22 de agosto de 2018

Dicas de beleza que daria para uma amiga

Me deu vontade de escrever aqui algumas coisas que eu já costumo falar para minha irmã caçula (que é tipo filha), para minhas amigas mais próximas, para as colegas de trabalho no espelho do banheiro e para as pessoas que gosto em geral...

Vou fazer um compilado de dicas que gostaria de ouvir e, no fim, colocar alguns links, se por acaso eu já tiver falado de algum produto aqui.

E, se depois de tudo eu descobrir que ficaram faltando coisas que gostaria de falar, volto aqui porque terei motivos para escrever no blog!

Descubra seu tipo de pele!

Este descobrimento eu fiz de forma tardia, como contei aqui. Mas foi uma espécie de acontecimento na minha vida!

Assim que soube que minha pele era seca, apesar dos poros gigantes e aparentes do nariz me fazerem acreditar que era mista, o resultado dos cuidados de acordo com a necessidade tem sido evidentes.

O tratamento adequado, no meu caso menos agressivo e mais hidrante, garantiu um resultado quase que igual ao de uma limpeza de pele, pois os poros do nariz ficaram menos "revoltados" e as rugas mais comportadas, uma vez que a pele foi ficando menos ressecada.

Conhecer o seu tipo de pele para poder tratá-la de maneira adequada é o primeiro passo na rotina de auto cuidados e carinho consigo mesma.

Seja amiga dos óleos VEGETAIS


Se sua pele for seca como a minha, será como descobrir água no deserto! E, se for oleosa, idem!

Os óleos 100% vegetais tem muitas propriedades nutritivas, revitalizantes, antioxidantes e são não comedogênicos, ou seja, não obstruem os poros e ainda fazem uma revolução do bem na sua vida, hidratando a pele de maneira leve.

Alguns exemplos são os óleos Josie Maran, Kiehl's e Caudalie. Tem também o Óleo Noturno da Marina Smith, que estou testando (e amando) e em breve resenho por aqui.

Se você for como eu e gostar de olhar as avaliações das lojas online, verá que muitas pessoas amam e se dizem maravilhadas com eles. Mesmo as de pele oleosa!

Limpe de maneira adequada

Já fui a louca da limpeza excessiva, achava que a sensação de pele emborrachada era a melhor coisa do mundo. Me ~acabei~ no sabonete Asepxia mesmo não tendo a pele acneica.

E, caso sua pele não necessite de cuidados extremos contra acne, como até expliquei aqui no post sobre a Loção Secativa da Adcos, quanto menos você agredi-la com limpeza exagerada, menos você terá o efeito rebote.

Explico: as glândulas sebáceas da nossa pele sentem que estão sendo agredidas quando são limpas em excesso e, para compensar o que entendem como trauma, acabam produzindo mais óleo do que normalmente produziriam como forma de proteção.

Tenha uma loção secativa

Aproveitando o gancho acima, falar de algo que é necessário ter, porque não existe ser humano no mundo que, vez ou outra, não tenha uma espinhazinha inoportuna dando as caras.

Se você tiver algo secativo para usar nestas horas, a espinha some mais rápido e também tem menos predisposição para espremer, machucar e provocar uma cicatriz no rosto.

Cuidado com a depilação com cera


No post mais acessado da história deste blog, eu conto o caso da vez que tive uma queimadura como reação da combinação hidroquinona + cera depilatória.

Mas, mesmo que você não esteja usando nenhum ácido, o uso constante da cera pode provocar manchas. Uma vez que ao se depilar com este método, você acaba deixando a pele mais sensível,  então tome muito cuidado ao se expor ao sol. Capriche no protetor solar depois!

Eu, para acabar com o mal (os pelos que eu odiava ter no buço), estou fazendo a depilação a laser, mas durante muito tempo, fui adepta da depilação com linha.

Outros métodos que já utilizei, de tanto medo que fiquei da cera, foram o depilador manual tipo mola e o depilador elétrico Face Braun. Ou seja, opções também não faltam!

Não use hidroquinona

É o ácido mais poderoso, como até expliquei no outro post mais famoso daqui do blog.

Ele realmente tira as manchas, mas tira de uma maneira tão dramática, que remove junto, numa espécie de esfoliação química poderosa, a camada mais superficial da pele (durante o tratamento, claro).

A pele sensibilizada fica sujeita a novas manchas e imprópria para outros tratamentos: como a depilação com cera ou laser, por exemplo.

Além disto, muitos países já proibiram o uso do componente em seus produtos. Ou seja, tome cuidado. Eu sei que é tentador, mas eu digo por experiência própria, existem ácidos mais fracos que podem até demorar mais para mostrar resultado, mas não vão agredir a sua pele.

E, por falar nisto, se for usar ácidos clareadores, experimente passá-lo apenas nas manchas. Comecei a usar desta maneira e, além de não clarear partes do rosto que não tem necessidade, o contraste entre a pele sem manchas e a pele com melasma, diminuiu um pouco mais.

Se cuide. Quando a gente começa a se cuidar, a gente vai se apaixonando por si mesma todos os dias um pouquinho mais.

E use protetor solar todos os dias! 😉

---

Alguns posts citados no texto acima:

3 comentários:

  1. Adoro seus posts! Vaidade na conta certa pra não vaidosos, eu vejo. Coisa de praticidade, de cuidado daquilo que é valioso, do viço, da naturalidade, da saúde da coisa toda! Minhas contribuições: sobre DEPILAÇÃO com cera, eu corro. Observei que o puxão, com o tempo, promove uma certa flacidez na pele. Parei. Sobre os óleos, é um lance de química. Os vegetais têm afinidade com as gorduras do nosso corpo, e permeiam o tecido com mais facilidade. São excelentes veículos para levar pra o lado de dentro suas propriedades calmantes, relaxantes, antinflamatórias, além de hidratar na medida. Já os minerais tem uma função antagonista, de "selar". São bacana pra o cabelo, pras unhas, pra "segurar" a desidratação crônica. Também pelo viés da bioquímica, convém ficar de olho em ácidos potentes. A constituição da pele vem de um balanceamento orgânico de um todo já que, do ponto de vista funcional e metabólico, ela é um órgão do nosso corpo, o maior, um dos mais judiados por sua função primordial de ser "linha de frente" na nossa batalha diária com as agressões do tempo. Ácidos promovem estresse em meio orgânico, e não dá pra promover um estresse profundo sem esperar consequências pesadas. O resultado pode ser lindo, mas a briga pelo reequilíbrio depois de uma agressão como essa é invariavelmente feia! Tem que estar bem pra usar, tem que ter supervisão estritamente especializada e, mais que tudo, tem que dimensionar uso x efeito na conta exata. Se você tem segurança em relação ao profissional que te assiste, à sua condição física e emocional em dia (sim, emoções também entram na conta!), ainda sobra a necessidade de garantia da procedência e qualidade do material. Pondo tudo isso na balança, nem a pau que eu ponho minha mãozinha no fogo - e meu rosto a reboque -, pra apelar pra um negócio delicado assim. Beijão! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia, sua linda, que riqueza de informações!
      Muito obrigada! ❤️😘

      Excluir
  2. Oi, vi teu post de 2016 sobre o limpapele e gostaria de saber se teve algum efeito rebote, se vc continua usando, todos os dias ou de vez em quando. Obrigada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...