17 de abril de 2011

O óleo Moroccanoil não é "puro" e contém silicones!

Um post a título de curiosidade com um título que já explica tudo - nem precisaria escrever mais nada!

Mas antes de começar a encher isto aqui de linguiça, deixa eu avisar que a dona da descoberta não sou eu, devo todo o crédito à Vicky que sempre que comenta (como o fez aqui) acrescenta MUITO nesta minha vida de gente que ama e acredita em cosméticos!

De quebra ela deixou o link do site que vende o puro (literalmente) ouro do Marrocos: http://www.arganoilandmore.com/Golden-Argan-Oil-pure-and-organic-p/ga002.htm e pelo que li, entrega no mundo todo e aceita PayPal.

Mas, voltando ao famoso Moroccanoil, que já veio oficialmente pro Brasil, vejamos os ingredientes:

Bom, não sou farmacêutica ou coisa que o valha (no bom sentindo) e nem pretendo fingir que sou, mas já li o suficiente na minha vida pra saber que Cyclometicone e Dimethicone são silicones.

Também já aprendi que, quem respeita (acho que há uma lei pra isto) a descrição de produtos cosméticos e afins, obedece uma ordem na hora de descrever os componentes. E este parece ser o caso, senão o Argan Oil, o elemento astro do produto, viria em primeiro lugar (veja a foto), sendo, no exemplo, os silicones os principais elementos deste elixir mágico para as madeixas!

Sobre silicones: eles são do mal?

Não vamos condenar os coitados dos silicones, como eu mesma já fiz, eles podem ser prejudiciais se você pensar que eles vão acumulando nos fios formando um filme sobre eles. Porém, alguns cabelos (como os meus, por experiência), se ficam totalmente sem silicones, ganham  aparência de secos.

Mas tenho que usar com moderação. Moderação esta que só com a prática diária fui adquirindo. Percebo que são mais do que necessários em dias úmidos e totalmente dispensáveis em tempo seco e/ou de muito calor (exclua o cenário à beira-mar).

Outra coisa que aprendi no evento que aconteceu no Centro Técnico da Schwarzkopf,  foi que silicones são ótimos para serem usados antes do secador, chapinha ou baby liss, exatamente por ficarem sobre os fios e protegerem (e dissiparem) o calor que pode queimar os cabelos.

Usando o óleo Morroccanoil, o que achei?

Bom, já mostrei que ganhei este simpático vidrinho no estande da marca lá na Hair Brasil. Foi ótimo pra eu formar opinião sobre ele e, claro, ver como funciona no meu cabelo.

Usei de dois modos:

  1. Mesmo sabendo que poderia dar errado, pois cabelo crespo, como o meu, precisa de um creme para dar peso e sustância na matéria, definindo os cachos e eliminando o volume descontrolado, arrisquei a usá-lo “puro” nos fios úmidos e deixei secar ao léu. Como esperado, meus fios não formaram as ondinhas que o mantém no formato aceitável da vida social, mas ficaram sim, bem macios e gostosos ao toque.
  2. Diante da primeira experiência “não tão boa” (que fique claro, por causa do meu tipo de cabelo), agora estou usando-o misturado com um creme para pentear da Seda (resenha em breve sobre o kit que ganhei), que ficou muito turbinado e gostoso. Deixando os fios, além de controlados, com um brilho difícil de conseguir em cabelos cheios de molinhas.

Algumas considerações com a experiência:

  • Apesar de ter silicone(ou talvez por isto mesmo), o tal do óleo marroquino da marca Moroccanoil é “bem bom” e potente. Tanto que afirmo que arriscaria pagar por um vidrinho do tamanho original para deixar sempre disponível no meu banheiro.
  • Mas ele dura bastante (leia-se: um pouquinho é mais do que suficiente) e meus módicos 10 ml renderão uns bons meses sem eu me preocupar em repor o estoque.
  • Cabelos lisos que não precisam de creme para definir, mas agradecem um produto de acabamento para melhorar a textura, com certeza, vão se beneficiar deste produto também, pra usar com ou sem chapinha. Haja vista as muitas resenhas elogiosas na blogosfera.

Pra terminar, já que falei em silicones e chapinhas, o óleo marroquino, extraído da árvore de Argan, é um óleo vegetal (viram como sou “inteligente”?) e, na faculdade da vida (mais uma vez: não sou técnica em nada relativo à beleza), aprendi também que óleos vegetais, apesar de amigos da natureza, não são indicados como protetores térmicos dos fios. Pelo contrário, tal e qual óleo de cozinha, eles podem fritar as madeixas. Eu acho que faz sentindo, me corrijam se eu estiver errada! O_o

Então, (eu) concluo (desde o título do post) que a tal da fórmula idolatrada do momento, é uma mistura de ingredientes e, pela lógica, não é “pura”, mas tem suas vantagens. Porque, empiricamente falando, meu cabelo aprovou – acho que, no fim, é isto o que importa!

41 comentários:

  1. Bom, se o seu cabelo aprovou, é o que importa pra mim tbm!
    Mas bom saber que não é um óleo puro... pensei que fosse.
    Ótima resenha. Bjo

    ResponderExcluir
  2. OI Carlinha!!!
    Ótimo post. Como usuárias de cosméticos devemos aprender a desenvolver um olho mais clinico e observador sobre os produtos que consumimos. Ler rótulos e saber pelo menos basicamnete sobre principios ativos é fundamental para sermos consumidoras mais conscientes.
    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  3. Oi Carlinha tudo bom?

    Well, infelizmente a versão normal acreito que "pesou" um pouco em meus cabelos, fazendo com que eu desanima-se.
    Porém está semana eu utilizei após uma shampoozada e gostei.

    Acredito que é super importante é saber usar.

    Continuo achando o OROFLUIDO 1.0000 Vezes melhor, mas vou comprar a versão light

    Ah meus cabelos são loiros (pintados) e finos .

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho a máscara de 500 ml, que está no finalzinho e gosto muito, hj mesmo usei para hidratar depois da pintura. Nem olhei os ingredientes. Mas eles anunciam que o produto é puro??? Se fosse, seria ainda mais caro do que já é, pois pelo que li não é tçao fácil extrair esse óleo. O teste empírico cada uma deve fazer e tirar suas conclusões né? O meu com a máscara foi ótimo! bj

    ResponderExcluir
  5. Oi Carlinha!
    Amo posts polêmicos!
    Eu sou louca pelo Moroccan oil, comprei uma máscara de 500ml ano passado a restorative e comigo também deu certo. O óleo nunca usei, mas ouço falar muito bem tbém ;)
    É sempre bom saber um pouco mais sobre as coisinhas que amamos néam? Essa estória de proteção térmica e óleo vegetais eu não sabia.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Carlinhaa, eu amo o oleo! Mas uso o light pq meus fios são finos demais e descoloridos!
    Nunca nem li o que tem nele, mas uso depois de lavar os cabelos e os fios amanhecem lindos!!rs
    Adoro tbem o leave in! Uso o styling Cream , mas tem um tbem pra cabelos cacheados, imagino que fique bem nos seus cabelos ! O meu fica super domado, sem nada de fios arrepiados...
    Enfim, acho que os moroccan, valem a pena...tomara que o preço no brasil nao venha tão alto...

    Bjo!

    ResponderExcluir
  7. Valeu menina! Vivendo e aprendendo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho a máscara de 500ml e amo de paixão..
    Passa lá no blog depois!! Tem esmalte da semana com caneta para unha..
    Bjosss

    http://blogamodaantiga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. tinha visto em algum lugar q nao era puro tb...

    Meu cabelo é ondulado/cacheado de leve , e super oleoso, quase n uso condicionador p vc ter ideia!( comprei a versão da vita a com silicone e uso nas pontinhas fica mto bom!)
    ao ver o precinho nao mto amigo deste produto até mesmo no ebay, fui procurar outras versoes...
    Acabei achando uma versao mto mais interessante diretamente vinda de Israel, e já simpatizei, pois minha descendência é de lá mesmo.

    Resumindo, comprei o oleo puro por 10 dolares com frete direto de Raanana Israel.
    e vai o link
    http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&_trksid=p4340.l2557&rt=nc&nma=true&item=250802272877&si=pBHNpz7Jgb6x9dmT3l2iFa0E%252B7o%253D&viewitem=&sspagename=STRK%3AMEWNX%3AIT

    bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, a compra é segura? como foi feito o pagamento? Não estou conseguindo nentrar neste link, será que está certo? Obrigada!
      Bj
      Tati

      Excluir
  10. Tem tanta gente testando que eu já to com vontade.
    Saudade fía, quanto tempo!
    Beijoca
    *;

    ResponderExcluir
  11. Oi Carlinha =)
    Nada a ver com o assunto(tbm AMO esse óleo danado de cheiroso,mas que pensava ser só o de Argan msm, O-O )mas vi que vc respondeu minha dúvida no post da Karen,do Batom da fulana...e eu tenho o UP the Amp,e nimim num fica daquela cor leeeeenda,que nhaca esse negócio de tom de pele,mas obrigada pela resposta!!

    Bjoo

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela citacao, Carlinha. :) Cheguei levar um susto quando entrei e vi meu nome lá no alto.

    Como falei no outro comentário, eu prefiro o óleo puro porque eu uso na minha pele também, e com o silicone nao dá, nao é mesmo? Eu tenho um vidrinho com o óleo com silicone e é ótimo para domar os fios soltos, frizz. E é claro, meu cabelo é bem diferente do seu, é o que os cabelereiros chamam de "jeitoso", nao é completamente liso, tem umas ondinhas rsrsrs E é oleoso. Como eu nao gosto de secador, chapinha, modelador, nada disso, eu nao preciso de protecao térmica. Se quero meu cabelo super liso, durmo de touca mesmo :P

    Enfim, super recomendo, com ou sem silicone. Mas atencao que o óleo puro nao é cheiroso nao, parece um azeite meio fraco, mas o cheiro nao fica impregnado no cabelo ou na pele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vicky eu gostaría saber que oleo puro vc usa pois eu tb não uso secador chapinha etc...

      Excluir
  13. Oi, Carlinha!!
    Olha, vou te dizer que eu sou a maior fã da linha toda do Moroccanoil.... Tenho o shampoo,o condicionador, a máscara e o óleo (comprei tudo lá fora, quando acabar estou perdida!). Pra mim funciona muito bem, já que meu cabelo tem todas as químicas possíveis (relaxamento + progressiva + luzes). Usando o Moroccanoil, o cabelo fica muito macio e com uma aparência muito saudável...
    Como alguém aí em cima disse, espero que não chegue por aqui custando uma fortuna!!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  14. nossa que descoberta... eu doidinha pra comprar algo que não é puro ixiii. pela relação onde o nome dele se encontra tem pouca concentração do óleo e o que predomina é o componente que vem primeiramente escrito no rótulo!!! aff

    ResponderExcluir
  15. Legal, Carlinha, ter dado este alerta. Até porque tem gente que prefere evitar silicones, né?

    Ótimo post!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Faço tratamento anti-queda e anti-caspa com o Óleo de Andiroba, além de excelente para o corpo também é incrivel nos cabelos, realmente resolve ambos problemas e deixa o cabelo macio, sedoso e leve, basta aplicar nos cabelos deixando por 5 minutos antes do banho e pronto não precisa nem de condicionador!!

    Eficaz e resultado em 15 dias!!

    Para quem quiser é um cosmético 100% orgânico e natural da empresa Mixclub que fica em Santana!

    Bjos e deixo ai minha dica!

    ResponderExcluir
  17. Minha tia passou uma temporada no Marrocos e eu pedi pra ela trazer. não me aguento de curiosidade. segundo ela a versão "originalmarroquina" é ótima, ela tbm tem cabelo ruim, como eu e adorou.se for bom mesmo, vou começar a traficar esse óleo, rsrs. Parabéns pelo blog, descobri por acaso e agora viciei. bjosss

    ResponderExcluir
  18. Olá... adoro seu blog e sou usuária do morocca, mas não vim para defende-lo. Quanto a nao ser puro sem ler a embalagem eu ja imaginava isso, pesquisei antes de comprar e varios lugares dizem que nao é puro... quanto a ter silicone, digo como vc mesmo disse, nao é esse bicho de 7 cabeças, se usado com moderação nao faz mal.Uso silicone desde que me entendo por gente e só ha uns 3 meses descobri "q nao é bom", mas meu cabelo adora! Comprei o meu depois de tanto bafafá, não me decepcionei, mas tbm nao achei tudo isso nao...meu cabelo é liso, fica macio e brilhoso com ele, legal, mas ele tbm ja me deixou na mão, fiz um banho d brilho( com tonalizante,olhe só) e o cabelo ressecou d+...chamei meu amiguinho morocca e foi a mesma coisa q nao passar nada, cabelo super áspero, ou seja, ele só resolve pra mim qdo estou com o "cabelo bom"... pra q eu quero algo assim? mas nao posso reclamar da maciez q ele deixa qdo meu cabelo ja ta legal...mesmo assim nao me arrependo de ter comprado (sou doida mesmo)beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá, Boa Tarde!
    Não tive problema nenhum com esse produto ..
    Ficou ótimo no meu cabelo ..
    Comprei no site da Tropic Imports..
    www.tropicimports.com.br
    O atendimento é muito bom e a entrega é mais rápida ainda..
    Recomendo para todos..

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo post! Adorei saber disso pois eu não sou adepta de silicones, pena que já havia comprado, mas pelo menos não usei e além disso comprei bem em conta, máscara + óleo saiu por 85 reais, vai ser fácil repassar. Um bj

    ResponderExcluir
  21. Flávia, o importante é que o “combinado” funciona, né?
    De qualquer forma, achei curioso este lance de ter silicones num produto chamado “óleo”!
    Beijos!

    Rosana, obrigada!

    Andrea, verdade, mas não só nos cosméticos, né? Alimentos, remédios, produtos de limpeza... Muitas vezes somos lesadas por não lermos as letrinhas minúsculas!
    Beijos!

    Letícia, obrigada pela contribuição falando sobre seu tipo de cabelo!
    Eu sou louca pra provar este Oro Fluido, mas achei caro e no dia da feira estava com a grana bem curta – ainda bem pro meu bolso!
    Beijos!

    Karen, eu tenho a máscara da tampa laranja e amo!
    Eles não anunciam como puro, mas também não avisam em alto e bom som o que compõem o produto. Achei legal compartilhar porque o nome é no mínimo engraçado “óleo marroquino” e não é o ingrediente principal do produto.
    Beijos!

    Lis, a máscara é mesmo muito boa. MoroccanOil is the new Kerastase!
    Mas, sobre o óleo, achei interessante compartilhar as informações do rótulo! Não que eu tenha odiado o produto, pelo contrário, mas, como disse, é no mínimo inusitado que o óleo de argan não seja o ingrediente principal, né?
    Beijos!

    Paty, sou louca para usar o resto da linha, acho que não é só o óleo de argan que a faz ser tão boa, porque adorei a máscara e, com certeza, ela tem muito mais ingredientes que o óleo marroquino!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Turquezza, e lendo também, rs!
    Beijinhos!

    Renata, também adoro a máscara!
    Beijos!

    Sam, obrigada pela sua dica! To usando um óleo na versão pura também e to adorando a versatilidade dele!
    Beijos!

    Fernanda, vale a pena testar, viu? Apesar de não ser óleo puro, ou talvez por isto mesmo, como tinha dito, é um ótimo produto. E a máscara também!
    Beijos!

    Cristina, por nada, mas tem que ver a iluminação. O meu up the amp as vezes parece mais um batom vermelho-vinho-cereja do que roxo.
    Beijos!

    Vicky, imagina, devia ter pedido autorização. Ainda bem que não se importou!
    Bom, depois que você ter me falado três vezes, eu vou arriscar a usar no rosto qualquer dia destes!
    Sobre touca, minha nossa senhora, quando eu era pequena, era meu penteado obrigatório de todas as noites!
    E, como você viu (estou atrasada nas respostas dos comentários), pude usar o óleo puro. Percebi que parece azeite mesmo, mas o bom é que não fica na pele depois!
    Beijos!

    Dani, também to ficando fã da linha, quero já comprar o shampoo e o finalizador (creme). A máscara super ajudou a não detonar meus cabelos depois de dois dias seguidos de coloração permanente!
    Valem mesmo a pena!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Gih, a predominância é mesmo do que vem primeiro, mas o importante é que mesmo desta forma, muita gente tem adorado o produto. Talvez a combinação seja mesmo boa!
    Tem que ver o que vale a pena, se não quiser um produto “não puro”, dá pra tentar as versões originais do óleo de argan que tem no eBay (link nos comentários) ou mesmo no Brasil, como postei esta semana (maio/2011).
    Beijos!

    Dáfni, obrigada pelo carinho. Também achei bom alertar. Eu gosto dos silicones, mas tem gente que poderia gastar dinheiro sem saber, né?
    Beijos!

    Thais, óleo de andiroba?
    Fiquei curiosa!
    Beijos!

    Anônimo, traficar o óleo é bom, hein?
    Eu também conheci a versão original marroquina e adorei!
    Beijos e obrigada pelo carinho, volte sempre!

    Natália, doida? Imagina! Cabelo é que tem vida própria!
    O meu não chegou a ficar detonado nos últimos meses (viva), mas sinto que se não tivesse usado a máscara numa ocasião que tive que pintar os cabelos por dois dias seguidos, só Deus sabe o que teria acontecido!
    Beijos!

    Ana, também não tive problemas com o produto, só achei legal divulgar que tem silicone no meio!
    Beijos!

    Elise, que puxa, nem pra testar? Eu também evito silicones, mas vi que com moderação é mais que bem vindo. Sem falar que tem o plus do óleo de argan no meio, né?
    Mas boa sorte com as vendas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. como que eu faço para ganhar uma amostra gratis do oleo de moroccanoil...Bjoss Isabelli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelli, eu ganhei a minha na feira, não sei como faz pra ganhar em outro local.
      Beijos!

      Excluir
  25. qual a diferença do morrocanoil oleo normal e do light? para quem tem madeixas loiras qual o que aconselham? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o MoroccaOil normal é light é que este último é mais leve, sendo que o que você deve levar em conta é a textura e a necessidade do seu cabelo.
      Se ele for fino e com tendencia a ser oleoso use o light, agora se seu cabelo precisa de algo mais potente, a versão original é a mais indicada, mas sempre com moderação pra não pesar nos fios.
      Beijos!

      Excluir
  26. Tem um Óleo da DEVA que é 100% mineral. Chama miracle e é incrível. Aliás, ao contrário do que muitas blogueiras dizem, esta marca é muito boa em termos de formulação....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nunca tinha visto ninguém falar mal da Deva, eu só não usei ainda porque não tive oportunidade!
      Beijos e obrigada pela dica! ;)

      Excluir
  27. Oi Meninas! Meu nome é Carolina Santos e sou técnica da Moroccanoil na região sul do Brasil. Estou pesquisando Blogs para ver a opinião de vocês sobre a marca. Gostei do post, achei bem interessante e algumas colocações bem feitas, porém, apenas gostaria de recolocar algumas informações. Quanto ao silicone, foi muito bem colocada por você a questão da maciez e emoliência do produto, porém, moroccanoil tem pouquíssimo silicone, e ele é utilizado na fórmula para manter o óleo natural líquido à temperatura ambiente, pois o óleo é extremamente grosso in natura. O segundo ponto é que ao misturar com um produto comercial como seda, você está adicionando uma quantidade de silicones muito superior, pois cremes como seda são em sua totalidade mais emolientes e tem uma proposta muito mais superficial no fio do cabelo. Não aconselho o uso de produtos comerciais misturados a profissionais, pois o efeito de um ou do outro serão diminuidos. Meu conselho pra ti é que uses o óleo que ganhou juntamente com o Leave in para cachos ( Creme intenso) para que possa observar um resultado legal no teu cabelo. Espero ter complementado! Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, obrigada pelas dicas!
      Eu comprei o leave in, mas o comum, não para cachos, da marca e amei. Pra falar a verdade ele é tão bom que nem senti necessidade de acrescentar o óleo, que já tem na formula, né?
      Beijos!

      Excluir
  28. Achei o cumulo uma LEIGA falar de uma marca tão forte como está. O que vc pensa ou acha é uma coisa, agora levantar certas especulações já é bem diferente. Acho que seu problema não é a questão do óleo ser puro ou não e sim questões de $$ pra comprar o produto e USAR antes de levantar falsos contra uma marca que até hoje só se ouve elogios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, se você pode perceber, até a representante da marca concordou que ele tem silicones. Não é levantar falsos, apenas dizer que além do óleo de argan, existem outros componentes na fórmula!
      Enfim, quanto a ter dinheiro ou não, esta questão não vem ao caso agora! Quem lê o blog e me conhece, sabe!

      Excluir
  29. em toda lista de ingredientes, os componentes que estão listados primeiros são os que estão em mais quantidade no produto. comprem apenas o óleo puro ou produtos que listam o óleo de argan primeiro pelo menos. procurem por óleo vegetais puros no google que encontram várias opções!

    ResponderExcluir
  30. sei que alguns se contentam em nao ter o oleo puro, mas se for pra comprar algo cheio de silicones eu prefiro dar cinco reais em qualquer vidro de silicone por ai...prefiro pagar um pouco mais e ter o oleo puro. com isto nao quero dizer pagar 300 reais como ja vi, mas algo razoavel. no sabao e glicerina por exemplo vende 100 ml por 30 reais se nao me engano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preço é difícil mesmo!
      Estou louca por um óleo puro que vende na Sephora, mas me preparando psicologicamente pra gastar 75 reais!
      Já tive um que era super barato que vinha do Marrocos, mas o revendedor sumiu!
      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...