6 de fevereiro de 2011

Produtos com cheiro de mãe

Vou confessar uma coisa: até 2006 eu não via graça nenhuma em blogs. Eu era da geração Orkut, Fotolog – recados e fotos. Não imaginava sequer ser possível gostar de blog. Até porque, eu achava tão cansativo ler sobre “acordei, escovei os dentes, fui pra escola…”. Até que, naqueles acasos do destino, caí – não lembro como - em um post do blog da Dea (que eu nem conhecia), uma vegana fofa, brasileira que mora em NY. Ela escreveu um texto tão lindo (como quase tudo que escreve no In other worlds…), que finalmente eu pude perceber que era possível se entreter com páginas que não fossem de livros.

Estes dias a Ana Lu, do Oxente, Menina!, falou sobre cheiros também, e seu texto e os comentários só reforçam o que li, lá na minha primeira vez, a vez que fui conquistada por um blog! 

E ontem, no banho, o cheiro me trouxe de volta a um tempo gostoso, onde toda a responsabilidade que eu tinha, era assunto, no máximo repartido com a minha mãe.

Daí que resolvi experimentar um creminho que havia ganhado na lojinha de cosméticos da minha cidade.

Niely  Gold Ceramidas

Por ser Niely, poderia facilmente me lembrar de Angélica e Luciano Huck ou de BBB (nem sempre comerciais fazem bem para um produto), mas não, ainda bem!

Um creminho sem muitas pretensões, de ceramidas, que não fez milagre nenhum pelo meu cabelo – também não detonou, acredite, há cremes que conseguem! - tudo bem que ando sempre cuidando, só minhas pontas precisam de tesoura desde o ano passado, mas o comprimento está ok? (um “ok naquelas” pra cabelo seco e crespo, que sabendo que não está duro, nem com escamas abertas… entendem?). 

Enfim, o tal Niely Ceramidas passa longe destes cheiros que hoje em dia fazem, literalmente, a cabeça de muitas, como as fragrâncias tipo damasco com tangerina, torta de limão com calda de chocolate ou suspiro de melancia... O cheiro dele é, senão igual, muito parecido com aqueles cremes baratos que minha mãe comprava pra mim, naquela época da vida que ELA determinava o máximo do luxo que eu poderia me permitir com consumo cosméticos.

Um cheiro que talvez me lembre creme rinse, aquele rosa, que por séculos foi sinônimo de condicionador de cabelos- ou o precursor dos condicionadores –, ou Neutrox, não sei…

E, ao contrário do que minha descrição possa indicar, não foi ruim, pelo contrário, foi muito, mas muito bom! Cheiro de cabelo lavado e desembaraçado, sem frescuras! Cheiro de época feliz!

E, continuando no assunto mãe (que fique claro, minha mãe é viva, só mora longe de mim e há um ano não a vejo pessoalmente = saudades), mãe que foi mãe de criança na década de 80, depois do banho, ficava com aquele cheiro de… “mãe da década de 80”! Cheiro de hidratante corporal. Puro e simples! Sem toda aquela variedade de sabores, tão atualmente na moda, como os Victoria's Secret e seus genéricos da vida.

Porque TODOS os hidratantes da minha, por mais que tivessem marcas (Davene, Monange…) ou sabores diferentes, quase sempre tinham o mesmo cheiro. Cheiro da minha mãe!

Avon Care.

Daí que, ganhei os hidratantes Avon Care., e o que mais me conquistou neles, independente do tipo de pele (morena, seca, normal…) é que eles também tem cheiro de creme de mãe. Um cheiro “de gostoso”, de mãe vaidosa, limpinha, cheia de amor pela cria…

E está sendo bom. Sim, os cremes hidratam sem engordurar, absorvem facilmente e talvez eu volte a falar sobre eles se sentir diferença significativa entre os vários tipos, mas, com certeza, valeram a pena pela fragrância, que some algum tempo depois, não briga com meu perfume, mas provoca, em mim, esta sensação de carinho… Carinho com cheiro, cheiro de mãe!

Agora, com licença, vou ali tomar outro banho… Beijos e ótima semana!

29 comentários:

  1. haha, olha oq mais gostei de td foi vc ter citado esse 'cheiro d mãe' q no meu caso seria cheiro de vó pq minha vó me criou e eu lembro MUITO da minha infancia com esses cremes de diversas fragancias q tem um unico cheiro... cheiro d vó..

    ResponderExcluir
  2. Delíca... Não vejo minha mãe há meses (ela e meu pai residem no exterior). Deu saudade...
    Beijo
    Carol

    @carolgrtn
    http://coisinhascarolina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo artigo, você escreveu muito bem. Parabéns!
    Marisol
    www.amulherinteligente.com

    ResponderExcluir
  4. As histórias q as leitoras compartilharam naquele post me emocionaram, e esse não foi diferente. Pouco importa o produto, mas a lembrança a que ele nos remete é de uma alegria encantadora.
    Ah, e tá bom da senhorita ir pra Natal sentir o cheiro de mãe, né gata? :)
    Bjossss

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhhhhhhhhh Carlinha
    sabe q estou aqui me acabando em lágrimas só de ler seu post? (haha, tpm)Graças a Deus tenho minha mãe, super viva e saudável, moro com ela, mas nós somos tão cúmplices sabe? Fui criança nos anos 80 e me lembro do carinho dela desembaraçando meu cabelo, os hidratantes q ela me dava (baratinhos), o primeiro perfume que ela me deu qdo eu fiquei mocinha q queria ter um só meu... ah como é bom ter uma mãe né?
    Quantas coisas boas a gente passa ao lado delas e nem nos damos conta...
    bjooo Carlinha... vou ali abraçar minha mãe e já volto!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post, Carlinha!
    Lembrei agora de algumas cenas da minha infância e alguns produtinhos que minha mãe usava em mim...
    Esses do post, nunca testei, mas se lembram cheiro de mãe devem ser uma delícia! beijos

    ResponderExcluir
  7. Gostei do post!

    Legal mesmo...comigo sempre acontece isso!Sempre tem um cheiro que me faz voltar no tempo!!

    ResponderExcluir
  8. Carlinha, q lindo seu post! Me perdoe, ignorei os produtos pq me perdi na sua saudade qdo falou da sua mãe! Foi uma linda homenagem! Q fofo!
    Bjs...

    ResponderExcluir
  9. OI Carlinha!

    Sei bem o que está falando, e quase posso lembrar do cheiro do creme rinse e do hidratante Vasenol...

    Que delícia de viagem olfativa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ai que delícia Carlinha, chega a ser nostálgico; Vc me fez lembrar da minha época de criança tbém...realmente eram tempos bons!!!
    Cheiro de mãe não tem igual né?!
    Recebi o email da avon e fiquei curiosa pra experimentar essa nova linha. Apesar de eu não ser mto chegada a cremes para o corpo, fiquei com mais vontade de experimentar agora lendo seu post.
    Sobre o creme da niely, já usei, e confesso q não gostei mto, achei ele mto pesado, e com uso frequente(diga-se 1 x por semana) ele começou pesar, sabe aquela sensação de cabelo sujo, engordurado, pesado? Então descontinuei e não comprei mais;mas em uma coisa tenho q concordar...o cheiro dele é uma delicinha mesmo!
    Adorei o post, Parabéns!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Carlinha,
    eu sou super ligada a cheiros... O cheiro que mais me remete à minha mãe é o do perfume dela: sempre forte, com presença e notas doces (qualquer que seja o do momento... rs). Ah, e cheiro da comida dela, do país dela que também é meu - Honduras - das tortias, enchiladas e quesadillas... Humm.
    Minha mãe é tão incrível que veio aqui me visitar e trouxe comida de Honduras e um pouco do cheirinho dela se espalhou por aqui!=)
    Vida longa à nossas mães queridas!
    Adorei o post.
    Bjs
    E os cheiros são tão fortes na minha vida

    ResponderExcluir
  12. Nossa, como eu amo cheiros nostálgicos!!! Hehehe.. e o da maioria dos cremes "ceramidas" me dá uma sensação boaa de limpeza e de nostalgia! hehe


    Um beijão pra ti!!!

    Adorei o novo visu do blog!

    ResponderExcluir
  13. Muito legal seu post! Lembro bem do creme Rinse, que minha mãe espalhava nos meus cabelos antes e depois das aulas de natação. Foi o único condicionador lá em casa por vários anos. Sabe que adoro o cheirinho? Tem aroma de infância. Ah, saudades..

    ResponderExcluir
  14. Aê Carla!
    Que post gostoso de ler!
    Menina pra mim cheiro é que nem música, marca mesmo néam?
    Você já usou ou lembra daquele brilhinho que vinha em forma de morango? Minha infância!!! Ai,fiquei tão saudosa com esse post. Já estava super interessada nesses creminhos novos, principalmente os para o rosto...Ô tentação!
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Ahhh deu saudade da minha mãe.. =( Ela ja é falecida. Dessa coisa nostálgica.. me lembrou o shampoo "Darling" rsrs esse é o meu cheirinho de mãe..
    BjO

    ResponderExcluir
  16. Legal quando um cheirinho faz lembrar outra pessoa!Principalmente aquela que gostamos tanto!!!Eu tenho usado um que é "ante estress"!Acho q o meu cabelo tava um pouco estressado!!!Rs....Tks pelo comentario do make do findi....o segredo é se sentir bem em primeiro lugar...Beijocas e tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  17. Caramba, seu post e o comentário da Cris me fizeram até sentir vontade de ter uma filha, coisa que há muito tempo decidi que não teria.

    ResponderExcluir
  18. É a primeira vez que entro em seu blog e... você me fez chorar ...

    ResponderExcluir
  19. Carlinha, descobri o seu blog há alguns dias atrás e estou amando! Também fui uma criança nos anos 80 e usei vidros e mais vidros de creme rinse rosa, acho que era da Colorama!
    Você "reavivou" meu vício por esmaltes, andei fazendo umas comprinhas, precisamos trocar algumas idéias a respeito! Beijos!

    ResponderExcluir
  20. rsrsrs
    amei teu post! De fato, além das músicas, muitos cheiros lembram fatos e pessoas!
    Bjao

    ResponderExcluir
  21. Cheiro de Neutrox lembra minha mãe hahahaha

    ResponderExcluir
  22. Amei!!!
    Com certeza esse cheirinho de mãe está meio em falta no mercado!!! Bom saber dos hidratantes... já tive vontade de comprar antes, mas fiquei em dúvida, agora eu vou!!! Beijocas

    ResponderExcluir
  23. Acabei de cair aqui no seu blog. Lindo texto, muito bem escrito e cheio de emoção. Às vezes o que nos faz feliz é tão simples, né?
    Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Lívia, eu gostaria muito de poder ter tido mais contato com minha avó. Neste caso, o cheiro da avó paterna é o cheiro de velhinha mesmo (aquele ransinho) que guardo no coração.
    Beijos!

    Carolina, nossa, e eu achando que meus pais viviam longe. :(
    É duro né?
    Beijos!

    Marisol, obrigada pelo carinho!
    Beijos!

    Ana Lu, PRE-CI-SO mesmo. Parece que meus pais colocaram a casa a venda, minha irmã vai fazer intercambio e não tem mais motivo de ficarmos longe. Vou ver se consigo ir pra Natal antes da mudança e de quebra marcamos de nos conhecer!
    Beijos!

    Cris, que comentário fofo!
    Acabei me lembrando dos outros detalhes gostosos de termos uma mãe. Da minha penteando o meu cabelo com o creme Sheen da Avon, o precursor dos sem enxágües no Brasil.
    Que bom que pode abraçar a sua!
    Beijos!

    Luciana, to ficando emocionada de reler os comentários aqui pra responder. Realmente o carinho de nossas mães (e relembrar deles) é algo que mexe mesmo conosco.
    Beijos!

    Lilian, cheiros trazem o passado a tona com a maior facilidade mesmo. E quando são lembranças boas é uma delicia duas vezes!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Samantha, apesar de ser um blog de cosméticos, desta vez os cremes ficaram em segundo plano.
    Beijos!

    Dáfni, Vasenol tem o mesmo cheiro! E creme rinse, juro, se achar eu compro! Hehe!
    Beijos!

    Cátia, cabelo é uma coisa, cada um é diferente. Ainda bem que comigo ele não pesou, mas só usei uma vez, né? E o cheirinho, já sabe, este sim valeu!
    Beijos!

    Denise, minha mãe nunca foi ligada a perfumes, tanto é que fui me ligar em colônias e afins já na adolescência. Em compensação, cremes e leite de rosas... Marca registrada dela!
    Agora cheiro de comida de mãe? Jogou baixo, viu? Comigo me matam de saudades o feijão e a beterraba cozinhando!

    Rafa, acho que ceramidas são um dos primeiros itens cosméticos a serem acrescidos nos cremes, talvez por isto tenha este quê meio nostálgico!
    Beijos e obrigada!

    Carolina, aha, cheias de meninas das antigas aqui relembrando do creme rinse! Adoraria reencontrar pra comprar!
    Beijos!

    Lis, cheiro e música andam de mãos dadas na arte de reativar memórias.
    E o moranguinho da Avon, lembro sim! Pena que os que vendem hoje em dia sejam todos tabajaras... Agora os creminhos do rosto, para as não muito exigentes, são uma mão na roda. Estou usando durante o dia o clareador e estou gostando da textura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Caroline, sinto muito por você e sua mãe. Uma hora chega pra todas nós, infelizmente...
    Sobre o Darling, ah, este lembra minha adolescência, comprávamos só por causa do cheiro!
    Beijos!

    Nathalia, cheiro anti stress deve ser bom, acho que ando precisando, hehe!
    Beijos!

    Luciana, caraca! Sabia do poder dos cheiros, agora dos das palavras, juro, nunca imaginei que pudesse chegar por aqui. Isto me honra.
    Ah, e eu quero ter uma filhinha, sempre quis. Só falta o pai. :(
    Beijos!

    Anônimo, espero que tenha sido de emoção ao lembrar-se de coisas boas.
    Beijos!

    Letícia, sim, o creme rinse era da Colorama!
    Quanto a falar sobre esmaltes, vai ser um prazer! Se quiser, pode mandar um email tá? salgueirocarla arroba gmail ponto com!
    Beijos!

    Sol, sim, músicas e cheiros sempre ativando nossas mais gostosas lembranças!
    Beijos!

    Lulu, Neutrox é outro clássico, né? Este, não sei porque, talvez pelos banhos mais freqüentes, mas me lembram praia!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Eve, aha, se sua mãe usava hidratante com cheiro de... hidratante, vai gostar sim, deste creme!
    Beijos!

    Dani, obrigada pelo carinho!
    Realmente, já disse algum sábio por aí, o que nos faz felizes são estes pequenos momentos e, claro, alguns com cheiro (ou som)!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Nossa Carlinha, me deu vontade de chorar.. lembrei da minha mãe... faz 6 anos que não dou um abraço nela nem a vejo pessoalmente, que saudades!!
    lembrei do cheirinho dela...
    os cheiros realmente são marcantes.
    Otimo post, parabens!!
    bjão

    ResponderExcluir
  29. Jana, tadinha. Você mora mais longe que eu da sua mãe, né?
    Também morro de saudades da minha. É tão triste a dor da distância. :(
    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...