28 de setembro de 2009

Livre do alicate de cutículas para sempre!

Finalmente o post que eu havia prometido (e ainda estava devendo) sobre como consegui parar de tirar as minhas cutículas. Não é nada do tipo “acordei e decidi”, é necessário um certo preparo psicológico e muita, mas muita boa vontade. No fim, o resultado é compensador, depois de toda a provação você finalmente ficará só com a parte legal, que é pintar!

 
Livre do Alicate de Cutículas
Unha recém pintada (besuntada em óleo secante): sem tirar as cutículas há mais de dois meses
(Clique na imagem para ampliar) * Foto de 07/09/2009 *


Vou começar enumerando o que me levou a tomar a decisão:

    1. Sempre me senti atraída por coisas estranhas e, de uns tempos pra cá, ao olhar os sites de esmaltes importados eu ficava fascinada nas cutículas não tiradas das mãos das modelos;

    2. Com a preguiça/raiva mór de tirar cutícula e percebendo que quanto mais eu tirava mais cutícula nascia (efeito poda?), comecei a reparar nas unhas dos homens que não tiram cutículas, suas mãos chegavam a ser muito mais bonitas que as minhas após uns cinco dias de manicure. Achei que era o fato deles nunca terem tocado nelas.

    3. Daí, após ler o post da Daniele do Unha Bonita sobre como cuidar das cutículas, eu criei coragem para começar a não mais "fazer as unhas" do jeito tradicional brasileiro.

Confesso que no começo não foi fácil, principalmente para lidar com a vontade de arrancar aqueles cantinhos mais arrepiados e duros. Algumas (poucas) vezes sucumbi e acabei dando uma "cortadinha" com o alicate - mas é porque estava demais mesmo para segurar e foi só nos cantinhos mesmo, viu?

O pé é um caso à parte, que  nem vou ter coragem de publicar fotos ainda, mas o o fato de ser inverno ajudou e muito no processo, já que eu não precisava ficar desfilando de sandálias. Meu problema aí ainda é maior do que o da mão: cutículas profundas de tanto que cutuquei - do tipo enfiar objetos pontiagudos por baixo da unha para retirar carne morta (eca, mas dava um alívio gostoso). Durante meu processo de desintoxicação do alicatinho eu sucumbi muito mais vezes nos cantinhos dos pés... Então, ele ainda não está no ponto de ser exemplo de um "eu consegui"!

 

Produtos para cuidar das cutículas
Produtos auxiliares: Renew Ultimate da Avon, Sistema Protetor Avançado para Mãos
d’O Boticário, Creme Hidratante Revitalizante para Mãos d’O Boticário, Cravo Amolecedor
de Cutículas da Biosegredo, Mira-Cuticle da Avon e o multi uso Bepantol.


Como fiz?

Seguindo a receita da Daniele, o segredo é sempre manter as cutículas hidratadas (ah, que eu intuitivamente já melecava os pés com "pedicure vencida" com óleo secante para tirar o aspecto ressecado das cuticulonas!). Também, usei e abusei do Mira Cuticle da Avon que, além de hidratar, promete reduzir este "anel de proteção" das unhas. A tal da redução eu confesso que ainda não vi acontecer, mas senti as cutículas muito mais comportadas- efeito da hidratação.

Durante as primeiras semanas procurei também empurrar as cutículas todos os dias e ir retirando o excesso de pele morta com o auxílio da espátula. Eu passava um creme e empurrava a pele grudada, tomava banho e empurrava a pele grudada, aplicava amolecedor de cutículas e empurrava a pele grudada… Fazia isto mais de uma vez por dia (quase uma fixação). Como a unha estava feia, abdiquei dos esmaltes por este período.

Muito creme nas mãos, massagens de Bepantol nas unhas e paciência. Muita paciência e perseverança!

 

Espátula de plástico da Mundial
 Espátula da Mundial com dois lados: um para empurrar e outro para retirar o excesso de pele.


Durante o banho, dica da Dani também, levei para o box a espátula de plástico (só uso este tipo agora) e dava mais umas empurradinhas aproveitando o amolecimento temporário provocado pela água quente do chuveiro! Esta empurradinha de espátula também é feita no dia da pintura com esmalte, auxiliada pelo creme amolecedor de cutículas, facilitando assim o deslizar do palito de limpeza nos cantinhos das unhas.

Faz pelo menos dois meses que eu tomei a decisão, e não poderia ter sido decisão mais feliz, sinto como se um peso de obrigação tivesse saído das costas. Não preciso mais perder até duas horas para fazer minha mão sozinha ou depender da manicure para encaixar um horário na minha rotina maluca - atrapalhando meus poucos momentos de descanso. E, vamos combinar, acordar cedo no sábado ou perder a parte da tarde sentada num salão toda semana não é a melhor coisa do mundo!

 

Livre do alicate de cutículas
Detalhe das unhas esperando a "empurradinha básica", sem hidratar e sem lixar.
(Clique na imagem para ampliar)
 

Um outro benefício, ao trocar os alicates e instrumentos de metal pela simples espátula de plástico, é percebido na foto acima. Nas pontas dá para ver os machucados na superfície da unha, provocados pela antiga carnificina do empurra e belisca para retirar praticamente a alma dos dedos. Hoje, na parte crescida, pode-se perceber que a unha não apresenta mais estes defeitos, tornando-se mais lisa e saudável em todos os aspectos.

E, para concluir, com esta liberdade de ex-escrava do alicate e acréscimo no meu tempo, posso me permitir pintar as unhas mais de uma vez por semana, afinal, agora é só praticamente lixar e pintar! A parte mais legal!

Aconselho você também, boa sorte!

 Smiley piscando

41 comentários:

  1. Vc está certa, fazer as unhas é quase uma escravidão! Elas estão ótimas, parabéns pela força de vontade!! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, que inveja (boa)!!!!
    COmo eu queria nunca mais usar alicate nas unhas!!! Mas por sempre ter tirado, e muito, acho que hoje não dá mais...
    Suas unhas estão excelentes, parabéns.
    Um abraço
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Olá! Que bom que você é mais uma adepta a não tirar as cutículas! O resultado é ótimo mesmo.
    Mas fiquei na dúvida: que Débora? rs
    Meu nome é Daniele, tá? Bjinhos e boa osrte nessa nova etapa de suas unhas.

    ResponderExcluir
  4. Tenho feito a mesma coisa. O grande problema é que minha unha cresce em forma de trapézio (vai abrindo na ponta), então às vezes ainda tenho que usar o alicate pra liberar o cantinho, porque quando corto a unha sempre sobra um pouco de cutícula e pele morta (ew) no canto.

    Mas minha cutícula era MUITO dura e muito arrepiada. Isso hoje tá bem melhor. Tirando os cantos, que são mais chatinhos, vc nem nota que a unha não está feita.
    Eu tenho usado a cera da Granado e Bepantol. Mas esse último é meu preferido. Depois de passar, parece que eu saí da manicure.

    Uma coisa que eu notei é que depois que comecei a fazer isso, minhas unhas ainda não quebraram. E elas quebravam quase toda semana...

    A única coisa que eu não consegui resolver foi o esmalte. Nada dura mais que 2 ou 3 dias na minha unha, então eu TENHO que pintar mais de uma vez por semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dica para esmalte em uma base nova e transparente brilhante coloque 5 gotas de super bonder após pintar as unhas e secar um pouco passe uma camada desta base e espera secar minha unha sempre saia o esmalte agora dura 7 dias bjs

      Excluir
  5. Eu tb queria que o alicate me desse carta de alforria, mas fico agoniada de ver as pelinhas crescendo. O bom é que as minhas cutículas são beeeem fininhas, então eu só tiro de vez em quando... 1x por mês já é o suficiente =]
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Lendo teu post me deu a maior vontade de abandonar o alicate de cutículas também! As tuas unhas ficaram lindas!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Carlinha, obrigada por responder qual foi sua cor do finish....
    kkk
    Eu ainda nao sei direitinho qual a minha cor...
    Agora que o morangão deixa qualquer uma louca, ah deixa viu!!!!
    Mas se pensarmos na taxa de quase o mesmo valor do produto, dá vontade de desistir...

    bjsss

    ResponderExcluir
  8. Ahmm.. gosto das unhas sem cutículas, mas apos alguns dias já ficam feias. As minhas sao beem finas, e sempre sofro pra tirar quando vou a manicure, que sempre, sempre me tira um pedaço, seja ela qual for, mas costumo sempre tirar um pouco e não tudo. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post Carlinha...as mulheres sofrem mesmo com "O tal alicate"!
    Já não é o meu caso né?! rsrs... Minha boca não deixa sobrar nada!!!! rsrsrs...estou tentando parar,mas confesso que já virou uma espécie de vício roer as unhas....e quando estou anciosa então,sai de baixo...chega até samgrar!
    Já até descobri que isso tem um nome:ONICOPATIA e precisa ser tratado com remédios para anciedade ...loucura né?!

    Minha sogra é adepta dessa técnica de não tirar as cutículas...aliás ela diz que nunca tirou!!! E as unhas dela realmente são enormes,fortes e lisinhas.

    Obrigada pela visitinha viu? Que bom saber que vc gostou da aula de história...rs!
    Bjus Carinha...até......

    ResponderExcluir
  10. Andando pelo mundo do blogg achei o seu e gostei muito,ja sou sua seguidora!Tem selinho no meu blogg pra todas amigas blogueiras da uma conferida!Beijosss

    ResponderExcluir
  11. Carla,

    Quase me matei de tanto rir da sua descrição da tortura que todas passamos para tirar as cutículas! Acho que o pessoal aqui do trabalho deve estar me achando louca...

    Bem, parabéns pela coragem e, pelo que vi na foto, valeu a pena!
    Queria também deixar aqui o endereço do meu blog, que eu recém criei, e que fala também de cosméticos:

    http://veramentebella.blogspot.com

    Não é nada muito ambicioso, só uma ideia que há muito tempo rondava a minha cabeça e que, apesar de não ser inédita, eu estava a fim de fazer.

    Bom, é isso. Parabéns pela reportagem! Dáfni

    ResponderExcluir
  12. Jura?!?! Hmmmm vou considerar abandonar o vício rs

    ResponderExcluir
  13. Meu Pai de céu!!!! Q sonho!!!
    Sou tão neurótica com cutículas q não faço a unha em salão pq elas não deixam tão fundinhas como eu gosto!!! Mas realmente é uma escravidão!!!!!

    Em janeiro estarei de férias no trab... Vou ver se consigo fazer o intensivo de abstinência ao alicate!!!!

    Amei o post!!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  14. Carlinha taí acho que vc me respondeu algo o motivo de gostar desse cheirinho doce especificamente de baunilha - ele passa isso mesmo conforto rsrs - Adorei!!

    Entregam Cherry o que quiser, o site é cheio de coisinhas rsrs! Bjjjjsss!!

    ResponderExcluir
  15. Adorei rs, muito sofrimento mesmo, pior que eu faço a unha toda semana com a mesma manicure, mas quando ela não pode e eu tenho que fazer com outra é bife na certa, e elas ainda ficam olhando com uma cara de que a culpa é da minha cuticula e não delas =/

    Beijos e o blog ótimo como sempre...

    ResponderExcluir
  16. Vc foi bem em cima e justificou super bem...pois isso era um dúvida minha - adorei!! é verdade...para tdo têm-se um jeitinho né...bjs!!!

    ResponderExcluir
  17. Em primeiro lugar parabéns pelo blog! Adorei!
    Estou tentando também começar a fazer a unha em casa, mas meu problema não é nem a cutícula pq nunca tirei, mas o acabamento. Não tenho jeito, fica feio... Mas adorei suas dicas e vou tentar seguir. é uma super economia de tempo e dinheiro, né?
    Obrigada querida e continue nos atualizando!
    Bjk Paty

    ResponderExcluir
  18. Paula, livres mesmo da escravidão! Nem me fale: alforria dos alicates! Beijos!

    Ana, dá sim, tenta, eu parei justamente porque tirei tanto e por muito tempo, não aguentava mais! Boa sorte!

    Daniele, obrigada pela visita e mim desculpas, eu nem sei o que me deu... Eu costumo dizer que tenho dislexia númerica, mas vai ver que tenho com as palavras - desculpa boba de quem cometeu um erro enorme. Arrumei o post. Beijos!

    Milena, os cantinhos são a perdição, os meus não nascem em trapézio, mas são muito fundos...Porém, agora com três meses de abstinência eu já consegui resistir ao alicate até aí... E as unhas ficaram mais fortes mesmo. Quanto ao esmalte, eu tenho um truque de sempre passar acetona, ou removedor, antes de pintar, como forma de tirar toda oleosidade que possa ter na superfície da unha e fazer o esmalte descolar com mais facilidade. Beijinhos!

    Emanuelly, seja bem vinda. Já passei pelo seu blog! Beijos!

    Dáfni, relatos de tortura feminina no mundo da vaidade dão mesmo uma boa comédia! Boa sorte na sua empreitada, você viu estou super feliz e recomendo. Parem de tirar as cutículas! Beijos!

    Renata, reitero e juro, vale mesmo a pena! Tenta vai? Beijinhos!

    Samantha, eu era exatamente assim, só tinha duas pessoas que deixavam fundinhas do jeito que eu gostava (passado), a maioria eu chegava em casa e fazia os reparos, ou por falta de tempo eu mesma me atendia... Agora estou livre, e como eu disse antes, foi por ter deixando-as tão fundas por tanto tempo, que já estava me irritando. Beijos!

    Paula, de novo, rs, fui certeira, hehe!

    Paty, fico lisonjeada que tenha gostado do blog. Que bom que não tira as cutículas, quanto a pintura, só treino mesmo, treino e paciência, comece com os esmaltes mais claros e com cintilância por cima (pra disfaçar prováveis deslizes), logo você estará craque! Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  19. Estou a um mes sem tira-las ... Preciso toda hora acessar alguma coisa a respeito ... e muito dificil ... mas vou conseguir ... me sentia uma escrava !!!

    ResponderExcluir
  20. Eu sempre fiz minhas unhas.
    Só tirei as cutículas uma vez, pra nunca mais.
    Não vejo a mínima necessidade!

    ResponderExcluir
  21. nossa carlinha, juro que vou tentar, amo a parte do passar esmalte mas tirar a cutícula é um tempo sem fim....

    ResponderExcluir
  22. Que bacana! Que disciplina!
    Dermatologista q usa alicate de cutícula é vergonhoso. Ok, raramente faço unha pq as luvas acabam com a graça, não tenho tempo para ficar em salão, fico pensando nas coisas boas q poderia fazer com o tempo usado nesse trato ungueal...
    Me animei, vou abandonar totalmente o alicate! Não vai ser difícil.Bepantol não vivo sem, falta comprar espátula não metálica, vou ver de plástico.
    Valeu a dica!!!!

    ResponderExcluir
  23. Meninas, continuem tentando. Fez um ano que tomei a decisão. Hoje eu sou muito mais feliz, hahaha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Carlinha, eu também não tiro cutícula, mas minha opinião é mais radical: sempre achei esse hábito cultural bastante estúpido e desnecessário.

    ResponderExcluir
  25. Helen, antes eu pensado como você. Teria cutículas fininhas e não teria sofrido tanto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. ja faz um bomt tempo que não tiro cuticula axo que faz +- uns 5 meses,ate pq ñ tenho cuticula e depois q u conheci a cera da granado então....mudo minha vida!ehehhe....e claro não vivo sem creme para mãos e bepantol!é vicio

    ResponderExcluir
  27. Eu nunca gostei de tirar a cutícula, até porque a minha é pouco aparente e difícil de tirar, quase sempre a manicure fazia um bife não é culpa dela, porque já fui em outras. Hoje em dia eu passo um hidratante e só, tirar cutículas nem pensar

    ResponderExcluir
  28. Nina, os cremes são belos auxiliares, que bom que conseguiu!
    Beijos!

    Larissa, é mais gostoso ficar só com a parte boa, que é pintar, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Não vi nada de diferente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não teve "antes e depois" pra ver algo diferente mesmo! Mostrei apenas uma unha com cutícula, pintadas e hidratadas no início do post e outra sem hidratar, mas também com cutícula sem tirar, no final. :)
      Beijos!

      Excluir
  30. Onde você encontra essas espátulas de plástico pra vender? Vivo procurando, mas nunca acho :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, antigamente eu só achava naqueles kits de alicates de cabo de plástico, mas já vi em lojinhas de cosméticos, uns pacotes com várias, tipo descartáveis, perto dos palitos e acessórios de manicures.
      Dá uma fuçada que eu acho que você acha, eu comprei um pacote com umas 50 unidades e paguei uns 5 reais.
      Beijos!

      Excluir
    2. Obrigada! :) vou continuar procurando!

      Excluir
    3. Desculpe a demora na resposta anterior e boa sorte! :)

      Excluir
  31. NOSSA QUE PRATICO SERA QUE EU CONSIGO POIS TAMEBEM MINHAS CUTICULAS ESTAO MUITO RESSECADAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ter persistência e paciência!
      Não é fácil e no começo fica mais "horrível" ainda, mas é só uma fase.
      Depois a cutícula fica comportadinha, se bem cuidada.
      Beijos!

      Excluir
  32. POR FAVOR ME DE DICAS DE COMO PASSAR O ESMALTE PERFEITAMENTE,POIS ULTIMAMNETE FICA HORRIVEL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, infelizmente tudo que posso te dizer é: TREINO!
      Eu também costumava deixar um acabamento horripilante, mas com treino se chega lá!
      Tenha calma, escolha um momento tranquilo, se borrar, limpe e comece de novo, quando você menos esperar, já estará craque!
      Beijos!

      Excluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Carlinha, eu deixei de tirar minhas cutículas por uns 2 meses, nesse seu esquema, mas depois não dei conta da disciplina e acabei largando. Como vc faz hoje em dia para manter suas unhas? Considerando que já passou a fase inicial mais difícil.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...