7 de fevereiro de 2010

(Re)Prensando Makes

O que você faria diante desta imagem se estes produtos fossem seus? 1. Choraria? 2. Jogaria fora e compraria novos? 3. Usaria assim mesmo?

Qualquer uma destas opções está descartada se você for uma leitora dos blogs de beauté que pipocam por aí.

DSC08809

Chutando, pelo menos um em cada dez blogs, já ensinaram uma receitinha para recuperar maquiagem quebrada e/ou prensar a versão em pó deste tipo de produto.

A Samantha, do Mundos & Makes, por exemplo, fez até dois vídeos mostrando como ela prensa os pigmentos que ela compra. O legal do vídeo dela é que ela usou dois truques a mais dos que o que eu vou mostrar aqui: a glicerina e a chapinha de cabelos para ajudar a secar e prensar bem.

Acho que foi super válido e recomendo que vejam, porque imaginando pelo lado de que os pigmentos foram feitos para serem soltos, eles não devem ter um componente de liga (aí entra a glicerina) e a chapinha ajuda (já que ela prensou suas sombras em forminhas de metal para montar uma paleta depois).

E os produtos que não nasceram pigmentos, “comofaz”?

No caso deste post, as embalagens são todas de plástico e os produtos que estão na forma solta (quebrada) foram um dia compactos e elaborados de fábrica para que assim fossem por todo o sempre. Então, devem ter componente de liga no meio, por isto preferi não arriscar alterando a composição.

Portanto, vamos chamar o tutorial abaixo, carinhosamente, de (re)prensando makes, ok?

O passo a passo:

DSC08814 

O primeiro passo é transferir o produto quebrado para um outro recipiente, que dará maior liberdade para trabalhar. Nesta “experiência” foi usada uma xícara de louça comum.

DSC08821[6]

Depois, com o cabo de uma colher deve-se socar o que era o pó compacto mosaico da Avon até transformá-lo em um pó solto, o mais fino possível.

DSC08829

Partindo do princípio, como citei acima, de que se foi compacto um dia e existe nele todo componente necessário para fazer com que os grãos se unam, foi adicionado apenas álcool (comum) para molhar a mistura e transformá-la numa massa remodelável. O álcool, pela lógica, evapora depois sem deixar vestígios de contaminação no produto original, além de ser estéril (e eu descobri a América)!

A medida é o olhômetro, vamos adicionando aos poucos o álcool, de maneira que a massa fique totalmente umedecida, mas não encharcada – o que na engenharia dos solos chamaríamos de umidade ótima: que traduzindo em português de “gente normal” é o ponto de trabalhabilidade de um solo que não está tão seco que não permita sua boa compactação, nem úmido demais, que após a secagem possa se formar vazios nos espaços anteriormente ocupados pela água (tipo o chocolate Suflair), isto é, se alguém conseguir trabalhar com alguma massa com excesso de líquidos.

Portanto, se passou do ponto, espere evaporar o álcool excedente e recomece o serviço.

 DSC08842 

Após transformar tudo numa massa homogênea/uniforme transfira o conteúdo novamente para a embalagem original.

DSC08830[3]

Veja que há uma perda inevitável de material, mas antes perder um pouco do que perder tudo! Nesta hora foi usada uma segunda colher para auxiliar no processo.

DSC08848 

Agora vem a prensagem propriamente dita. Primeiro com as costas da colher aperte a massa na embalagem original.

DSC08849[1]

Depois, com um guardanapo de papel como intermediário (que evita grudar e cria uma textura no seu novo produto) use moedas, para o caso das sombras, ou um copo, para o caso deste pó gigante e pressione bastante para que se elimine todos os vazios internos e tenhamos um produto resistente após a evaporação do álcool.

O antes e o depois:

DSC08812 

DSC08856[5]

O mesmo procedimento foi realizado com as sombras da Vult e da Payot. E o que um dia foi prova de desastre provocado se transforma novamente em dignidade, novo em folha e clamando pelo uso!

DSC08860

Dá até para tirar a prova dos nove e ficar feliz ignorando o fato de que o quê foi blush mosaico bronzeador é agora apenas blush bronzer. Pelo menos este era um tipo de produto que mesmo sendo de várias cores era impossível usar uma sem misturar todas.

Quando ignorei o método tradicional de prensagem:

Bem diferente foi o tratamento concedido ao meu Poudre Elephant/Coleção Ônyx Splendor da Lancôme, edição limitada, que foi minha primeira compra no Morangão e que veio com um lado quebrado. Na época fiquei muito triste, mas nem reclamei, por que quê culpa tem a loja se o sistema de transporte é que é o louco? O produto veio muito bem protegido por plástico bolha e isopor, além da simpática e conhecida embalagem de presente!

DSC09958

O que eu fiz foi apenas dar uma leve socada na junção entre a parte boa e a quebrada, colocando álcool para colar novamente, amassando com cuidado, para não perder o desenho fofinho do elefante.

Perfeito não ficou e serve para ver que, sem transformar em pó antes da prensagem, o resultado é de coisa feita nas coxas. Pelo menos não misturei as cores que, neste caso, seria o desastre total do blush/bronzeador, uma vez que este sim foi feito para usar tudo misturado ou fazendo escolha entre as tonalidades presentes no produto.

Resumindo:

Materiais necessários: álcool, recipiente para moer o produto, colher (para transferir os produtos, o cabo usado como socador e as costas como pré compactação), guardanapo de papel para conferir acabamento/textura e moeda, copo ou qualquer outra coisa firme para ajudar a prensagem final.

É extremamente necessário que seja moído todo o produto para que a compactação saia perfeita, ou o resultado será cheio de falhas conforme a última foto (pó da Lancôme).

Só com álcool como elemento de liga a mistura deu certo porque, suponho, que os produtos que eu quebrei já foram compactados um dia. Se estiver a fim de prensar produtos que vem em forma de pigmentos aconselho seguir a dica das colegas e acrescentar a glicerina na mistura.

E, é isto, apesar de ter compartilhado a minha experiência pensando em ajudar alguma garota desastrada, espero que nenhuma de vocês precisem – vida longa aos cosméticos em geral, que sejam eternos enquanto estiverem no prazo de validade!

 

PS1: a recompactação de todos os produtos da primeira parte do post foram feitas no fim do ano passado (viajaram para Natal, voltaram) e até hoje permanecem intactas, sinal de que deu certo!

PS2: todas as fotos ampliam!

PS3: os comentários aqui no blog responderei no decorrer da semana, voltando de um mergulho nas dores da alma. ;)

34 comentários:

  1. Carlinha, me divirto lendo seu blog!!!
    Realmente arrasa nosso coração ver nossos produtinhos amados e hidolatrados em pedaços... Mas viva a criatividade das blogueiras!!!!! rsrs
    Um beijão e uma ótima semana!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu na0o sabia dessa coisa do papel toalha, ficou muito legal a textura que ele deu! Mas não sei se tenho essa paciencia! hehe Se bem q nada meu quebrou ateh hoje graças a Deus, a nao ser uma sombra do Boticario que esta soltando pedacinhos, pq acho que usei muita glicerina no pincel quando fui usa-la e aí ficou quebradiça... jah reparou isso?
    beijoooos

    ResponderExcluir
  3. Ahh, eu sempre faço isso nas coisas que quebram. Mas eu ganhei de amigo secreto um pó iluminador do Duda Molinos e veio quebrado, eu prensei e mesmo tendo o maior cuidado ele volta a quebrar... Já tô ficando abusada e jaja jogo tudo fora!

    ResponderExcluir
  4. Essa idéia é ótima, já fiz em alguns produtos, que não daria mais para usar e agora posso.

    Vou procurar o post da frasqueira.
    Obrigada querida, pode deixar que vou fazer de tudo para postar todos os dias.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Quase joguei um blush meu fora por que quebrou. Mas ai lembrei que dava para prensar ele de novo, e acredita que ele ficou melhor que antes hehe.

    Hoje uma sombra minha quebrou, do nada (minha terceira sombra preta que quebra assim), ai fiz isso.

    Gostei do passo-a-passo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. É isso aí!

    Make quebrada tem solução!

    Bjooo!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela visita no meu blog...Qto ao pó, eu não costumo usar pó que contenha FPS pois ja uso, como vc viu, o bloqueador da La Roche Posay.Daí, menina, a gente econominza um dimdim...bjs e parabéns pelo blog, está uma graça! Ive

    ResponderExcluir
  8. Olha que meninda esperta!!! heahehae
    Mas não tenho essa paciencia não, tenho uma sombra preta da elke que adoro e esta esfarelada, mas uso assim mesmo haehaeh...
    super bjkas

    ResponderExcluir
  9. Nossa!!..to chocada com a criatividade.Toda vez que alguma sombra ou pó meu quebrava ou jogava fora por não saber reaproveitar.Agora não vou desperdiçar mais.
    adorei seu blog.
    se der faz uma visitinha no meu.
    é novo, mas vou adorar te receber por lá.
    bju.

    www.maniasdelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Carlinha,

    Esse post vai para as melhores leituras, com certeza! Eu sei que muita gente já falou de prensar make, e inclusive já deve ter aparecido nas melhores leituras, mas é que adoro o jeito como escreve!

    É isso aí, vai voltando no seu ritmo!

    Ah, eu também tenho este pó da Lancôme! Confesso que comprei mais por causa do elefante! (rs)

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oiiie

    Nossa esses dias um duo da Vult meu quebrou e eu ja tinha visto algum video de como compactar e não lembrava, esse post me ajudou muito, não vou jogar mais sombras fora!
    Adoreiii!

    beijos

    http://blush-rosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Ah eu já tinha visto o post mesmo, que você levou separado para não vazar..
    Ah por mais que a gente tente levar tudo e não comprar lá, sempre queremos algo né ?!!

    Beijão querida.

    ResponderExcluir
  13. Um dos melhores post. EVER!

    Vou fazer isso nas minhas makes destroçadas, hahaha

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada!!! Tenho pensado muito sobre consumo, porque é fácil se deslumbrar quando o assunto é make. Todo mundo fala, compra e mostra produtos sem parar e tudo é uma tentação, mas quase ninguém fala da compulsão e da necessidade de autocontrole. Mas tenho que me esforçar tb para não sair comprando tudo... tb tive fase de me lambuzar, mas estou decidida, pelo menos em fevereiro, a não comprar nada novo e a curtir bem o que tenho. Bjkkkk

    ResponderExcluir
  15. Oi...

    Tem selinho pra vc no meu blog, passa lá.

    www.beautybybabu.blogspot.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Post de utilidade pública!

    Se eu desconhecesse o método de re-prensar maquiagem, eu primeiro choraria, mas usaria do mesmo jeito hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Carlinha, adorei seu comment, se vc puder postar tb no Cogito ergo sum, agradeço muito!

    Olha, Carlinha, já tme muito tempo que os partidos deixaram de ser diferenciados por posicionamentos ideológicos fortes e consistentes. A definção que mais parece correponder à realidade dos partidos nos dias de hj é a de "máquina de arrecadr votos". Cada um, é sua maneira, faz o papel de arrecadar votos para subir ao poder, com laços cada vez mais enfraquecidos com a sociedade. (daí um dos pontos positivos do financiamento privado).
    Esse desinteresse por política partidária se dá não apenas no Brasil, valendo lembrar da queda do números de eleitores que iam às urnas nos EUA por exemplo, os números vieram a sofrer um boom com Barack Obama, boom que não havia mais conhecido desde Kennedy.
    Então, o q vislumbro, é uma mudança na maneira de fazer política. Qual será essa configuração no futuro não ouso dizer, pois não me embasei nesta análise, ainda que a previsão não caiba dentro da ciência política, q é ciência e não vidência.
    O q vc descreve é algo característico da sociedade brasileira, algo q está nas entranhas da nossa cultura, e td q é cultural é muito complicado de se mudar, dizem (li por aí, nenuma tese) que leva cerca de 3 gerações ininterruptas.
    O que acontece é q a corrupção é inerente à natureza humana, caso haja ambiente para isso, ela se instalará, e assim tem sido em inúmeros países, desenvolvidos e (principalmente) subdesenvolvidos).
    O problema é um só e é claro: a falta de punição. Td o mundo faz o quer, como quer e nada acontece, então pq não fazer?
    O resultado é a falta de confiança q se instala na sociedade, e é assim q o povo brasileiro vive hj: não confia no governo, não confia na polícia, não confia no pedreiro, não confia no médico, não confia no vizinho, e por aí vai. E acaba tomando atitudes moralmente inaceitáveis por, frequentemente, acreditar q "o outro tb o fará, então pq não farei eu?"

    Carlinha, vc é engenheira Civil, né?
    Tô precisando de uma mão, de tirar uma dúvida, tem algum email pro qual eu possa te escrever?

    Bjs mil!

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda não precisei (re)prensar nenhum produtinho meu, mas é bom saber que se um dia eu precisar, já sei o método =]
    Coitado do poodle!! hehe
    Beeeijo

    ResponderExcluir
  19. Ahaha, gato preto é o must have!!! Pacco é meu tudo na vida!!! Quer dizer que vc tem um negão tb??? Eles são fofos né??? BJk

    ResponderExcluir
  20. Oi Carlinha!!!
    Eu compacto (ou re prenso... rsrs) minhas makes quebradas assim tb...
    Só uma vez não deu certo... foi num iluminador, que depois de prensado, virou pedra!!! hahaha
    Bjos.

    ResponderExcluir
  21. Oi Carlinha, to fazendo sorteio la no blog.
    To esperando vc lá. bjokas

    ResponderExcluir
  22. Nossa ficou otimo!! deu um tchan c o papel absorvente ficou com umas bolinhas!!
    otimo post!!
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi querida, muito obrigada.
    Cheguei bem sim =D
    Só estou com aqueles efeito de avião, ressaca a pele, cara ótima e correndo aqui para responder os comentários.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Oi Carlinha!Gostaria de agradecer de coração pelo carinho e pelas palavras,realmente eu to muito triste mas to tentando ser forte,muito obrigada!
    Ainda nao precisei recompactar as minhas,mas eu ja tinha uma ideia de como fazer,mas no seu passo a passo ficou parecendo super simples,diferente do que eu ja tinha visto,adorei!Parabens pela dica,beijaooo

    ResponderExcluir
  25. Uma vez quebrei uma sombra e joguei fora... aff, deveria ter feito o que vc fez!

    Tem um selinho pra vc no meu blog!

    beijos

    ResponderExcluir
  26. Q maaaaaaaaaaaximo! Ameeeeeeeeei o post! As dicas são otimas!

    Seu blog está 10 linda!

    Bjocas de sua mais nova e satisfeita seguidora!

    ResponderExcluir
  27. Samantha, eu fico feliz que mesmo para quem conhece o blog faça algo - divertir, nem é a pretensão, acho legal só o fato de passar o tempo, então me sinto lisonjeada, obrigada! Beijos!

    Patricia, você viu que legal a textura. Dá até vontade de fazer com o papel higiênico do cachorrinho, pena que a qualidade não seja compativel, se molhar desmancha! Agora que dó da make, por isto tenho dó de passar algo em cima da sombra pura. Uma vez usei água numa da Avon e ficou uma casquinha em cima que tive que raspar... Talvez resolva com você também! Beijos!

    Vanessa, eu vi seu vídeo do iluminador. Eu já até tinha tirado estas fotos, que pena que com ele não deu certo. :(
    Beijinhos!

    paraiso (Ste), pois é, isto do "agora posso" é o melhor. Inclusive, como disse, levei os meus na viagem se sujeira na frasqueira! Beijocas!

    Day, se eu não soubesse como prensar também teria jogado fora e comprado outros... Mas, não seria possível com o bronzer, que deixou de ser mosaico. :(
    E eu sou desastrada, então por isto quebrei, espero que você se torne menos que eu... Beijinhos!

    Cris, yeah! Graças aos blogs! Beijinhos!

    Ivelise, como eu respondi lá para você, eu prefiro acumular tudo que tem FPS, virei meio maníaca disto! Estou quase indo nas Americanas procurar o da Maybelline! Beijinhos!

    Chris, eu não tenho é condições de usar nada quebrado, porque não suporto quando esfarela e suja a embalagem. Para ter uma idéia, mesmo sabendo que não é higiênico, assopro pozinhos soltos das makes e vivo limpando borda de creme, para estar sempre limpinho! Beijinhos!

    Milca, que bom que ajudei alguém! O primeiro comentário, finalmente de alguém que minha ajuda serviu de verdade. Beijinhos!

    Dáfni, você muito me lisonjeia amiga! Eu fico até sem graça de ser escolhida para o seu post, mas ao mesmo tempo tão feliz, que nem vou fazer doce hoje!
    E quanto a Lancome, agora sempre que vejo, me lembro de você, que já aprovou as miniaturas do My Lancome, eu ainda não tive coragem ($$$), entende? Beijinhos!

    Tielen, que bom que ajudou, por coincidencia tem um Vult aí no meio... Boa sorte e beijinhos!

    paraiso (Ste), viu? Mas, eu sei que seu caso é bem diferente, eu levaria bem vazia a frasqueira! Espero que volte lotada! Beijos!

    Carol, que pena que não vi que você tinha coisas quebradas lá, eu tinha feito pra você mas, pelo menos agora você sabe! Te amo, beijos!

    ResponderExcluir
  28. Karen, é verdade, pois eu ótimo post sobre auto controle ante a maravilha do mundo das makes combina bem com esta de "salvar" nossas makes quebradas e termos nossos produtos que custaram nosso dinheiro, sendo caros ou não, ressucitados! Beijos!

    Barbara, obrigada, vou lá ver! Beijos!

    Malu, se eu desconhecesse também usaria quebrada até ter grana para comprar uma nova igual! Eu me conheço! Mas, ainda bem que conhecemos! Beijinhos!

    Cris, como eu disse no seu blog:
    Cris, cheguei em casa tarde, mas vi sua resposta e ficou feliz, vou voltar amanhã e posto lá no outro blog sim - antes vou corrigir o português, eu me empolgo em comentários e acabo não revisando antes de postar.
    Não consegui vir antes porque lá na pref. não abre blogspot.
    E hoje, como estou super cansada só vou deixar meu e-mail: salgueirocarla@gmail.com
    Ah, sou engenheira civil sim!
    Beijos!

    Amorinha, tomara que NUNCA precise! Mas, pelo menos você sabe como salvar, ao contrário de algumas amigas (e eu antigamente) que tinha secar as lágrimas e usar assim mesmo (ou comprar outros)! Beijinhos!

    Karen, na verdade eu tenho dois gatos pretos: o Habibi, que quer dizer Querido e a Ayuni que quer dizer Meus Olhos (como se fosse minha vida) em árabe! Beijinhos!

    Aninha, acho que o mal é iluminador então, porque a Vanessa que comentou aí em cima também não foi feliz com o dela! Beijos!

    Dea, já estou concorrendo! Obrigada por avisar, beijos!

    Jana, o papel fez a diferença no acabamento né? Pelo menos compensou a sem gracisse da ausencia do mosaico! Beijinhos!

    paraiso (Ste), que invejinha de você, ainda viajo sem ser para o Paraguai também! Beijos!

    Emanuelly, foi de coração, espero que fique bem! Que bom que mesmo conhecendo gosto, fico muito feliz! Beijinhos!

    Nana, da próxima, que espero não aconteça, você já sabe! Beijos!

    Vivian, seja bem vinda, obrigada por virar seguidora, vou te fazer uma visinha logo, logo! Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Eu não acredito q só hj li esse post! Meninaaa, qtos produtinhos ótemos eu já perdi... E um dia desses meu blush queridinho caiu (sim, sou desastrada!) e se despedaçou. O q q eu fiz? Fikei usando assim mesmo, até q agora n resta mais quase nenhum pozinho e eu vou ter q comprar outro :( Se eu soubesse desse turque antes...
    Pelo menos agora nunca mais perderei maquiagem fácil assim =D
    bjs

    ResponderExcluir
  30. Izabel, que pena que não conheceu o truque antes. De qualquer forma, espero que não precise nunca mais, mas pelo menos agora você já sabe consertar. Beijos!

    ResponderExcluir
  31. UAUUUUUUUUUUUUUUUU ... amei!!! Lilillililiiiiiii..

    ResponderExcluir
  32. Bety, haha! Autosuficiencia até nas maquiagens quebradas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Carlinha, ficou perfeitooo!
    Obrigada
    beijo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...