6 de outubro de 2010

Esmalte Flocado – Faça você mesma

Preciso confessar que, se é que ainda não foi percebido por quem lê este blog, eu tenho um lado hippie/artesão enrustido que de vez em quando sai do armário… Adoro trabalhos manuais, já me aventurei pelo tricô, crochê e bordado (este ultimo customizando roupas na época que fazia aulas de dança do ventre).

E não é segredo que amo brilho. Costumo brincar, quando alguém me pergunta sobre o que poderia me dar de presente, que um saquinho de lantejoulas já me faz feliz!

Daí que quando entro em uma loja (no caso em questão foram duas, uma a Konnen, que já falei aqui e uma outra lá na 25 que só vende artigos para festas/fantasias) e vejo estes brilhos, meus olhos brilham e meus dedos coçam…

Esmalte Flocado - Ingredientes

Apesar de já ter desde o ano passado um vidrinho do, tão falado agora por muitas, esmalte flocado, e eu nem sabia que o nome era este (veja AQUI), resolvi que tentar fazer uma cópia em casa não seria má ideia… Ainda mais se eu pudesse brincar com brilhos mais um pouquinho.

Os ingredientes:

Como deu pra ver na foto, usei dois tipos de flocos:

1) No potinho com tampa tem o brocal, que é uma espécie de glitter grande e irregular - não muito apropriado, já que o esmalte flocado, apesar de ser formado por brilho de formato semelhante, tem a textura mais fina, mas trouxe mesmo assim, afinal o que importa é a experiência e queria ver no que ia dar!

2) No pacotinho da Konnen, encontrei estas “escamas”, que parecem papel celofane picado, com brilho furta-cor e muito parecido com a ausência de espessura dos flocos do esmalte em questão.

E, como “elemento de ligação”, não arrisquei com nenhuma base transparente, preferi usar esmalte com glitter “de fábrica” para ser a base das misturas. Para quem não viu, ou não lembra, algumas vezes que fiz misturas com brilho que deram errado por culpa do esmalte podem ser vistas AQUI e AQUI.

Esmalte Flocado - Antes e Depois

Daí que colocando os floquinhos nos vidrinhos com esmalte com glitter e misturando bastante obtive os flocados customizados!

Esmalte Flocado Customizado

Agora só faltava experimentar nas unhas, vamos ver como ficou?

“Flocado” de brocal

Flocado Brocal e Lagoa Azul

Como tinha previsto, a mistura (brocal mais Lagoa Azul da Impala) ficou bem longe de ser um esmalte flocado. Quer dizer, olhando parece que é, mas passando a mão dá para sentir que a textura da unha pintada ficou grossa, porque o brocal é um brilho gordinho, ao contrário do flocado que tem acabamento liso. De qualquer forma, gostei do resultado final e acho que deve ficar bem legal em cima de algum esmalte preto.

“Flocado” celofane 

Flocado Celofane e Glitter Ouro

Já esta mistura com floquinhos de celofane, tinha mais chances de dar certo. Mas aí, claro que eu tinha que meter meu dedo podre e escolher o glitter errado. O glitter Ouro da Impala, apesar de não ser forte, acabou pesando um pouco e comprometendo o acabamento limpo que poderia conseguir se fossem só flocos em uma base transparente.

Ainda assim, ao passar os dedos por cima da pintura, não se sente quase nada do flocado, como deveria ser. Apenas do glitter, claro, que se fez mais presente do que o desejado.

Por causa do glitter, que compromete a cor de fundo, acho que vou usar esta mistura apenas com algum esmalte no mesmo tom, um cromado dourado quando quiser um brilho diferente.

E fica aí, mais uma prova de que misturinhas não é só tentar conseguir novas cores. Pra mim valeu a brincadeira!

Experimente! Smiley piscando

22 comentários:

  1. gostei desse celofanado!
    tem uns esmaltes furta or por ai, com ele deve dar um efeito legal!

    ResponderExcluir
  2. eu adorei o verde, será q ficaria legal passando um branco por baixo?!
    bjnssss ♥ ♥ ♥
    Luíza
    http://jornaldaluluteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não sei se vou dar conta de fazer! Mas tb quero tentar!!!!

    Vc sabe se tem algum esmalte nacional pronto assim?

    Tb não sabia como se chamava flocado! rsrsr

    Beijos
    Hellen

    http://bonitete.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei mais do primeiro!
    Vou ver se acho por aqui pra tentar fazer igual.

    Beijos flor!

    ResponderExcluir
  5. Vc sabe que assim pelas fotos ambos parecem tão legais..mesmo o primeiro dando essa impressão de ser mais grosseiro...mas...penso que escolheria o segundo (dourado) no fundo azul ficou linda a combinação, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Brincando de alquimista, né Carlinha? Eu gosto também, mas não tenho o menor jeito!

    O legal seria tentar com outras cores do celofane, mesmo com esta base glitterosa... o que acha?

    Ficou legal sim!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Carlinha!

    Achei interessante a idéia, o azul ficou lindo, mas como vc disse, a textura deve ficar meio prejudicada. O negócio é esperar que lancem mais esmaltes flocados. Infelizmente as "tendencias" demoram um pouco pra chegar aqui né, como os holograficos, que só agora que estão sendo apresentados (acho que voce mostrou alguns nos posts da beauty fair).
    Faz tempo que eu não comento, mas to sempre aqui no blog.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Mulher! Muita genialidade... hahaa
    Adoreeei o flocado de brocal!!!
    BjoO

    ResponderExcluir
  9. OI Carlinha, vc tem cada idéia, né? rs
    Valeu a tentativa.
    Eu gostei mais do primeiro
    beijinhos

    ResponderExcluir
  10. aquele flocado ali parece ser mais legal, pena que a avon nao faz esses esmaltes..

    ResponderExcluir
  11. Oi Carlinha,

    Eu adorei o com brocado! rs Algumas marcas internacionais tem feito esmaltes assim ja!

    Ja a segunda opcao eu nao gostei pq nao sou chegada a dourado e realmente o glitter ficou em excesso e apagou o flocado que vc adicionou. Vc podia tentar com uma base ne? Ou com um esmalte com menos glitter...e como a Dafni disse, vc poderia tentar com novas cores.

    Penso que nao sei o pq da demora de outras marcas brasileiras criarem os flocados pq nao sao tao caros como os pigmentos holos.

    Como sempre adorei suas criacoes....primeiro absinto, com glitter...uma alquimista mesmo! rs

    Bjao

    ResponderExcluir
  12. Acho lindos esses apliques, esmaltes e cores e acho lindo uma mulher com unhas bonitas. Não se pode esquecer, entretanto, a necessidade de preservar a saúde das unhas. Às vezes certos esmaltes contêm substancias problemáticas tais como acetona, formaldeido, tolueno, cola etc... que deterioram as unhas.
    Não sei se você sabe, mas existem os esmaltes, cremes e removedores da linha Ecrinal da França, especializada e líder de mercado de tratamento das unhas fragilizadas e deterioradas. ate no caso das unhas roídas, e o único que não sai na água O acabamento e simplesmente glamouroso como a origem do produto, produzido em Mônaco, na Rivieira Francesa .
    consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda ):
    www.ecrinal.com ( francês e Inglês )
    www.asepta.com ( da França )
    www.asepta.com.br ( no Brasil )
    a Época Cosméticos no Rio, Farmácia Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet. (dermexpress, dermatan, pharmaweb,...

    ResponderExcluir
  13. Carlinha, amei!!!Me lembro uma vez qdo vc disse que começou "inventar" e o gliter desbotava, e me identifiquei de cara hahahahah, bjs, Va.

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei dos dois. Mais gostei mais do primeiro, ficou beem diferente dos glitters "normais" por assim dizer. A perua dentro de mim chora glitter so de ver essas criações!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, pra mim ficou o verdadeiro esmalte flocado nacional hehehe. Amei o “Flocado” de brocal. O 2º não gostei muito, não.
    Vc manja muito dessas misturas. Parabéns pela criatividade.
    Bjoo

    ResponderExcluir
  16. Manoela, o celofane é furta cor e o Lagoa Azul também, talvez misturando eles tivesse funcionado legal. Beijos!

    Luiza, branco? Não sei, não. Prefiro brilho em cima de fundo escuro. Mas quem sabe? Acho que posso brincar com isto, né? Uma grande ideia, beijos!

    Hellen, nacional ainda não tem nenhum, infelizmente. Beijos!

    Vanessa, ok!

    Day, também gostei mais dele, só que o brocal não é flocado. É outra coisa, que nem por isto deixou de dar um efeito diferente, né? Beijinhos e obrigada!

    Paula, parecem iguais pelo formato. Já o segundo, continuo preferindo em cima de ouro, por causa do glitter que ficou forte demais pro meu gosto. Se tivesse menos dele também acho que ficaria ótimo em cima de um fundo preto. Beijos!

    Necessaire, obrigada, beijos!

    Dáfni, o problema deste celofane é que ele não é tão baratinho assim, este pacotinho custou quatro reais, fiquei com medo de comprar muitos, que daí custaria caro, e depois não conseguir nada com eles. Quando voltar na 25, agora que sei que funciona, comprarei mais.
    Beijos!

    Bruna, falou tudo, esperar é a solução. Quer dizer, enquanto isto dá pra ir tentando chegar perto. Se não der certo pelo menos rende uma boa distração. E obrigada pela presença, mesmo sem comentar sempre! Beijinhos!

    Nanna, obrigada, beijos!

    Dea, o primeiro ficou melhor mesmo, acho que por causa do glitter que usei. Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Avon, pois é, poderiam fazer, né? Beijos!

    Vanessa, poderia tentar o celofane com esmalte com menos glitter. Infelizmente com base sempre decanta e nunca dá certo. E quanto a tentar com novas cores, com certeza, só preciso ir à lojinha que fica lá na 25 novamente. O que não costuma ser uma constante na minha vida.
    Agora quanto às marcas não investirem em flocados, não sei dizer também. Eu acho que eles acham as brasileiras pouco ousadas. Só agora que estamos tendo glitter forte e cores diferentes... Daqui a alguns anos quem sabe, hehe! Triste mas verdadeiro. Beijinhos!

    Va, pois é com base desbota mesmo. Só dá certo, ou mais ou menos certo, quando se usa glitter pronto. Devem ser uma composição diferente neste tipo de esmalte. Espero descobrir um dia! Beijos!

    Nay, a mistura com brocal ficou bem diferente do comum, nem flocado, nem glitter normal. Eu gostei também. Beijos!

    Flávia, obrigada pelos parabéns. Fiquei rindo com o “verdadeiro flocado nacional”! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  18. ei amiga, tu consegues cada coisa olha.. queria ter tua criatividade! Eu nã sei se foi aqui ou em outro blog que eu vi, uma historia de unhas rendadas.. tipo, recorta um pedacinho de renda e cola em cima do esmalte... vc ja fez? lembro que tinha achado bonito, mas não sei se ia ficar "repuxando" sabe?

    enfim... beijos!!

    ResponderExcluir
  19. Tami, de blogueira próxima de nós duas que fiz a unha rendada, que eu me lembre, foi a Ruiva de Minas. Ficou uma gracinha!
    E criatividade é algo que de vez em quando aparece pra todos. O que não podemos é deixar a oportunidade ou a preguiça deixarem ela ir embora.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  20. muito lindo mesmo, eu fiz em vermelho e ficou perfeito o vermelho ficou lindo ....

    jetem brigadão adorei os esmaltes bjinhos em todos do blog .....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...