28 de abril de 2014

Marcando um falso côncavo em quem tem côncavo escondido

Contei aqui no post sobre o duo de sombras da bareMinerals a minha dificuldade em marcar o côncavo no meu tipo de olho. Prometi e estou cumprindo fotos de como faço no meu caso!

Pra começar, côncavo, para quem não sabe (embora tenha certeza que nesta altura da vida a maioria das leitoras de blogs sabem), é aquela parte funda do olho que fica entre a pálpebra superior (abaixo da sobrancelha) e a pálpebra móvel (a pele que abre e fecha os olhos). O contorno superior do olho propriamente dito.

A grosso modo é no côncavo que delimitamos o final da sombra aplicada, a "hora certa" em que ela deve fazer a transição e começar a ser esfumada para um acabamento natural entre o colorido e a cor da pele.

E o truque mais fácil para encontrá-lo é colocando o pincel justamente nesta parte funda. Depois é só esfumar e esfumar e pronto!

Enfim, imagens para ilustrar no Google não faltam, como esta aqui do blog da Cínthia o Makeup Atelier.

Só que quem tem a pálpebra caída ou gordinha como eu, pode morrer de marcar o côncavo com o truque tradicional que, na nora de abrir os olhos, a marcação vai ficar lá, escondida, sob o excesso de pele da pálpebra superior. :(


E é um tormento pra maquiar, ou pelo menos para mim era. Seguir tutoriais dos olhos grandes, lindos e perfeitos das Julias Petits da vida era praticamente impossível. E, teoricamente, é.

Então eu ia naquelas de tentativa e erro, tentativa e mais erros...

Até que um dia, num curso rápido de automaquiagem promovido pela Vult na loja de cosméticos da minha amiga, o maquiador Paul Assumpção, ao entender meu questionamento, deu a solução para o meu caso: marcar o "côncavo" com o olho aberto.

Fazendo isto, tecnicamente, não estou marcando meu côncavo verdadeiro, creio eu, mas foi o jeito mais prático em dar o ponto de partida em qualquer maquiagem nos meus olhos.

A ideia é simples: se o que eu quero marcar não aparece quando o olho está aberto, então que eu o faça exatamente assim, sem ser com os olhos fechados.


Para piorar, além de tudo, tenho o "olho" pequeno e qualquer pincel me toma quase toda a área de pintura... Não é fácil ser eu, rs!

Então, não sei se para todo mundo que tem a característica parecida, vai parecer o que foi pra mim: praticamente redescobrir a roda! Uma coisa tão simples e fácil que eu insistia em fazer, literalmente, de olhos fechados!

Então, vamos lá, de olhos abertos posiciono o pincel com uma sombra neutra (geralmente um marrom claro) e marco um côncavo, ou o que quer que seja que você queira chamar nesta altura do campeonato.



Esta marcação serve para dar a ilusão de profundidade nos olhos, a profundidade que não aparece nos meus olhos abertos (na dúvida? volte na primeira imagem do post) e também serve, PRINCIPALMENTE, como base de onde acabar a maquiagem dos olhos, quando, nesta etapa, terei que fechá-los para aplicar a sombra na pálpebra móvel.


Vejam, antes eu tinha muita dificuldade em saber exatamente onde acabar de aplicar a sombra nos olhos fechados, agora, com a marcação do côncavo feita com antecedência, ao contrário de muitos tutoriais para "olhos normais", eu consigo fazer isto e saber exatamente onde acabar a aplicação da(s) sombra(s) escolhida(s) para a ocasião.

Escolho sempre o marrom neutro para esta função, porque é uma cor curinga. Posso parar a maquiagem por aí, como posso usar o preto ou o colorido que for, que o marrom nunca interfere. É a cor do sombreado que um côncavo perfeito necessita, como transita bem no acabamento esfumado com qualquer outra cor escolhida.

Enfim, se seu caso é parecido, tente mudar o foco, abra os olhos, e espero, do fundo do coração que ninguém demore tanto tempo quanto eu para abri-los, rs!


7 comentários:

  1. ah, no meu caso tbm é assim, preciso dar uma subidinha no concavo e sempre faço isso com uma sombra marronzinha quase cor da pele ;) ótima dica


    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
  2. Gostei dessa dica Carlinha, meu côncavo tb é escondido.
    Se tiver alguma sugestão de muso, me avisa lá no blog.
    Big Beijos
    Lulu
    luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Se eu te disser aprendi isso ontem você acredita? Pois é, tenho pouca área e pálpebra gordinha...comecei a fazer o falso concavo no lugar certo ontem e fiquei apaixonada, já fiz 3 vezes pra praticar...muda a vida! Amei o post! Bjins!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho dificuldade em marcar.
    Mas gostei do post, muito bem explicadinho.
    Vou tentar fazer, beijos

    ResponderExcluir
  5. Legal. Gostei da dica :D

    http://www.vivendo-sentimentos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu não sei se acontece com vc, mas em mim o fato de não ter côncavo e a pálpebra um pouco gordinha, faz com que eu borre essa região com a máscara para cílios.E aí sempre tenho so lado um cotonete com demaquilante.

    ResponderExcluir
  7. Tb demorei muito pra sacar que era desse jeito que deveria marcar o côncavo. Demorou, mas aprendi. ��

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...