6 de outubro de 2011

Sprays Secantes de Esmaltes

Olha, estou há muito tempo pensando em fazer este post… E como não o fiz, virei praticamente uma lixeira colecionando uma latinha de cada um de todos os sprays que já usei. Eu juntava latinhas porque precisava de dinheiro pensava em fazer uma comparação…

Enfim, a comparação minuciosa não vai rolar, mas vou explicar porque eu não sei mais viver sem este tipo de produto.

Sprays Secantes de Esmaltes

Sprays Secantes de Esmaltes

Dá pra ver que já usei praticamente todas as marcas que vendem nas lojinhas de cosméticos que eu frequento.

Mas o que é isto? Pra quê serve?

Por mais que pareça que eu esteja ensinando o padre a rezar a missa, já teve gente aqui no blog que comentou nunca ter usado e desconhecer a existência de produto deste tipo!

Então vamos lá: é uma substância “mágica” que fica dentro de uma lata com bico aerosol que promete fazer os esmaltes secarem mais rápido (alguns em até um minuto). Esta substância é um líquido oleoso, que sai gelado e em gotículas minúsculas – umas maiores, outras menores, dependendo da qualidade do bico espargidor.

Funciona?

Deve ser a pergunta mais frequente de quem ainda não usou nenhum produto deste tipo, né? Bom, como já mencionei, eu não vivo mais sem. Nem pinto as unhas se não tiver uma lata de spray em casa para aplicar depois.

Mas, sobre funcionar, digo que secar, secar assim no sentindo literal da palavra, imediatamente, não. Eles costumam fazer com que a camada superficial de esmalte endureça muito mais rápido do que se não usarmos  nada. 

E dá pra resumir assim: com o uso de sprays secantes você não poderá sair imediatamente enfiando a mão na bolsa (ou bolso da calça justa) em busca de algum objeto pontiagudo, mas poderá, por exemplo, sentar na frente do computador e digitar no teclado, sem o risco de estragos se encostar em algo.

Modo de usar

Apesar de parecer óbvio, assumo que já fiz e vi a aplicação sendo feita de maneira errada. O que faz o esmalte secar é o congelamento que o spray provoca na ponta dos dedos e, para isto acontecer, deve ser respeitada a distância mínima (pra não correr o risco de estragar a pintura) e, principalmente a máxima (que faz com que o efeito geladinho seja realmente sentido). O ideal é cerca de 15 centímetros.

E…  se é o “frio” que faz o esmalte secar, porque o produto é oleoso?

O que imagino é meio óbvio: não grudar no esmalte recém passado e, de quebra, ajudar na hidratação da cutícula.

Entre os sprays e os “roxinhos” (esmaltes de cobertura que aceleram a secagem dos esmaltes) com qual eu fico?

Eu fico com os dois. Só assim eu posso me ver a salvo do desastre natural (e em pessoa) que eu sou!

Quando eu uso?

Uso logo após passar alguma cobertura de secagem rápida (Vefic = ♥) e SEMPRE antes de limpar os cantinhos (ah, como me ajuda a evitar acidentes com escorregões de palito na unha). No fim, ainda costumo passar uma camada de óleo secante (mas só porque sou exagerada e amo cosméticos e todas as suas funções).

E qual eu recomendo?

Se você não tiver o nariz sensível, recomendo QUALQUER UM. A maioria, não vou enganar ninguém, tem perfume forte, que mesmo não sendo a pessoa mais chata do mundo para fragrâncias, me fazem ir aplicá-los no quintal (principalmente quando estou com a rinite atacada).

E, ainda considerando que você se enquadra na classe “cheiro passageiro de cosméticos não importa”, faça como eu: compre o que for mais barato. Nestes casos, os reis das ofertas são o NG Professional (quase sempre com brinde: toalhinha, lixa de unha…) e o Miss Pleez. Os mais famosos, como Risqué e Impala, costumam sempre custar mais caro.

Ainda na categoria “perfume” que me agrada, que é bem pessoal, gostei muito do da Charming Cless (o mais cheiroso e delicado ever, NUNCA cogitei abrir as janelas ao aplica-lo e fiz um post sobre ele aqui) que tem um leve cheiro docinho de gelatina de tutti-frutti.

Atualmente o que habita meu armário (já joguei as latas vazias fora depois desta foto) é o da Vefic, que, se não é cheiroso, pelo menos não foi forte o bastante para me expulsar de casa.

Resumindo:

O mais cheiroso: Charming Cless. O indispensável: qualquer um, não fico sem pelo menos um exemplar, não importa a marca, aqui em casa. O escolhido: o mais barato, sempre!

E vocês? Se tiverem alguma consideração a fazer ou marca que ainda não vi, não se acanhe!

Beijos!

30 comentários:

  1. Respostas
    1. Marvin, você é muito, muito, mas muito mesmo, amor!
      Beijos!

      Excluir
  2. Entre TODAS as opções da foto, rs, eu só usei o NG e o Aspa...não gostei mto do NG, mas adoro uma promoção e meu "bolso" agradece, rs!

    Beijinhosss
    http://minhalombrigadehoje.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Bem completo o post. Adoro resenhas assim.
    VC já experimentou quase todas as marcas. Pela foto foram nove!!
    NOrmalmente eu mesma faço as minhas unhas mas mesmo assim nao uso esses sprays....nao vi muita diferença com ou sem ele. Mas vou voltar a usa-lo para ver se mudo de ideia...tenho esse rosa da aspa.
    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Andrea, ainda tinha marca que nunca usei nesta foto, como da Inoar que comprei agora!
      Beijos!

      Excluir
  4. Ótimo post!!eu tb não vivo mais sem, pois sempre pinto as unhas de noite e preciso q sequem rápido. Já usei o da aspa o pequeno para experimentar e acabou logo. Depois comprei o "super dry profissional" paguei o mesmo preço do miudinho da aspa(R$11 ou R$12), só que ele tem 400ml xD uso tb junto com topcoat(o da ideal)

    bJUh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juh, os pequenos também não duram nada comigo, mas é que eu não economizo! Acho melhor não arriscar!
      Beijos!

      Excluir
  5. Nunca dei bola pra spray secante, mas depois dessa tua resenha mega completa sei que preciso de um, sou muito desastrada e vivo tendo que repintar a unhas hehehe.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. eu gostava do spray neez, mas parece que ele não está funcionando direito, aí deixei ele de lado e só uso a cobertura roxinha da vefic, que vc tb usa, ela é realmente maravilhosa!!! Será q o spray da marca deve ser melhor tb com a mesma substancia mágica, talvez??? beijoss

    ResponderExcluir
  7. Aproveitando o tema, me tira uma duvida: pode passar óleo secante em esmalte fosco??? Sempre fico em duvida e acabo não passando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não passe não, ele penetra na cobertura e tira o efeito fosco. :/
      Beijos!

      Excluir
  8. Eu tô usando o da NG, mas para mim não é um produto de suma importância...
    O "roxinho" da Vefic é óteeemo! O melhor que já usei com certeza...
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post! Normalmente faço muito as unhas e a noite ainda pra fazer swatches pro meu blog e isso pode ser bem útil, antes deste post, nunca pensei que esses sprays funcionassem!

    Aliás, você compra o Vefic em loja física? :(
    Não vende aqui em BH e eu sou louca pra comprar, conhece em alguma virtual?
    bjks e parabens pelo ótimo post :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karen, o Vefic compro em lojas físicas sim!
      Não conheço nenhuma loja virtual que venda a marca. :(
      Beijos e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  10. Gostei do post,realmente o spray secante não faz milagres,o meu sonho de consumo é uma máquina secadora daquelas que vc enfia a mão e seca seus esmalte,mas acho que o spray funciona muito quando o tempo está quente e vc quer evitar a formação de bolinhas.

    beijos

    www.maosglamourosas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma máquina destas seria um sonho... E uma máquina de estampar, e outra de fazer esmaltes...
      Ai, ai!
      Beijos!

      Excluir
  11. Só uso quando vou em salão, mas não tenho nenhum em casa, o que é um erro, porque sempre borro as unhas quando pinto, sempre! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Muito legal o post.
    Já usei varios, mas o que eu mais gostei e to usando no momento é o NG, gosto tbém da Impala e o da Risque. Usei o da Vefic e não gostei, o cheiro é enjoativo.
    Bjs.

    http://esmaltesdastella.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stella, quando o cheiro é forte, só uso fora de casa!
      Beijos!

      Excluir
  13. Oi!!

    Então, esse da NG é muito fumacento haushauhsa! Cada vez que eu usava, eu quase morria asfixiada!

    Pra mim o melhor é o da Vefic mesmo, mas falta testar o Charming e o Miss Pleez.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai adorar o cheirinho do Charming. É bem discreto!
      Beijos!

      Excluir
  14. Oie!
    Poxa, eu não acho eles todos iguais não. Eu usava o da Risqué junto com o roxinho da Colorama e secava realmente super rápido. Sem falar no cheirinho dele, mto bom. Agora estou usando o topcoat da Fing'rs e comprei o spray da Aspa pra testar. Além de ele ter cheiro de talco de vó uó, ele não ajuda nadinha na secagem! Vou comprar novamente o da Risqué pra testar junto com o topcoat da Fing'rs, porque de repente é ele que demora mais pra secar mesmo, né. Aí volto pra dizer.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, preciso colocar reparo no tempo de segagem, mas, de qualquer forma, sempre é bom prestar atenção na distância e no efeito geladinho que eles tem que fazer na ponta dos dedos.
      Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  15. Me tire uma dúvida...eu só posso usar no final da esmaltação, certo?... o problema é entre uma camada e outra de esmalte, pois tbém faço á noite, quase sem tempo...usar entre as camadas nem pensar?... :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia,
      Se vc usar entre as camadas corre o risco do esmalte não pegar ou descascar, pq ele é oleoso!
      O q vc pode fazer pra ajudar é usar abra do spray alguns extra brilhos com efeito de secagem rápida como os roxinhos da Vefic ou Risque!
      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...