17 de setembro de 2011

Parcerias, o que eu penso sobre

Chego a ser chata, porque já falei zilhões de vezes no Twitter (@EACosmeticos) e repito aqui: “se existe palavra mais vulgarizada que a palavra ‘parceria’, eu desconheço”!

Mas, nos últimos dias, vi e recebi tanta “proposta” absurda, que não aguentei e resolvi dar meu pitaco em mais do que 140 caracteres sobre o assunto.

Parceria

Sei que muitas, das que lerem este texto, podem até ser que utilizem a palavra amplamente, e eu peço desculpas por antecipação se por acaso se sentirem ofendidas. Eu não quero ofender ninguém, pelo contrário, o que eu quero é chamar a atenção para algo que, se refletirem, não tem vantagem nenhuma.

Posso também passar por arrogante ou metida mas, longe de mim, eu só sou chata quando acordo (e com gente que usa a palavra “parceria” descaradamente)!

Mas, vamos lá!

---

Primeiro, gostaria de esclarecer que nunca me considerei parceira de nenhuma marca que me manda produtos para testar, no meu vocabulário isto pode ter milhões de outros nomes, mas não “parceria”! Eu me recuso!

Tais como revistas ou portais, os blogs, grandes ou pequenos, são vistos como veículos formadores de opinião e, assim como as redações recebem produtos para divulgar (e/ou testar), encaro este tipo de ação das marcas de maneira similar com os blogs – pelo menos com o meu.

Receber um produto, no meu caso, é apenas receber um produto.

É gostoso? Claro que é!

Chegar em casa e encontrar caixinhas recheadas de lançamentos, muitas vezes em primeira mão daquilo que é uma das coisas que a gente mais ama (pelo menos é o que se supõem de quem cria um blog de cosméticos), é mesmo muito bom! Principalmente como as que algumas assessorias de imprensa tem tido o carinho de elaborar, com total intuito de promover a marca, e não apenas por causa da nossa beleza e simpatia, rs!

Mas, se eu falar no blog sobre, vou ter que usar, experimentar e nem sempre, infelizmente, o resultado é feliz!

Por outro lado, se eu me considero parceira da marca serei obrigada a falar bem? Acho que sim, uma vez que parceiros são pessoas que se apoiam na alegria e tristeza, na saúde e na doença… Parceiro não pode gongar o outro. Porque, neste caso, não dá mais pra considerar uma parceria, né?

Portanto,  não me considero parceira de nenhuma marca (até o dia que criar a MINHA, rs)!

E esta palavrinha, amplamente digitada neste texto, me incomoda. Principalmente porque tem sido usada, cada vez mais, de maneira vulgar.

---

Então, como eu chamo o relacionamento que tenho com as marcas que tem meu e-mail, meu endereço e muitas vezes me alegram com produtos aqui em casa? Não sei, só sei que, com certeza, não é de “marca parceira”.

---

Cumpre mencionar que sou afiliada (afiliado é diferente de parceiro) de algumas lojas que acredito, porque já comprei e me oferecem a possibilidade de ganhar um dinheirinho… E isto ocorre cada vez que alguém compra na loja através dos banners na lateral do blog. Ganho alguns trocados em dólares (que muitas vezes nem paga a internet do mês, mas né… se eu já ia falar da marca mesmo, viro adepta do “onde pinga não seca”)!

---

Sobre banners

Daí que falar de banner de loja que sou afiliada, me leva a falar de banners de marcas… Que me desculpem as pessoas que se encaixam neste perfil, mas ver um blog exibindo, como se fossem medalhas de condecoração, uma coleção de banners de marcas parceiras NÃO faz brilhar meus olhos, nem achar que aquele local é melhor que muitos outros. Muitas vezes me causa repulsa, ou seja, o efeito contrário.

O que eu vejo, nestes casos, é o blog de alguém que, ao invés de apenas ficar no prazer do seu “trabalho” de blogar, falando sobre aquilo que gosta, está desempenhando o chato papel de mandar e-mails e mais e-mails solicitando/propondo parcerias: “Oi, tenho um blog, vamos firmar uma parceria?”.

Caramba, gente!

Percebam que isto tudo está levando a uma orkutização (porque quase todo mundo tem um blog, muitos criados com o objetivo único e exclusivo de receber jabás) no relacionamento com as marcas, que agora começaram a ter a “brilhante” ideia de fazer concurso e seleção de blogueiras para “representá-las”!

Parem e coloquem aqui todas as exclamações que conseguirem!

---

Seleção de parcerias

Socos e chutes no mundo virtual para chegarem em casa e encontrarem um pacotinho de esmaltes… ou batons de cinco reais.

Tem certeza que é isto que você quer para sua vida?

Participar de uma SELEÇÃO, cheia de regras, para depois ter a OBRIGAÇÃO (e não mais prazer) de falar BEM de uma marca (muitas vezes do lado B da força)?

Porque, se for isto que você quer, eu posso te encaminhar um e-mail e dois links que cliquei, SÓ nesta última semana, propondo este tipo de acordo!

---

Olha, não estou condenando o relacionamento com as marcas, até porque imagino que, pra chegarem a este ponto, muitas devem estar de “SAC” cheio de pedintes, ops, pedidos de blogueiras propondo parcerias e em troca de ganhar produtos e exposição de banners.

E se eu fosse este tipo de SAC, assessoria ou central de relacionamento, apenas ignoraria.

Porque custo a compreender uma marca que, ao invés de contratar um profissional capacitado pra selecionar gente legal no mar da blogolândia, resolve polemizar criando seleção que só alimenta este mundo canibal virtual. E muitas vezes seleciona tão “bem” que, Minha Nossa Senhora da Tolerância, sobra material para o Volta pra escola, blogueira de moda!

---

MARCA que confia no seu taco, não se sujeita a isto, contrata uma assessoria capacitada e envia produtos sem precisar apelar. Afinal, se ela (a marca) confia no seu produto, não precisa impor regras, né?

---

BLOGUEIRA que confia no seu blog, que faz o que faz por amor (prazer, hobby, não importa), também não se sujeita a este tipo seleção. Sabe que, se fizer bem feito, será procurada um dia por alguém. E também poderá selecionar, como deveria ser desde o princípio, sobre o que fala (ou não) no seu blog!

---

Se as pessoas não pararem pra pensar, não tomarem uma atitude, não se tornarem mais seletivas (ao invés de selecionadas por opção), o mundo virtual continuará indo de mal a pior. E depois, ah, depois… Depois não tem mais volta e não adianta reclamar!

49 comentários:

  1. haha
    assino embaixo!! sou do time!!

    vira e mexe ataco no twitter a respeito desses blogs q deixam de blogar por prazer e fazem de seu cantinho um site de classificados...... passam a ver o blog como fonte financeira para sustentar seus vícios....

    tantos banners, tantas propagandas... polui os olhos!! fecho o blog na hora, pq é a mesma coisa q escrever no titulo: "venham, cliquem, comprem e me façam feliz!!!" kkkkkkkkkkk

    não acredito em blogueiras q falam bem de um produto se vejo q ela é parceira" da marca em questão... desconfio na hora q deve tá puxando o saco do produto.... na verdade, a coisa as vezes nem presta e ela até faz videos mostrando q é tudibão!!! kkkkkkkkkkkk

    falou e disse , amigaa!!!

    Bju no core!
    Dani do Estação Beauty4you

    ResponderExcluir
  2. Oi Carlinha!
    Eu sempre fui do lado de lá, sempre fui leitora e tinha (tenho) medo do lado de cá, de ser blogueira, de ser vista. Parece louco por que eu tenho o Flores, mas é caso a se analisar.
    Eu concordo com muita coisa que você disse e acredito que as blogueiras são as "reais culpadas". Muita gente fica vislumbrada com o fato de chegar em casa e encontrar uma caixa cheia de maquiagem/esmalte, pelo qual não "pagou". Eu via tudo isso de uma maneira diferente. A blogosfera me fez sair de um caos, eu via muitas dessas moças cheias de estilo e determinação, como um exemplo, como alguém pra me espelhar, mas hoje do lado de cá, vejo que não é bem assim. A disputa é acirrada, quem mais recebe convite, quem mais vai a eventos/inaugurações, quem mais aparece nas fotos por aí. O pior de tudo é que pisam as outras, pisam pessoas que se intitulam "amigas", mesmo que seja via twitter. Isso pra mim, é frustrante, decepcionante. Eu não consigo colocar em minha cabeça que para ganhar um brinde ridículo, eu precise esconder de você, pra que não me roube essa "oportunidade".
    Eu confesso Carla, mudei meus conceitos, vejo as pessoas, as blogueiras de outra forma, formei minha panelinha e digo mais, não me permito acessar alguns blogs, tenho medo de um dia me tornar igual, mas acredito que tenho princípios sólidos e bem arraigados. Espero que eu continue assim. Tenho um banner da Sigma no meu blog, uma empresa que me conquista com seus pinceis lindos e uteis e que sempre falei pra todo mundo e sempre recomendei. Se der pra ganhar uns dólares por isso, não me faz mal, se não ganhar, também não me fará mal. Aceitei, ou a Mônica me aceitou afiliada, pois considero que ela tem preços mais baixos que as concorrentes, é sincera e não fica choramingando via twitter quando uma cliente fala disso ou daquilo.
    Sabe, algumas coisas não quero fazer, meu blog é meu canto. Convido todos a irem lá, mas do que eu vou falar lá, ou como vou falar, ai já é comigo.
    Amei seu desabafo!
    Por isso eu curto muito o EAC. Beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. Ai que mundo virtual podre! :/

    Que bom ter pessoas inteligentes e autênticas como você, Carlinha, nesse mar de lama que está a blogolândia.
    Além das resenhas, o que mais faz eu acompanhar seu blog é seu modo de escrever, com qualidade, e a verdade com que escreve.
    Assim estou procurando falar dos defeitos dos produtos que resenho, mesmo gostando deles, pois dá mais veracidade e imparcialidade para as leitoras poderem apoiar-se ao escolher o produto.
    E a Avon nunca me deu nada!

    ResponderExcluir
  4. Carlinha, estou refletindo mesmo sobre o assunto
    Esses dias uma marca de esmalte colocou várias regrinhas para fechar a parceria. Eu respondi que só não achava legal um dos itens e expressei a minha opinião.
    Eles não tiveram nem o trabalho de me responder mais...

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla, já te admirava muito, agora muito mais, parabéns por ter uma atitude tão digna.

    ResponderExcluir
  6. Oi Carlinha é justamente por isso que adoro o seu blog,infelizmente nós vemos muitas meninas iludidas com esse mundo da "blogosfera" e se sujeitando a coisas ridículas por causa de um simples brinde.Continue assim.Bjus

    ResponderExcluir
  7. Dani, blog que vira fonte de renda, mas deixa isto claro e não se “prostitui” fazendo trocas baratas, é uma coisa. Vivem de publieditorial, publicidade e deixam claro isto, eu até respeito. Porque estão sendo sinceros e aproveitando da visibilidade. Fazem propaganda.
    Agora bloguezito que finge que ama, que se mata de falar bem de uma marca em troca de meia dúzia de esmaltes.
    Que enche a boca pra chamar a marca de parceira, como se isto fosse a coisa mais importante do mundo, ah, não dá!
    Quanto as meninas que fingem que o produto presta, dá até pena, porque quem vê, como você, pega na hora a mentira. O público, seja de leitura ou vídeos, não é mais tão trouxa assim, né?
    Beijos!

    Lis, entendo seu ponto de vista de quem mudou de lado. Pra mim, um grupo de amigas, que se afeiçoaram de verdade é mais importante do que a briga por fama. Até porque, só gente pequena, que não se garante, esconde o joio de quem “estima”!
    E é este o mesmo tipo de gente que se deslumbra com uma suposta fama que não leva a lugar algum.
    Mantendo o seu cantinho do jeito que te agrada, sendo sincera, pode ter certeza, demora mais, mas tem um retorno sólido.
    Beijos e obrigada pelo carinho! :)

    , obrigada por suas palavras. Dar veracidade é isto, procurar os prós e contras daquilo que mostra. Lógico que é muito mais gostoso mostrar aquilo que é tudo de bom, mas né, sempre com sinceridade. E nada de mentir por causa de parcerias!
    Beijos!

    Dea, este tipo de marca é o mesmo tipo que ignora (ou ameaça) donas de blogs que não falam sempre bem de seus produtos, que não aceitam críticas, enfim... Sempre é tempo de perceber com quem a gente lida, né?
    Beijos!

    Cristina, obrigada, mesmo! Beijos!

    Amanda, pois é, espero que algumas destas meninas, que tem potencial de escrever bem, acordem e vejam que se vender, se estapear e brigar por causa de um vidrinho de esmalte (que vende na esquina), não leva a lugar algum, ou melhor, até leva... mas não é um lugar bom!
    Obrigada pelo carinho! ;)

    ResponderExcluir
  8. Essas parcerias estão virando algo insuportável mesmo.....e a coisa está indo para um caminho como vc falou de "orkutização".....depois que a coisa vai para o ralo já nao tem mais volta.
    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  9. Oi Carlinha...
    Da mesma forma q a Dea, pensei mesmo no assunto há algum tempo.Cheguei a conclusão de que realmente não vale a pena...me dá a mesma impressão ver um monte de banner como se fosse trofeu e daí dá pra ficar com cara de "???" a respeito da resenha.
    Logo no inicio do deslumbramento bloguistico (que acredito que muitas devem passar por isso) era uma coisa q pensava "nossa q blogueira poderosa, consegue tantas parcerias- deve ser boa!" - pode até ser boa mas até q ponto a pessoa omite algum fato pra não gongar a "parceira"?
    No meu caso, a primeira foi a Oceane mas temos tido um relacionamento tão bacana q dá pra dizer parceria (e não por ter ganho trocentas coisas deles... mas a forma como agradeceram,o respeito com que fui tratada na Beauty mesmo um ano depois, pra mim isso conta ponto).
    No caso dos lencinhos, fazem meleca mas são os unicos que tiram meus esmaltes mais chatos com rapidez (não usei lutex ainda rs...) mas daí´pra mim é só lavar a mão e os uso só mpra esmalte chato mesmo.
    Tenho uma outra com uma artesã, por realmente gostar de artesanato e do trabalho dela... e com uma marca de esmaltes que ganhou meu respeito por ter comprado antes, conhecido a qualidade, serem 3free e não fazerem propaganda enganosa em cima de lançamento... usei por ter comprado (e não por ter sido pela parceria) vi que funcionaram... nesta eu acredito e dou apoio.
    Mantenho estas 3 por terem mesmo meu respeito - mas chega... também encerrei com algumas que nada me agregavam.
    Vendo a avacalhação que tem virado (e não que eu seja uma ótima blogueira ou escreva maravilhosamente bem, escrevo por gostar de contar causos das minhas experiencias belezisticas),fechei o blog pra parcerias, pois prefiro falar com liberdade de um produto que comprei e a minha linha de raciocinio é de escrever sobre o que gostei mesmo. Mas ainda assim falando dos poréns... Tem blog que só publica que recebeu produto X, que fechou parceria... qual o sentido?
    Sobre os banners, também rodo aqueles que sempre foram 100% comigo, que nunca falharam ou quando falharam resoveram (Sigma)...
    Enfim, não sei se sou digna de falar deste assunto... mas em suma, acho uó blog que só faz resenha de produto parceiro.

    E mais uma vez, tiro o chapéu pra vc por expor essa lama .
    bjs!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. ps- desculpa a quilometragem... na verdade isso é uma coisa que estava engasgada...

    e "lá em casa" acabou virando papo de comadre mesmo, a amizade, as boas trocas de idéias, a blogosfera virou isso pra mim, depois que fechei as portas pra parcerias...

    (acabei de ler o post do morrocan... é verdade, pena q não nos encontramos mas até encontrar minha prima demorei 4hrs... imagina como seria... obrigada pela lembrança!)

    ResponderExcluir
  12. Cara, eu andei pegando nojo dessa palavra tb.

    Pra haver parceria, é preciso que os envolvidos estejam em sintonia sobre aquilo que querem, e sobre o que significa RESPEITO. Só que isso é raro.
    Normalmente, o que se apresenta como "parceria" nessas propostas é um plano para alguém levar vantagem em cima do outro.

    Enfim, o que eu posso aconselhar a quem tem blog e quer ser respeitada é: não se preocupe com brindes e eventos, não venda sua opinião, não ache que seu público é bobo.
    O seu maior bem é a sua palavra, a sua honestidade. É isso que dá valor a um blog.

    Seja seu público grande ou pequeno, tanto faz. A qualidade dele é que importa.

    ResponderExcluir
  13. Minha lista de blogs muda constantemente, se comecam com muita propaganda escancarada fingindo que é opiniao, ou tem um milhao de sorteios no lugar de posts, eu passo adiante. Dos blogs de moda listados no primeiro post que eu escrevi sobre eles, já nao leio mais quase todos, ficaram um ou dois da minha lista original. Realmente, nao tenho saco para essas coisas.

    O mais interessante deste post, no entanto, foi o conselho para voltar a escola!!! Se tem uma coisa que eu nao tolero é erro de portugues. Maldigo meu computador todos os dias por nao me permitir usar todos os acentos...

    ResponderExcluir
  14. É o que mais acontece por aí... também não sou a favor, parece um "mercado" que na verdade deixa o prazer de lado para apenas promover marcas, que como você mesma disse, pode não ter sido a melhor das experiências, mas vai lá você elaborar uma resenha cheia de frufru a favor. E essa situação leva ao descrédito do blog e da marca.
    Bjao

    ResponderExcluir
  15. Carlinha, tenho um blog bebê ainda. Sou mais leitora que blogueira! rsrsrs E algo que tem me incomodado MUITO ultimamente é ler resenhas que são claramente feitas com as palavras da marca. Parece que a blogueira só teve o trabalho de copiar e colar o e-mail que recebeu e pronto! É visível que aquela opinião não é dela, é apenas a reprodução de um marketing que já veio pronto.

    Acho nojento isso! Quer fazer propaganda, tudo bem! Mas usar texto pronto da empresa fingindo que é sua opinião é o mesmo que chamar as leitoras de estúpidas! É falta de respeito!

    Sobre "parceria", recebi proposta de uma marca para que eu me cadastrasse, entrasse numa fila de blogs, pagasse o frete do produto para teste e depois pagasse o frete do produto que fosse sorteado. Ora, o produto sorteado, tudo bem! Mas pagar frete do produto que a marca vai me enviar é demais, né!

    No fim das contas, o valor que eu iria pagar sairia quase o valor do produto! rsrsrs

    Prefiro continuar fazendo minhas resenhas sobre produtinhos que eu mesma compro, uso, gosto ou não.

    Acho uma pena que alguns blogs estejam "se vendendo". Acaba abalando a credibilidade que os blogs "femininos" construíram com tanto esforço.

    Beijos!

    makemehappy-ea.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Carlinha,

    A Lis soube dizer muito bem o que penso. No comeco a gente bate a cabeca pra entender como as coisas funcionam, onde esta pisando.

    Mas o importante e poder refletir, aprender e como vc diz, nao se "vender e anular" diante de brindes e amostras.
    Nao poder se expressar em seu proprio blog com receio de tal marca nao gostar e fazer bafafa como aconteceu dia desses num blog de esmaltes.
    E em muitos casos quem tem senso critico sabe diferenciar que tal coisa tem algo duvidoso no ar. Seja o gosto alheio ou pq a resenha nao tem conteudo.
    Sempre fui sincera com todos os meus reviews e tenho muito carinho por algumas marcas que criei um vinculo e troco emails com os responsaveis. Ha um respeito mutuo, nunca fui pedante e partiu deles mesmo em disponibilizarem a mandar os produtos, a coisa fluiu naturalmente.

    Infelizmente a coisa esta banalizada, muita coisa perdeu o credito mas o importante e cada um fazer o seu melhor com sinceridade, conteudo e transparencia!

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Assino embaixo - kedê botão de reblogar como no tumblr??? Haha...

    Infelizmente, ou felizmente, a internete hoje é pra todos e "todas usa". Descordo com o tema "orkutização" pois, se for assim tudo, inclusive o face foi orkutizado. Mas termos polêmicos a parte, é uma pena ver esse tipo de situação acontecendo. Odeio uma marca com todas as minhas forças marcas que criam competições desse tipo e, enviam 3 ou 4 esmaltes ou qker coisa do tipo pra essas coitadas que se atracaram pra conseguir esses produtinhos enquanto outras blogueiras consideradas tops recebem a coleção inteira sem nem ter obrigação nenhuma.
    Mais uma vez Parabéns pelo post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Muito bom o post!! comecei um blog a pouco tempo onde divulgo sorteios de outros blogs e ele está lá, quem gostar segue , quem não gostar não segue... agora ler um post em que tá na cara que tem que falar bem do produto , ninguém merece!! É tão legal ler um post que você sente que a blogueira está escrevendo com o coração, é tão legal!! e ter banner no blog é normal , se puder ganhar algo com isso não vejo problema nenhum, até com outras coisas pra ganhar um trocado não faz mal a ninguém!
    Você fez muito bem em desabafar!! é bom ler posts assim , em que dá pra ver que você não está presa a ninguém e pode deixar realmente sua opinião!!

    ResponderExcluir
  19. Eu estava ensaiando uma postagem destas há algum tempo. Acredito que nunca, em mais de dois anos de blog, tive uma marca realmente parceira. O Lipstick Corner surgiu de um modo muito despretencioso e claro que, no começo, eu ficava tentando imaginar poque nenhuma empresa olhava para aquele cantinho. No fim, desencanei, fui fazer as coisas do meu jeito e hoje recebo muitas caixinhas e convites para eventos.

    Nunca me senti na obrigação de falar de tudo o que recebo, pois preciso, antes de mais nada, ter uma opinião formada sobre o tal produto. E experimentar o produto é um processo que às vezes, pode levar mais de um mês.

    Mas a maioria das 'blogueiras' (acho este termo pejorativo, mas...) não pensa assim. Na Beauty Fair deste ano tive a oportunidade de presenciar estes momentos em que meninas simplesmente deixavam de visitar um stand pois não havia brindes. E o que estava escrito na credencial? Blogs. Se elas não se dão ao respeito e ficam se matando por uma amostra de shampoo, porque a marca deveria respeitar? Então vemos este absurdo de marcas incentivando a competição entre 'blogueiras' e impondo as mais absurdas regras para que você entre em uma fila de espera e quem sabe, receba um vidro de esmalte.

    A coisa perdeu o rumo e passou dos limites. Onde há a possibilidade de 'ganhar algo de graça', tem baderna, tem confusão e principalmente desrespeito. Desrespeito dos dois lados: das empresas e das 'blogueiras' que enganam a única razão dos blogs existirem: as leitoras.

    Desculpe pelo texto GIGANTE e parabéns pelo post!

    Beijos,
    Gabi Rebello

    ResponderExcluir
  20. Muito legal sua opnião e concordo contigo... uma vez me ofereceram uma parceria pro blog, q certamente aumentaria muito as visitas que eu recebo, os comentarios e seguidores... pois meu blog teria divulgação em um canal com muitos acessos... mas o espaço de propaganda do meu blog seria todo controlado por eles... e senti que meu blog acabaria sendo todo controlado por outros...
    SINCERAMENTE, o blog é meu! faço propaganda só do q curto mesmo... só falo e vou continuar a falar bem do q gostar e vou querer sempre falar a verdade!! nada de ser controlado por ditos parceiros!!!


    :) é isso!
    bjins

    ResponderExcluir
  21. Também adorei o post!!!!! Faço meu o seu desabafo... gente que só posta parcerias e sorteios, que só fala bem das parcerias!!!! Como? Todos os produtos são perfeitos? rsrsrs não rola... paro de seguir.

    bjs

    brechoparaquemechic@bol.com.br

    ResponderExcluir
  22. Carlinha, faço minhas às suas palavras e concordo com absolutamente TUDO o que vc falou!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá Carlinha!

    Sigo vc há mto tempo e repeito mto a sua opinião.
    Qdo resolvi criar o meu blog, a proposta era divulgar a minha loja virtual, mas ele criou vida própria e caminha independente da loja.
    Mas recebo, assim como vc, 1000 proposta de parceria todos dos dias, tem umas que até tentam me coagir e me perseguem, acredita?
    Tenho poucas parceria, na verdade 2, o que ocorre é de blogueiras comprarem de mim e aí eu enviu brindes para sortearem, se quiserem, mas são outros quinhentos, os parceiras de divulgação que tenho são amigas.
    Qto a eu ir atrás de parceiros, nem perco o meu tempo! Quero ser livre para falar e faze o que quiser no meu espaço, inclusive falar do que não me agrada. Não tenho tempo para essas coisa, se gosto de algo vou lá e compro.
    Claro que já fiquei encanada com a qtde de seguiras e queria mto ter mais gente participando do meu blog, mas pessoas que estão lá porque gostam e não porque foram só para participar de sorteios, sabe? Mas desencanei, blog porque gosto e não por "obrigação".
    Posto qdo tenho vontade, senão não posto nada por dias, e daí? Escrever o que todo mundo escreve só para marcar presença, não é a minha.
    Agora mesmo estou propondo um desapego no blog, pois mesmo só comprando tenho coisas que não usoe vão acabar perdendo a validade. Imagino esse pessoal que ganha um monte de coisas todos os dias, o que fazem com tudo, usam? DÚVIDO!
    Bom, cada uma sabe de sí né? Estóu aí, na blogosfera pq gosto e não pq quero ganhar brinder.

    Bjóks,

    Vera - Beleza Fina Brasil

    ResponderExcluir
  24. Adoro ficar "navegando" pela Internet! Acho até que estou viciada! hahahahahah

    Mas nem por isso, eu fico obcecada em ganhar dinheiro, perturbar os outros! O meu blog, amo de paixão! Mas atualizo quando tenho vontade!

    E esse link para o post que você mencionou, é excelente! Mais franco que isso, impossível! Perfeito, se melhorar estraga! :)

    ResponderExcluir
  25. Super acredito no que foi escrito! Acho com toda a certeza que devemos cultivar nosso "jardim" para que apareçam as borboletas! Blog também é um "trabalho" que deve ser bem feito, nenhuma marca ou leitor quer saber de um blog genérico, que é só mais um nesse mundão da internet... Dá raiva em quem realmente se dedica e corre atrás de fazer algo bem feito!
    Assino em baixo!

    ResponderExcluir
  26. Quando entrei na "blogsfera" pensei:
    - Nossa quem tem parceria ganha coisa de graça? Uau que legal, eu também quero!
    Mas descobri que para isso tinha que pedir e se submeter a uma série de regras (e isso não é da minha índole).
    Não tenho parceria com ninguém,as resenhas que faço é de produtos que eu paguei, os lançamentos que eu faço postagem são aqueles que eu acho interessante.
    Parei de ler vários blogs, os nacionais pela já citada "prostituição" e vários blogs norte-americanos e canadenses porque notei que todos repetiam as mesmas palavras sobre os mesmos produtos (em uma semana cinco blogs fizeram resenhas muito similares da mesma marca de esmalte).
    Meu blog me deu amizades virtuais maravilhosas, algumas conheci pessoalmente outras estamos sempre em contato via blog/comentários.
    Desculpa o comentário quilômetro, mas é o meu jeito.
    Adorei Volta pra escola, blogueira de moda!.
    Bj.

    ResponderExcluir
  27. Ai, Carlita... faço minhas as suas palavras sobre "parceria". É o termo mais prostituído da blogosfera!

    No mais, juro que não sabia desse babado de fazer concurso para eleger blogueira representante. Fim dos tempos total!

    É por essas e por outras que tenho me afastado cada dia mais dos demais blogs de beleza. Faço o meu com os produtos e assuntos que me dão na telha, tenho 2 ou 3 cativos (literalmente) que visito com frequência e só.

    A coisa anda tão ridícula por aí que dá até desgosto, francamente.

    Lamentável!

    ResponderExcluir
  28. A jabalândia que tá rolando nos blogs já cansou mesmo.Marca que confia no seu taco, não fica correndo atrás de blogueira, nem usa blog para divulgação. Melhor gastar um pouco mais com publicidade e buscar outro canal com o consumidor.

    ResponderExcluir
  29. Kkkk... alguém precisava falar isso, Carlinha! Que inferno que está essa coisa de parceria! Pior que antigamente eu ficava P da cara com as marcas, por serem sacanas, mas no fim das contas fazem porque alguém se submete, ou seja, as colegas blogueiras. E sinceramente? Não tenho esperança de que mude não... é da natureza humana querer levar vantagem, competir e descer a níveis baixos. O que eu posso fazer eu já faço: seleciono os blogs que leio.

    Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
  30. Concordo plenamente com você. Estou engatinhando e por visitar as blogueiras, ler e observar muito, aprendi que a melhor forma de termos uma net saudável é ser simplesmente você.
    Antes ficava muito chateada por não postar e outras blogueiras em disparada publicando minuto a minuto posts e mais posts, hoje, penso assim, se não estou com tempo ou afim de postar porque me desesperar, não é mesmo?
    Não serei pior e nem melhor do que ninguém.
    Tenho o blog e o canal como hobby, se gostarem me sigam, se não, tranquilo, estou bem comigo mesma e isso é o que importa.
    Do resto, Deus encaminha e cuida.
    Amei conhecer seu blog, parabéns.
    Aqui estarei sempre, pois me senti muito a vontade.
    Beijos.
    Fique com Deus.
    http://barbaraestevesmakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Ah se só tivesse gente assim na blogsfera de beleza... E eu, que tenho que aturar o Vice-Presidente do Centro Acadêmico da minha faculdade dizendo pra mim (Diretora de Comunicação), que eu tenho que "correr atrás de parcerias" com os diretores das faculdades, dos institutos, os pró-reitores... E ele enche a boca pra chamar de parceiro o reitor da Universidade só porque foi lá, trocou algumas palavras, e bateu uma foto.

    Não nasci pra isso não, viu?

    ResponderExcluir
  32. A verdade é que muitas pessoas começam esses blogs já pensando nas parcerias e nas coisas que vão ganhar dde graça!

    Também já tenho nojo dessa palavra "parceria", me irrita profundamente quando entro em um blog e vejo aquelas unhas horrorosas, fotos tiradas de celular, mostrando o esmalte que a parceira X mandou para resenha...

    Como que essas empresas deixam a própria imagem nas mãos de uma pessoa tão incompetente?

    Nem preciso falar que adorei o post, né?
    ;***

    ResponderExcluir
  33. Olha tenho blog e meus parceiros não me enviam produtos,não divulgam meu blog só tenho 12 seguidores e modestia a parte acho meu blog melhor do que muito por ai quem tem 6, 10, 15...mil seguidores, eu não ganhei produto de nenhuma das marcas, até acharia bom se ganhasse de vem em quando mas não ganho, não consigo ter seguidoras e já me falaram que só vou conseguir quando fizer sorteio de produtos, tem algumas que tiram até dinheiro do bolso pra comprar uns produtim pra sortear pra ter seguidoras e se vangloriar depois como se fossem as mais amadas do mundo, eu falo dos produtos que eu compro por vontade propria, com meu dinheiro e se gostar posto no meu blog, vc nao generalizou, mas eu luto somente com minha palavra pra atrair seguidores, falo de lojas, marcas mas ninguem me da nenhum tostao e nem produtos pra eu falar deles, prefiro meus 12 seguidores ja ate postei isso no meu twitter do que ter milhares que tão lá por por puro interesse, mas valeu seu post da um tapao na cara de muitas blogueiras, umas ate tem fa clube que acho ridiculo so pq ela mora nos estrangeiro e bonitinha todo mundo baba ao redor, logo eu vou fazer um post sobre essas blogueiras que fazem post, usando maquiagens caressimas, pinceis de todas as cores e formatos so pq sao patrocinadas, mas todos esses produtos estao totalmente fora da realizade de muita gente que fica so olhando,como um pessoa que ganha um salario minino vai comprar um jogo de pinceis que custa 300 400 reais, tem que da dica pra pessoas comuns, que querem ficar bonitas sem gastar muito!!!

    ResponderExcluir
  34. Nossa bee,
    espero que esse seu post corra a blogosfera inteeeeeeeeeria sério HAHA
    vi no twitter, e não pensei duas vezes em ler ^^ mesmo não sendo blogueira, achei super interessante você abordar esse assunto :D
    um super parabéns o/
    bezos =*

    ResponderExcluir
  35. Esse post é um dos melhores que eu já li na "blogolândia"! O termo PARCERIA está totalmente vulgarizado, entrar num blog e ver posts citando a tal da PARCERIA me irrita! E ver blogs mendigando parceria nas redes sociais? Chega a ser bizarro! Mais bizarro ainda é ver que algumas marcas não tem preparo nenhum pra lidar com blogueiras!
    Parabéns pelo post, e eu também espero uma mudança, apesar de achar bem difícil que isso aconteça ;/

    ResponderExcluir
  36. Adorei o post...
    E realmente concordo com cada linha..
    Já me indispus com uma marca de esmalte que queria ler o que eu tinha a escrever antes de postar..
    Meu blog é hobby ! Falo lá o que gosto e gostaria de indicar p as amigas que o leêm..
    As pessoas estão perdendo a noção mesmo..

    Sensacional esse post !

    Bjs

    Ale Lima

    ResponderExcluir
  37. Oi Carlinha!

    A coisa realmente está feia... É tanto absurdo que vemos e recebemos todos os dias que chega a ficar difícil né?

    Eu fico triste, pois vejo muita marca se queimando por conta de parcerias absurdas - naquele naipe de entendimento deturpado de parceria...

    Gostei muito da sua abordagem e nem preciso falar que concordo piamente com você né? hehehe

    Beijão.

    ResponderExcluir
  38. Oi!
    Quantos comentários, nem deu pra ler tudo.
    Concordo plenamente com o texto.
    A única empresa que tenho parceria é a Laffayette e realmente elogio os produtos porque recebo o que eu peço, pq eu posso escolher e não vou escolher coisa ruim.

    Geralmente eu COMPRO os produtos porque gosto e aproveito e falo sobre, com exceção do Batom Rosa MOUSSE da Koloss que é Feio e Ruim.

    Muita gente foi contra, mas lamento, nem se a Koloss me desse eu falaria bem.

    Tem os produtos que são enviados pra mim, e não me sinto na obrigação de falar nada, porque não pedi e nem me solicitaram resenhas.

    Fico triste com muitas blogueiras porque acabam dispondo um espaço enorme no Blog em troca de 1 batom vagabundo e assim as empresas acabam achando que todas são iguais.

    Mas respeito todo mundo, se acham que esse é o melhor caminho pra elas, que sejam feliz assim mesmo.

    Ado - AADO - Cada um no seu quadrado.

    ResponderExcluir
  39. Falou e disse tudo. Sempre acho que nenhuma empresa nesse mundo vai querer parceria comigo, pq quando experimento algo, eu critico mesmo, nem penso duas vezes, não gosto de enganar ninguém, e quando gosto, elogio mesmo. Certa vez uma empresa mandou um produto para teste e não ficou legal no meu cabelo, fiquei sem graça. Me arrependi amargamente de ter entrado em contato com a empresa do produto. Mas não consegui mentir, falei a verdade no post e não entrei mais em contato com a empresa, era um produto fraco que não condizia com a realidade dos cabelos crespos. Mas é errando que se aprende né? Prefiro comprar meus produtos para testar.
    http://www.blogdapreta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, Preta, eu não consegui responder todos os comentários na época. Quanto a ter entrado em contato e ter falado o que pensou depois, não encare como arrependimento, e sim como alguém que apesar de achar legal poder experimentar o produto, não perdeu a essência de falar o que pensa e ter sido sincera.
      Beijos!

      Excluir
  40. Eu não sou contra parcerias nos blogs, mas tem alguns que dá pra ver que é praticamente uma apelação por dinheiro!
    Eu tenho meu blog, tenho sim algumas parcerias.
    E acho que cada um cria seu "mundo" virtual do jeito que achar melhor, o que você pode achar ruim, para outros (as) pode ser bom e trazer vários benefícios.
    Cada qual com a sua opinião, né gente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, Julia, é que por causa destes blogs que você citou (apelação, e geralmente por um batom de 5 reais e um esmalte) que eu peguei birra da palavra mesmo.

      Beijos!

      Excluir
  41. Carla, cheguei ao seu blog através de uma amiga que também fala sobre cosméticos e afins. Zanzando por ele encontrei a postagem da Blogagem Coletiva e cheguei até este post.
    Comecei meu blog a pouco tempo e queria que ele tivesse logo uma visibilidade. Tentei parceria com outros blogs e
    também com algumas marcas. Tive respostas malcriadas e também fiquei sem repostas em alguns momentos. Depois de ver essa postagem, percebi que essas coisas não importam muito. O ideal é continuar blogando do jeito que eu gosto e fazer com que as pessoas cheguem até lá por curtirem o mesmo assunto e gostarem da forma como eu escrevo.
    Queria te agradecer e também por você ter essa coragem e colocar tudo o que pensa para fora. Adorei!!! Parabéns e continue assim. Fiquei fã.

    Beijoks!!!

    Esmalteria Royal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany, obrigada!
      Infelizmente no começo muita gente vem iludida, mas continue assim, faça com amor, deste jeito, por incrível que pareça, é mais fácil de ter sucesso do que caçando parcerias com marcas que só querem seu sangue!
      Beijos!

      Excluir
  42. Ameei o post. Passem no meu blog e sigam ele e dem uma olhadinha.... http://brasil0057.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  43. Super dou valor! apoiada!! estamos juntas! beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...