteio por aqui, porque quero que só fique quem realmente acha relevante o que escrevo, quem se identifica... Quem está aqui, assim como eu, por prazer.
    Enfim, o post foi mesmo um desabafo em voz alta!
    Só discordo do “a pessoa está interessada no conteúdo do post” e faz perguntas sobre o que está escrito. Na maioria das vezes percebo que quem pergunta, também só viu as figuras e acha que disfarça fingindo que quer saber sobre o que você escreveu.
    Nestes casos, só me resta lamentar a vergonha alheia que eu passo, haha!
    Beijinhos!

    Lulu, concordo, a gente cria mesmo expectativas. De qualquer forma, ainda assim é melhor não receber comentários, do que receber comentários interesseiros... Beijos!

    Angélica, muito obrigada pelo seu feedback. Mesmo não comentando sempre, são pessoas como você, que sei que lêem, que me estimulam a continuar escrevendo.
    Quanto às pessoas que só criticam, eu posso me considerar sortuda, porque quase não ocorreu isto por aqui. Sinto muito pelo seu blog e acredito que lá o interesse não é autopromoção é encher o saco mesmo. Infelizmente nem na vida virtual estamos livres, né?
    Beijinhos!

    Lucie, nem me fale em como os dias são corridos. Por exemplo, o domingo praticamente acabou e não consegui fazer tudo que estava na minha programação.
    Ler e escrever são atividades que reservamos para o pouco tempo que sobra, por isto mesmo, pensando em quem se dá ao trabalho de fazer comentários relevantes, me enoja saber que existe quem só quer se promover achando que nos engana, fingindo que “adorou”!
    Muito obrigada pelo carinho, beijos! ;)

    , acho que este hábito não será eterno, pelo menos não em tão grande quantidade quanto tem aparecido ultimamente. Pelo que percebi, aqui nos comentários, todo mundo faz questão de ignorar quem pensa de forma egoísta. Aí, das duas uma, ou a pessoa muda, ou desiste.
    Beijinhos!

    Nanna, eu sou muito sugestionável e quase sempre concordo quando leio o porquê a pessoa pensou daquela forma, mesmo que eu pense de forma diferente.. Será que deu pra me entender? Hahaha!
    Mas, como faladeira contumaz, eu acabo lotando a caixa de comentários da pessoa com experiências parecidas que eu tive com produtos similares ou iguais ao que ela postou.
    E mesmo quando eu só “adoro”, procuro elogiar um detalhe, me mostrar preocupada com o trabalho da pessoa. Acho que um carinho não mata! Fico triste quando não pensam da mesma forma comigo.
    Enfim, ainda bem que a maioria das leitoras daqui são diferentes, eu só quis desabafar. Obrigada por me “ouvir”!
    Beijinhos!

    Kell, você me resumiu! Odeio saber que só fiz volume. Acho que “fazer a diferença faz a diferença”, haha!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  40. Patrícia, adorei o seu comentário. Você tocou num ponto que eu já pensei e nunca tinha comentado. Antes de fazer este post, também parei algumas vezes para me questionar se era o meu jeito de escrever que desestimulava as pessoas a comentarem.
    Cogitei se de repente eu colocasse menos informações eu provocaria mais perguntas, reações. O fato é que são só devaneios, primeiro que não consigo falar menos (ao contrário de você, sou tagarela mesmo), e outra, eu comento muito mais num post cheio de informações do que num post vazio... Se esta máxima vale pra mim como leitora, não deve fazer sentido pensar o contrário.
    Mas gostei de ver que é um tipo de dúvida que não passou só pela minha cabeça.
    Por isto mesmo disse e concordo com você, a qualidade é melhor que a quantidade.
    E aí entramos em outro ponto interessante tocado por você, as it’s querendo dar lições. Acho um absurdo. Gente do céu, cada um tem um blog por algum motivo. E se este motivo é apenas um hobby, como é pra maioria, porque seguir receita, né?
    Muitas destas moças eu parei de ler... E sim, quero saber o que acontece quando a pessoa não pode escrever. A gente morre e não vê de tudo mesmo!
    Muito obrigada pelo segundo comentário, foi uma surpresa muito gostosa no meu domingo. Saiba que o carinho é recíproco e o respeito também, eu já discordei de algumas coisas, dei sugestões no seu blog e sempre fui muito bem recebida. Prova de que é uma moça muito esclarecida e disposta sim a discutir. Por isto, fiquei feliz, porque isto que você acha de mim, é exatamente o que penso de você!
    Um beijo grande!

    Alee, como bem disse a Paty, a gente acompanha pelo Analytics o tempo que as pessoas passam no blog. Nem sempre quem comenta demora mais tempo aqui do que quem apenas lê.
    Não fico triste com quem não fala nada. Eu também faço isto. Fico decepcionada com quem apenas se preocupa em fazer propaganda do seu blog, fingindo que gostou do que está escrito.
    Quer dizer, acho que mais do que entristecer me dá é raiva, raiva por subestimar a minha inteligência – prontofalei, haha!
    Beijos e obrigada pela participação! ;)

    Antônia, já pensei algumas vezes em criar um código, um smile que eu pudesse colocar em algum post para dizer que li o que pessoa falou, mas não sinto necessidade de acrescentar mais nada. Infelizmente o risco de ser confundida com as meninas que só querem autopromoção é muito, por isto, prefiro sair calada.
    Quanto a deixar link no fim de comentários é algo que não ligo, acho irrelevante se o perfil é público, porque na maioria das vezes eu acabo seguindo quem participa bastante, até por identificação mesmo. E aí acabo acompanhando sempre que o blog é atualizado, acho mais fácil!
    E sobre a história do bebê, foi como respondi já aqui nos comentários, nem queria que chamasse tanto atenção assim. Eu já fiz aniversário e também aconteceu a mesma coisa. Foi apenas um exemplo em um post que não levou nem 20 minutos pra ser escrito – impulso da TPM, que me aliviou bastante.
    Beijinhos e obrigada!

    ResponderExcluir
  41. haha!
    Eu tb recebo comentários assim... "adorei seu blog! Passa no meu!" rsrs

    Ah!!! Só pra constar... vc percebeu que estou na correria, né... não esqueci do esmalte SH, não!
    Pra aproveitar a "viagem" do pacote... vc está querendo/precisando de alguma coisa (apesar de que é quase impossível ter alguma coisa aqui que não tenha aí em Sampa! rsrs)?
    Bjo

    ResponderExcluir
  42. Não sei, acho que o adorei beijos para mim é uma forma de mostrar para pessoa que eu li, gostei e estou atenta ao que ela escreve.

    Pode não dizer nada, mas eu sempre tenho a esperança de que a pessoa se sinta feliz em saber que seu trabalho está sendo lido por alguém, e que alguém tem gostado daquilo!

    Eu gosto de cada comentário que recebo, pois isso me faz não desanimar.Sério. Faz toda a diferença para mim, especialmente quando estou desanimada!

    Por isso,

    adorei!

    beijos
    Hellen

    http://bonitete.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. Aninha, não se preocupe comigo não. Eu entendo sua correria viu?
    Beijinhos e ótima semana!

    Hellen, talvez não tenha sido clara em alguns pontos. Não acho ruim receber comentários, pelo contrário.
    Ttalvez nenhum destes tenha acontecido com você e espero que não aconteça. Mas imagina você postar que é seu aniversário e receber um “adorei, beijos”? Ou, como a Ana Lu Fragoso mencionou, que a menina disse que tinha perdido a avó e recebe um “adorei seu blog, passa no meu”?
    São sobre estas pessoas que falo, as que deixam bem claro que só estão ali para se promover. As que não se importam em ler o que foi postado. Captou?
    Todo comentário é bem vindo!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  44. Carlinha, vc é um exemplo de o que é ser uma blogueira de verdade, comenta dá dicas ama cosmeticos, não bloga p/se promover como pessoa!!
    Acho que vc é a pessoa mais adequada e digna p/flr desse tipo de assunto e eu assino embaixo!!
    Sabe uma coisa que me deixa muito chateada tbm?
    é que existe muitas blogueiras que postam um conteudo legal, tem um blog super popular e vc comenta lá pergunta algo e fica esperando p/sempre respostas.... =(
    Uma epoca tentei me consolar que era pq elas estavam muito atarefadas vida corrida e tal.... mais depois vi que não é isso, é que o valor de seguidores vale mais que a interação entende?
    Que ser famosa vale mais do que trocar ideias e opinioes!! Acho que uma pessoa assim deveria sair da blogosfera pois acredito que o mais legal é a troca de ideias...
    quanto as pessoas que querem fzr propaganda com os comentarios genericos eu até vou lá no blog comento e tudo... mais mesmo que o blog seja bom eu não sigo só de raiva kkk
    Um beijo amiga, saiba que vc é um sucesso como pessoa que a cada post eu aprendo muito e vamos deixar de lado essas pessoas e valorizar as que valem realemnte a pena!!
    =*

    ResponderExcluir
  45. Oi Carlinha!

    Esse e um ponto interessante! Eu não tenho seguidoras no meu blog e nem por isso saio comentando nos blogs alheios, tem algum tempo que te acompanho e so comento quando tenho algo a acrescentar, porque partindo do principio de que se não tem nada a dizer não diga abobrinhas. Eu procuro comentar porque justamente acho legal reconhecer o esforço de quem esta ali pra te entreter e escrever sobre o que gosta. Enfim, ta certinha e tambem concordo que e melhor qualidade do que quantidade. Haaa sô uma coisa, uma vez comentei e meio que fugi do assunto perguntando sobre o seu cabelo e se vc tinha franja justamente porque eu tenho um cabelo parecidissimo com o seu e queria pintar de vermelho e cortar franja ai lembrei de que vc tinha cabelo vermelho e foi bem num post da sombra verde da lime crime que comentei, mais foi so porque estava curiosa e meio receosa e queria a opnião de alguem que ja ouvesse pintado e tivesse uma textura parecida do meu cabelo! Hoje que lembrei disso! Bom so mais uma coisa fora do assunto. Bom mais cortei, pintei e gostei! Bom, beijos!

    ResponderExcluir
  46. Haa Carlinha! Ja vi sua resposta do post da sombra da lime crime! Bom eu não postava tinha um tempo ja no meu blog mais resolvi postar pra mostrar meu cabelon novo ta la se quiser ver! Obrigada por me responder!! Ate voltei a postar! Beijos!

    Nay

    ResponderExcluir
  47. Carlinha, nem sei o q dizer!

    Isso é muito polêmico!
    Olha, na verdade, o q me incomoda não é o fato de 2 ou 3 palavras no comentário, mas sim o q vc citou como
    “adorei seu blog, passa no meu!”. Essa "obrigação" me deixa chateada.
    Muitas vezes fico 1 semana sem passar em nenhum blog, ou passo mas não tenho tempo de comentar. Depois, qdo dá, comento nos posts com atraso...
    É difícil moderar um comentário que quer me "obrigar" a retribuir a visita... Complicado...
    Mas na minha opinião, não devemos levar as coisas tão a sério... Muitas vezes não dá pra postar. Muitas vezes não dá pra visitar todo mundo...
    Tem gente que qdo comenta no seu blog e vc não comenta no dela, não aparace nunca mais... Tem gente de "blogão" q nunca vai nos blogs dos comentários, mas tem "status"... Difícil mesmo...
    O q quero dizer é q vou continuar com minhas postagens, comentários e visitas irregulares, sem me importar com os "venenos" da blogsfera pq se não, a gente sucumbe a tentação de desistir de tudo e chutar o balde!

    Eu adoro o seu blog e adoro vc!!!!

    Bjs no coração!

    Sobre a depilação: eu lembro de um post q vc fez q me deixou chocada!!!!! Mas a pinça salva, amiga! E as faxinas são mais que necessárias! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  48. Oi Carlinha...
    Eu confesso q já tive essa tosquice de querer numeros mas claro q com a maturidade da idade a gente acaba percebendo q é tosquice total.

    Me lembro de qdo meu blog, com esse mesmo nome e q já existia desde 07 mas q nunca foi divulgado (e naquela época nem sabia o q era essa imensidão da blogosfera) era apenas meu registro do q andei usando...
    comecei a interagir num episódio dolorido pra mim q precisava me distrair e nesse inicio pensava em numeros...

    mas o carinho q acabei recebendo das meninas q sempre passavam por lá, me fez gostar muito mais das amizades feitas do q o numero de visitas/comentarios e por isso acabei criando meu mimo da leitora pq a maioria delas, acabei criando amizade mesmo, já outras tenho duvidas se está lá pra ganhar algo-acho q por + q seja novata, dá pra perceber o q é espontaneo, o q é carinhoso...
    o proprio blog tb foi terapeutico pq em casa desde os 16 anos era fascinada por cremes, tanto q comecei vender Avon aos 18 de tanto q lotava revistas alheias e minha mãe sempre recriminava, não tinha com quem falar e achava q era errado gostar tanto... mas aprendi q se a gente não faz o q gosta, o q curte é um dos caminhos pra ficar doente, se reprimir sabe...

    e ao longo dos meses minha propria vida foi se modificando, a ponto de já não ter tempo pra comentar tanto qto no começo (e são apenas 4 meses...)fora alguns percalços q me fazem tb não ter cabeça.

    minha vida nunca foi fácil, dou graças a DEus por estar esclarecendo muitas coisas (diga-se terapia) e entre estas coisas tb tive uma perda igual a sua há 4 anos... por conta dessa novela mexicana q passei, acabei criando "gentefobia", fobia social- de modo q antes de interagir eu só lia, achava bacana mas jamais ousaria comentar, que era o caso deste blog e de muitos outros que lia, que gostava e gosto pacas...

    ...de modo q, apesar de já ter feito esse tipo de tosquice do "adorei" , era mais por admiração mesmo,por ser nova nesse mundão e por não ter outra coisa a dizer
    e embora seja novata, eu tb fico p... qdo me vem com essa de "adorei o teu, visita o meu"
    fiquei passada qdo uma das amigas blogueiras desabafou e recebeu uma enchurrada de email dizendo q era pra telefonar pras amigas e q era pra voltar as resenhas e não desabafar...

    ué... acho q um blog a priori é teu relato pessoal, independente do tema, teu canto.. e acho q tem gente q se esquece q são pessoas q escrevem, gente de carne e osso, q tem vida além da virtual, álias, vejo o blog como extensão, uma parte e não o papel principal... q serve pra contar coisas bacanas (como nossa paixonite por cosmeticos) e pq não,desabafar...

    ResponderExcluir
  49. e no meio disso tudo, acabo aprendendo muito com as mais experientes como vc, a Ana do TT...
    Tb já tive essa vontade de explodir o blog... mas de um sumiço temporario pelo acumulo de tarefas estas mesmas q vão lá todo dia, conversar me perguntaram pq sumi... e pra mim isso me motiva continuar, essas conversas bacanas q rola.

    Desculpa o texto grandinho e/ou se falei uma besteira, pode bater ou ignorar mas não tinha como não comentar e again pode bater ou xingar mas eu adorei de verdade o post, serve pra muita gente.

    Fica aqui mais uma admiradora sua, nem sempre presente com palavras mas que lê sempre.

    bj!

    ResponderExcluir
  50. Como discordar desse post? Impossível! Concordo totalmente que é triste notar que algumas pessoas só comentam por propaganda, miguxismos ou razões desconhecidas.E quando o comentário é totalmente aleatório e tem 0% a ver com o post, e a pessoa nem "se explica"antes? Não custa dizer: desculpe, não tem nenhuma relação com post, mas blablabla. Acho uó. As pessoas tem preguiça de ler. Eu escrevo tanto quanto falo. E isso é muito!Perdi a conta de quantas vezes um post só de fotos deu muito mais "ibope" do que um texto bacana, mas enorme. Apesar disso tudo, devo confessar que frusta muito se preocupar com algo, escrever, fotografar, pesquisar e receber 0 comentários. E mais triste ainda é ver um monte de blog cópia por aí super aclamado e prestigiado, enquanto tantos outros bacanas e originais ficam escondidos. Outra tristeza é que as pessoas não estão preparadas para a verdade. Eu tenho ligação direta entre a cabeça e língua, e falo sempre o que penso. E muitas vezes deixo de comentar porque não vai ser um elogio, e sei que 90% das pessoas nao entendem. O que esse povo precisa saber é que para alguém perder o tempo de fazer uma crítica educada a pessoa precisa gostar do blog, querer bem quem escreve. Já tentei criticar, sem ofensas lógico, e vi que não fui bem interpretada. É muita mágoa, rs! bjs mil e não briga comigo, mas adorei!

    ResponderExcluir
  51. Carlinha,
    quando li o título do seu post imediatamente me vieram três coisas na mente: 1. comento porque eu gosto (e digo coisas do tipo: adorei ..., bjs. haha), 2. porque eu quero perguntar algo, parabenizar ou mesmo estabelecer uma comunicação com a pessoa; 3. porque me identifico com o que a pessoa escreveu e quero expressar isso (como é o caso com a maior parte dos blogs que sigo no momento). :). Essa é minha experiência de leitora. Porém, quando comento e não recebo resposta alguma; (depois de comentar em vários posts), eu me retiro da “arte de comentar” e continuo lendo o blog (quando eu gosto, claro). Por que os “tipos de blogs” são muitos e tem gente que faz meio com espírito jornalístico, meio com espírito numérico mesmo. Para mim é hobby, mas respeito quem faz com outras perspectivas também. Só que, se não rola interação; não estimula a comentar. Ao menos a mim não estimula. E, normalmente, prefiro que a “conversa” continue no espaço que começou sabe? Eu não ligo se tem gente que responde comentários no blog da pessoa que comentou, mas prefiro que as respostas sejam dadas no mesmo espaço, entende?
    Cheguei tarde na discussão aqui e não tenho como ler 53 coments! Então mil perdões se repito idéias já respondidas e debatidas aqui.
    Agora, como blogueira meio iniciante (rsrs), entendo que o pior que há é um comentário auto-promocional e nada a ver com o post! Não acontece muito comigo, mas quando vejo nos blogs amigos me irrita sim! Especialmente, quando abrimos um pedacinho da nossa vida doloroso. Aliás, eu não sabia que você tinha perdido um neném, Carlinha. Sinto muito! Eu também já perdi um neném no início da gestação. Fiquei mal e inclusive, desisti de ter mais filhos durante um tempo. Mas hoje já superei. Nunca me esqueço da carinha da minha filha quando voltei do hospital. Ela era pequena e eu achava que ela não iria entender, mas a primeira coisa que ela me falou quando cheguei foi: "o meu irmãozinho morreu e isso quer dizer que ele não virá mais ficar com a gente, né?" Foi de cortar meu coração. Espero sinceramente que você tenha superado e que essa dor não aconteça mais com você, Carlinha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  52. Oi, Carlinha!!
    Eu compreendo e concordo com o que você escreveu. Mas, acho que, muitas vezes, o "adorei, beijos!" é uma forma carinhosa de dizer "olá, estive aqui.", e para mim, isso também é gratificante.
    Não sei se é porque estou no início do ato de blogar, mas, amo cada comentários que chega. Até agora só recebi um comentário que tive que apagar e deprezar.
    Porém, partindo da idéia de que a pessoa que só me deixou "beijos", não leu nada do que escrevi ou só viu as fotos e não entendeu bulhufas...Ummm... Ai me chateia.
    Então, depende da situação mesmo!
    Bjuxxx, moça bonita! E, valeu por esse ótimo texto que nos ajuda a despertar... :)
    umamocabonita.com

    ResponderExcluir
  53. Isso sim é um post reflexivo e questionador....faço suas as minhas palavras e acrescento ainda mais aquelas...."adorei seu blog se quiser me seguir e bla bla...". Enfim...cabe a nós esse filtro maior mesmo...já que tdo que se faz requer um emprego de tempo e atenção...

    Bjs lindona...ótima semana!

    ResponderExcluir
  54. Oi Carlinha... eu de novo amiga! Vim te agradecer a visita e os comentários sempre mto relevantes e que sempre me dão uma força enorme!Obrigada de coração!

    Sobre o esmalte, sabe q eu acho q vc tem razão, devo ter exagerado na camada mto grossa ( coisa de leiga ainda!tenho mto oq aprender!), vou ficar atenta da próxima vez, mas a cor é linda néh? Vc definiu bem, parece um danone mesmo.
    Com relação as tintas...estou pensando em usá-las para um concurso de makes q estou pensando em participar, pois fiz alguns testes e elas são realmente ótimas para serem usadas como base de sombras sabe...além de vc ter opção de usar só elas como sombra e pronto! Eu adorei e quando estava testando os com glitter me lembrei de vc, por saber q vc adora brilhar!rs...

    Agora voltando ao assunto dos comentários irrelevantes...sabe...estava lendo as opiniões das meninas e ví o comentário da Jana base girl e não pude deixar de concordar com oq ela disse; Eu tbém mtas e mtas e milhares de vezes já visitei blogs famosos, onde sem malícia nenhuma comentei e pedi opiniões sobre produtos e até dicas e fiquei esperando a resposta por longo tempo, até cheguei a enviar email e tudo mais, sem sucesso...então depois de mtas vezes ficar chateada e magoada pelo descaso de algumas blogueiras, eu simplesmente deixei de comentar em alguns blogs...e outros parei até de seguir...pois eu penso o seguinte: Se a pessoa escreve, mostra produtos e dicas, seja do que for, o mínimo q ela pode fazer é ter um pouco de respeito e consideração com as pessoas q a seguem e que comentam e esclarecer as dúvidas...se pronunciar, procurar contato néh? mas não... elas simplesmente ignoram e não tem consideração nenhuma com quem lê;
    Aí eu me pergunto....pra ter blog então se vc não quer interagir??? Pra que colocam a opção de vc comentar se não vão responder???
    Confesso q já fiquei muito indignada com tudo isso e realmente não entendo essas pessoas que se acham superiores, só por ter tantos mil seguidores...afff ninguém merece!!!

    ResponderExcluir
  55. E com relação ao que a Patrícia falou tbém concordo, lembro da época que estava começando com o meu e lí em um blog algo parecido e fiquei extremamente chokada. As "pessoas" se achando as "donas da verdade" só por serem famosas e os "cambal"...querendo ditar até o jeito q a gente escreve... ah fala sério néh?! Tá certo q erros de concordância e erros banais de língua portuguesa ninguém merece, mas partindo do ponto q todos tem o direito de se expressar e mais ainda, todos somos humanos e cometemos erros, é quase sem cabimento "uma fulana" chegar e falar pra vc como vc deve redigir seus textos em seu blog; Confesso que fiquei frustrada quando lí e até pensei em desistir, pensando q alguém podia me condenar pela forma q escrevo, mas depois desencanei e pensei:-Ninguém é obrigado a nada, se não gosta do jeito q escrevo ou do que eu escrevo, simplesmente não leia, não comente...Não siga!Também assino em baixo do que a Samantha.C disse...tbém odeio essa coisa imposta do tipo: "Estou te seguindo, me segue tbém!" Ninguém merece néh? Eu pelo menos quero q me sigam sim, mas assim como vc, quero q me siga quem realmente gosta do que eu escrevo, das matéria e tal e não por que eu as sigo. Sou do tipo que quando algo vira obrigação eu acabo me desinteressando...pode ser um defeito mas sou assim...e vc pode constatar tirando pelas bijuterias...quando começou virar obrigação, parou de ser prazeroso e eu simplesmente desanimei e hj faço apenas para mim e para algumas amigas...e olha que fiquei um tempão sem se quer olhar para os alicates; Então é mais ou menos isso, acho q quando nos impõem alguma coisa é sempre ruim, e por mais q seja algo de que a gente goste mto, acaba perdendo a graça, desestimulando, deixando de ser prazeroso. Eu tento manter uma frequência em consideração as minhas leitoras, mas tem semana q não dá, que não tô bem...então simplesmente não posto nada...lógico que sempre aviso e dou satisfação, pois tbém primo pela consideração e sempre achei q devia isso as minhas leitoras. Sei q muitas não comentam por falta de tempo mesmo, Mas se não,prefiro acreditar q sim, mas eu tbém, nem sempre tenho o tempo q eu queria para visitar todas...então sempre q dá tiro o dia e coloco as leituras e comentários em dia...mas é isso...sem aquela OBRIGAÇÃO que alguns blogs impoem. Bom Acho q é isso...escrevi um livro aqui no seu blog néh Carlinha? Me desculpe, mas até pelas minhas postagens gigantescas vc já deve ter percebido que eu gosto de escrever e explicar tudinho néh?
    rsrs... Sem contar que a gente acaba "pegando o vácuo" para por pra fora tudo q acaba ficando engasgado néh?!Mas é isso!!!
    Bjão querida e obrigada mais uma vez pela força...tenho em vc um amiga inegualável...que apesar de distante, sempre se dispõe a judar nas horas em q todos os outros estão "dormindo"...valeu mesmo por essa força q vc dá! bjobjobjo e tudo d bom!

    ResponderExcluir
  56. Nossa Carlinha, que post rico.
    realmente na blogosfera é complicado muita gente vai no seu blog para se promover, alguns dirfarçam mas outros falam msm: adoei o blog passa lá no meu rsrs
    Eu as vezes faço comentários rápidos ou mesmo nem comento..é a tal falta de tempo...
    Mas vc e algumas outras meninas faem da blogofera um lugar da qual eu não quero sair, pessoas queridas, das quais eu me sinto até amiga mesmo as vezes...E o apoio nos momentos dificiei, compartilhar as alegrias e as cores de esmalte da moda...Tanta coisa né..
    Obrigada por estar presente no meu mundo "blogal"!!!

    ResponderExcluir
  57. É por isso que eu gosto de te ler! Mesmo quando eu leio em silêncio e sei que vc sabe que eu sempre "leio" por aqui...

    ResponderExcluir
  58. Jana, você é uma querida, obrigada pelo carinho, mesmo!
    Quanto às blogueiras que só pensam em fama, não creio que possa julgar, exceto que acabei de fazer um post que julgo quem comenta pra se promover. De qualquer forma, o que aprendi nestes meses de interação é que não merece minha atenção, quem só quer minha “atenção” como forma de agregar número, entende?
    Engraçado que as mais famosas mesmo, tipo a Vic Ceridono ou Julia Petit, já responderam comentários meus. A Vic, inclusive, já comentou, sem ser “adorei, beijos” neste blog.
    Então, escolher a quem seguir ou tentar interagir também depende da gente, principalmente quando a outra parte não se esforça.
    Mas sem dramas, porque espaço tem pra todas!
    Beijos!

    Nay, eu me lembro da sua pergunta sobre o cabelo e nada tinha a ver com o post, que era sobre maquiagem, mas era uma pergunta mais relevante do que um monte de comentários que tive, porque perguntava algo sobre como estava meu cabelo nas fotos do referido post.
    Isto é absolutamente normal, alguém tá falando do esmalte, mas nos interessamos sobre o anel que apareceu na foto.
    Quanto a isto não ligo, acho legal, até porque, você já deve ter percebido no seu blog, a gente escreve uma coisa, mas sempre deixa algo que pode atiçar a curiosidade de quem leu. Sem ser de propósito. Isto é legal!
    Beijos e obrigada, eu gosto quando comenta, e não fico triste se não for sempre!

    Samantha, concordo com você de continuar a postar sem nos incomodar com os venenos, mas de vez em quando faz bem desabafar sobre algo que aborrece. Principalmente quando é no nosso espaço.
    Acho que a minha idéia foi tentar deixar claro, que não é que não me importo que não comentem, pelo contrário, adoro. Mas se for pra ter 70 comentários do tipo que mostram que nem leram o post, é melhor não ter.
    E sim, já deixei de visitar algumas blogueiras que só me respondem quando vou ao blog delas.
    Faço testes... Fico sem visitar, mesmo quando tenho tempo (o que é raro), porque percebo que a pessoa só vem aqui, se eu for ao blog dela antes. E quando vem, comenta no post que estiver no topo e pronto. Não tem o prazer de passar um tempo lendo algo que escrevo... Ou seja, se não se interessa pelo que escrevo e eu visitava por consideração, posso dizer que o motivo de comentar está morto, e assim o faço!
    Resumindo, é um jeito que encontrei pra esta “obrigação” que te deixa chateada – também me deixa!
    Vamos blogar e comentar por prazer! Isto é nosso hobby, né?
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  59. Yumi, fiquei passada com este relato da sua amiga que recebeu e-mails de pessoas dizendo o que ele podia ou não escrever num blog.
    Pior que “adorei, beijos” é a falta de educação.
    Se não gosto de um blog, nem leio... Mas não me acho no direito de xingar quem quer que seja, cada um é dono do seu espaço, se não nos agrada é só ir embora.
    Infelizmente o mundo tá cheio de gente de espírito podre...
    O interessante é isto, como você citou, parar de nos preocupar. Quando comecei o blog eu já não me preocupava com comentários, e olha que tinha só a visita da minha irmã e de amigos próximos... Nunca pedi nem que estes comentassem. Quando a gente deixa de criar expectativas, o que vier é lucro.
    Mesmo que quem começa, se preocupe com números, sempre é tempo de perceber, que nem sempre eles significam carinho, né? Você, com seu relato, mostrou que é a prova viva disto, e foi mais ou menos isto que quis passar... Porque é assim que penso também!
    Beijinhos!

    modaetcetal, nossa, seu comentário poderia ter sido escrito por mim. Também escrevo tanto quanto falo e, confesso, tem vezes que escrever e não ser lida, entristece. Mas aí eu tento lembrar que nem todo mundo pode gostar de ler tanto quanto eu.
    “Será que o público deste blog não gosta do que escrevo?”, o diabinho me faz pensar. Tentar mudar pra agradar? Daí, reflito e vejo que, definitivamente, não é o caminho.
    Não devemos deixar de falar/escrever para agradar os outros, mesmo que os outros prefiram quando não escrevemos – que é o caso dos seus post só com fotos...
    E você tocou num outro ponto polêmico: críticas não aceitas. Enfim, se a pessoa não aceita, também devemos nos retirar.
    Neste ponto não posso reclamar, mesmo quando discordo (e procuro ser educada, claro) fui respeitada em minha opinião. Então, acho que as pessoas com quem interaji até hoje, são as pessoas que me refiro que são o “presente da blogosfera”.
    São as amigas que faço, e amigas que já me fizeram até mudar de opinião com as críticas que fazem ou respostas à críticas que fiz, sabia?
    Beijinhos e obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  60. Denise, assino embaixo dos três motivos que te levam a comentar e do que te leva a decisão de parar também. Juro!
    E você não falou nada de irrelevante, ou repetitivo, mesmo não lendo os 53 comentários anteriores. E mesmo que tivesse, é sua opinião, e isto me importa.
    Agora quanto às blogueiras profissionais, que só querem números, tem os dois tipos, e separo assim pela jeito que agem:
    1) as que querem fazer um portal dificilmente saem por aí só dizendo “adorei, beijos”. Normalmente elas fazem sorteios, promoções no twitter e, acabam deixando nas entrelinhas, aonde querem chegar... E nós vamos segui-las (ou não) apenas se quisermos.
    Particularmente, não é o tipo de coisa que eu faria, porque não é minha meta com o blog. Quero ter leitoras que se interessem por mim “de graça” entende? Talvez por isto mesmo, nunca mais eu fiz sorteio aqui patrocinado por mim.
    2) O tipo que me que irrita mesmo, são as que se dão ao trabalho de fingir que gostaram do seu blog. E estas eu não “sigo” mais. E são as que me levaram a esbravejar neste post!
    Quanto ao bebe, sim, eu já superei. E confesso que fiquei surpresa em perceber quantas amigas minhas já passaram por isto aqui. Inclusive você.
    Obrigada pelas palavras! Tenho o mesmo carinho e desejo de felicidade para você! Beijos!

    Priscila, pois é, dependendo da situação, o “adorei, beijos!” é uma forma carinhosa de mostrar que estivemos por lá... Mas a quantidade de gente que tenta se promover desta forma cresceu tanto que, até eu, como citei no post, tenho vergonha de escrever coisa parecida, mesmo quando não tenho mais nada para acrescentar, por MEDO de ser confundida com estas pessoas...
    Mas pensamos parecido! Espero que este quadro mude... Se continuarmos agindo assim, ignorando, ou este tipo aprende ou some!
    Beijinhos!

    Paula, agora eu to colocando o link deste post como resposta para quem pede para ser seguida! Haha!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  61. Cátia, como eu disse aqui, pra Jana mesmo, já teve gente famosa, como a Vic Ceridono, que se deu a trabalho de vir aqui... Fama não justifica falta de atenção!
    Quando a pessoa me importa, eu perco horas de sono e procuro retribuir a atenção também.
    O que precisei aprender a separar é que tem pessoa que não faz visita pra ninguém. Ótimo, será uma decisão minha voltar em seu blog ou não... E quando gosto, volto. Só não me sinto obrigada a comentar sempre, como procuro fazer com minhas amigas como você.
    Agora o que não me faz querer comentar nunca, é gente que só diz “adorei, beijos!” achando que isto é uma propaganda que me conquista.
    Além de irritar, a ponto de me fazer escrever este post, me chama de burra nas entrelinhas, entende?
    E pode “pegar o vácuo” sempre que quiser, até porque eu vi que não fui só eu que tinha coisas pra desabafar. De vez em quando botar pra fora faz bem! E eu já fiz isto em outros blogs também!
    Beijos!

    Bia, fofa e cheia das afinidades! Tem pessoas que não precisam fazer comentários gigantes sempre, a gente sabe que está ali... Não tem nem como querer comparar com as pessoas do tipo de comentário tosco que me levou a escrever este post.
    E só tenho a agradecer a você fazer parte do meu mundo “blogal” também!
    Beijos!

    Ghiza, sei sim, e como sei! Os seus comentários no Twitter, no Facebook e a interação que você me deixa ter contigo é muito mais enriquecedora do que pode imaginar!
    Beijos da sua fã, e falo não só pra Ghiza artista. Falo pra Ghiza mulher e amiga!

    ResponderExcluir
  62. bem é isso mesmo q vc falou..é chato pra gnt ler só isso, adorei beijos...ja tive blog pessoal...e quando entrei pra facul abandorei...ressurgi no meio dos produtos de beleza.
    E também como incentivo para pessoas acima do peso se cuidarem, amarem seus corpos, se vestirem bem...e nao terem preconceito com elas mesmas..já basta o preconceito do mundo!
    Uma pessoa que não vivenciou certos problemas ia achar solução para todos facilmente.
    Então escrevo para minhas amigas virtuais...assim que posso..e procuro postar dentro de uma periodicidade boa.
    Um beijo!

    Caso se interesse, no meu perfil tem o meu blog. Não vou postá-lo aki por respeito a vc, pois num post tão elaborado e rico em sensações o endereço do meu seria uma forma de "propagandear" se essa palavra não existe..eu inventei agora..rsrs

    ResponderExcluir
  63. Alini, eu também comecei com blog pessoal, em 2006, era bem diferente, mas já existia este tipo de coisa.
    Só que com esta explosão da blogosfera de beleza, aumentaram o número de comentários deste tipo.
    Resolvi desabafar. Precisava.
    E me desculpe ter demorado tanto pra responder! :(
    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. concordo completamente.Hoje mesmo estava vendo os comentários do blog(que são bem poucos), quando me deparo com dois coment´raios repetidos, vindos da mesma pessoa.E adivinha o que era?o tão citado "adorei, beijos".Eu sempre respondo os comentários que deixam no meu blog, do mesmo jeito que gostaria que me respondessem.É uma questão de educação, com as poucas pessoas que comentam.Mas esse "adorei, beijos" eu não tive coragem de responder.Não tive argumento.O comentário está lá, não vou tirá-lo nem responde-lo.Mas me senti usada de certa forma.

    ResponderExcluir
  66. Gabii, dependendo do dia, eu excluo, ou faço um post revoltado como este, rs!
    Triste é ter que conviver com gente sem respeito pelo próximo!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...