11 de julho de 2017

Tô de Cacho: Oleo de Umectação Vegetal

Já falei aqui que desde que comecei a usar produtos para cabelos cacheados e experimentei pela primeira vez o esquema de limpeza do tipo co-wash - apenas com condicionador - eu procuro produtos finalizadores que sejam liberados para este processo.

E foi assim que conheci, também na Beauty Fair do ano passado, os óleos de umectação da linha Tô de Cacho da Salon Line.


Do tipo multi uso, eles são 100 % vegetais e servem para muita coisa: umectar os cabelos a noite antes de dormir, misturar no creme de hidratação para dar uma turbinada no tratamento, colocar no borrifador no day after (dia seguinte da lavagem), usar nas pontas dos cabelos como finalizador ou, como eu prefiro, misturando com o creme de pentear. Já usei com o creme da linha Tô de Cacho Crespo Divino e agora misturo com o Creme para Pentear de Coco - Meu Crespo Pira!

Na primeira resenha da linha ainda usava shampoo e não ligava para os silicones, aí conheci estes óleos vegetais e vi que poderia ir substituindo os produtos de sempre para outros liberados!

São várias combinações na linha: Rícino Puro, Blend de Argan com Coco e Manga, Blend de Girassol, Oliva e Coco e Óleo de Coco Puríssimo.


Comprei estes dois últimos para mim e minha irmã (que tem cabelo liso com pontas loiras e acaba usando os mesmos tratamentos que eu - leia-se disponíveis no banheiro, rs) e funciona!

O Óleo de Coco Puríssimo, tem apenas de diferente do óleo de coco de cozinha que também pode ser usado no cabelo, fragrâncias para deixá-lo mais cheirosinho.


Da mesma forma, em temperaturas amenas ele fica sólido e precisa de banho maria ou uns segundo de microondas para voltar a forma líquida.

Por pressa e preguiça, este acabou sendo praticamente utilizado só pela minha irmã. E o fato de o produto ter chegado ao fim, significa que foi bem bom para o cabelo descolorido dela, né?

O que eu mais usei e ainda uso, porque para misturar no creme de pentear bastam umas duas gotas para não pesar - e ainda tem o fato de meu cabelo ser curto - foi o Blend de Óleos de Girassol, Oliva e e Coco porque eles estavam sempre prontos (derretidos, rs) para usar!


Usei umas duas vezes só como creme de umectação. Mas não tenho muita paciência para ficar aplicando produto no cabelo e massageando fora do banho (exceto a finalização depois de lavar).

Porém o fato de usar quase todos os dias, um pouquinho só, aliado ao creme de pentear a técnica de no poo, eu praticamente não senti necessidade de parar no meio da semana para fazer hidratação com máscaras nos cabelos.

Parece que o fato de estar sempre umectando os fios de pouquinho em pouquinho tem funcionado.


Também eliminei com ele a necessidade de usar silicones misturados com o creme de pentear. Estes óleos vegetais cumpriram o papel de dar aquela selada nos fios que eu tanto gosto.

Nenhum deles oferece proteção térmica que os silicones de finalização oferecem, pelo contrário, fica o alerta que, se a ideia é secar o cabelo com secador ou chapinha, os silicones ainda se fazem necessários para proteção (mas existem versões solúveis e liberadas que já experimentei e prometo mostrar aqui depois).

Mas a ideia dos óleos de umectação e dos óleos vegetais é que justamente por serem absorvidos pelos fios, eles tratam - e cada óleo vegetal tem sua propriedade. Os silicones, ao contrário, não são absorvidos, formam uma película e apenas protegem e embelezam os cabelos.

Não estou condenando nenhum, mas se você sabe para o que serve cada um e a necessidade de seu cabelo, você não compra gato por lebre.


Os ingredientes do Blend de Óleos estão acima para verem que eles tem somente óleos vegetais, fragrâncias e conservantes na composição. Custam cerca de 10 reais é um valor que vale muito a pena pela multi funcionalidade de um produto destes na prateleira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...