10 de maio de 2011

Esmalte Gringo da Avon

Tá, assumo, pode ser exagero chamar esmalte argentino de “gringo”, porque sei lá né, os hermanos tão logo ali, mas… Não importa muito, brasileiro não é!

Comprei na lojinha da Avon, uma das muitas existentes em Buenos Aires. Apesar de trabalharem com sistema de catálogos, assim como aqui, achei legal poder visitar uma loja bem bonitinha (postei fotos aqui) que dá pra provar antes de comprar!

Um esmalte azul “bic” muito lindo e muito fácil de passar e, por incrível que pareça, apesar da cor, de limpar também! Durou bastante antes lascar e/ou perder o brilho. Não usei top coat e esta foto já era do terceiro dia de uso.

Você pode estar me achando doida por gastar tanta escrita pra mostrar um simples esmalte, mas, ao usá-lo, lembrei de algumas coisas que tenho aqui em casa e não precisam de muitas palavras depois que você olhar esta foto aqui:

Por acaso eu comparei Avon, que é o que tive oportunidade de comprar, mas acontece com quase todas as marcas que vendem no mundo todo e também por aqui.  Daí, a velha pergunta retorna: porque nós, que somos uma das maiores consumidoras de cosméticos do mundo, demoramos tanto para ter as mesmas novidades que o resto do mundo e, quando temos, com embalagens tão “pobrezinhas” perto das outras?

Será que só eu sou corrompida pela apresentação bonitinha dos cosméticos?

---

Algumas observações:

Costumam botar parte da culpa na ANVISA. Bom, não duvido, porque, por exemplo, a representante da Fina Flor, ao ser questionada sobre a ausência das bolinhas metálicas que ajudam a misturar os pigmentos dos esmaltes, tão comum nos importados, me disse na Beauty Fair do ano passado, que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que regula os cosméticos comercializados no país, simplesmente proíbe o uso de bolinhas de aço nos esmaltes.

Não duvido da proibição, mas, além dos preços abusivos, como os impostos (que talvez justifiquem a “pobreza” da embalagens, pois por aqui tudo tem um custo muito mais alto de produção), assunto que é melhor nem discutir agora, precisaria de um blog inteiro só pra isto, pensem na incoerência: os delineadores líquidos fabricados no Brasil podem ter (e há em muitos deles) as mesmas bolinhas misturadoras de pigmentos!

Vai entender, né?

---

A título de curiosidade: o esmalte da Avon dos Estados Unidos, segundo vidrinho da imagem acima, contém as tais bolinhas. Lá pode!

---

Update:

Como o Marvin questionou nos comentários, os esmaltes da Datelli possuem as bolinhas de metal. Eu nunca vi um esmalte da marca ao vivo e por mais que tenha pesquisado ( o que deu pra pesquisar de ontem a noite até agora pela manhã), não sei onde eles são fabricados. Mas me lembro de ter questionado à gentil representante da Fina Flor: “como pode ser proibido se por aqui existem esmaltes vendidos com as bolinhas dentro dos frascos?”. A resposta que ela me deu foi de que se os esmaltes vierem prontos eles podem ser importados já com as bolinhas que, neste caso, a ANVISA permite a comercialização. O que não pode é fabricar aqui no Brasil com elas dentro dos frascos.

Agora… se os esmaltes da Datelli, por exemplo, são fabricados no Brasil e vem com bolinhas dentro, só tenho uma coisa a dizer: “não sei de mais nada sobre o assunto”!

De qualquer forma, enviei um e-mail para o contato da Datelli e aguardo resposta.

27 comentários:

  1. Carlinha, vários anos atrás tinha, durante um tempo, uns esmaltes de embalagem bonitona nos catálogos da Avon. Eu cheguei a comprar alguns, eram bons! As cores eram muito mais sofisticadas que esses de hoje. Acontece que eram dessa linha mais "A" da Avon, o que tem hoje é so o da Color Trend (=linha vagabunda da Avon). Antes, tinha os dois tipos, e é lógico que o bonzão custava 5 vezes mais caro. Mas era muito melhor, mais bonitas as cores e o vidro era grandão (e a fórmula não engrossava com o uso, como acontece com esmalte bom).
    Aí, lógico, durou pouco. Blé pra Avon. ;)

    ResponderExcluir
  2. Ué, os esmaltes da Datelli tem bolinha de aço dentro.

    Comofas?

    ResponderExcluir
  3. Vai entender...em um país que pode tanta coisa absurda, deixa quieto senão esse comentário vai virar um testamento.

    Mas deixo aqui também minha revolta com algumas empresas que nos apresentam uma embalagem tão chinfrinhas, enquanto sabemos que por muito menos compramos produtos da mesma marca em outros países, com embalagens lindas de viver.

    Ótimo post!!!

    Beijinhos :)******
    www.saladamista2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Lindo! Fazer o que se a gente é deixada para trás. Quem sabe um dia eles acordam, e passam dar mais valor as consumidoras brasileiras.

    Estou amando todas novidades do seu blog, genial!

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  5. Eu tive um esmalte da Avon com esta 3 embalagem da foto, só quecom a tampa azul marinho. Comprei aqui mesmo através de revistinha em 19??
    Ele vinha com bolinha... O problema é que custou uns R$ 8,00 numa época em que Impala e Colorama ainda não passavam de R$ 2,00 e que Risqué ainda nem era tão conhecida. Acho que pararam de fabricar pois, devido ao elevado valor, muita gente não adquiria. Sei lá, talvez hoje em dia isso tenha mudado, ou não...

    Larissa Z*

    ResponderExcluir
  6. Nossa, a diferença das embalagens é gritante. A brazuca é a mais pobrezinha...longe!!!
    Conte para nós os próximos capitulos da bolinha no esmalte.
    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  7. Ja enviei varios e-mails para o avon questionando ,não só o porque das embalagens mia boca, como tambem porque aki o lançamento de certos produtos é tão demorado e nunca recebi uma resposta satisfatória!
    Cansei de questionar acho que o descaso vem porque no Brasil ,começando pelos politicos e seus juros absurdos impedem as empresas de dar um melhor tratamento aos seus consumidores!!

    ResponderExcluir
  8. Bolinhas ou não bolinhas? kkk, não sei! Eu sei que é uma pena não ter, pois alguns esmaltes estão decantando facilmente e as bolinhas poderiam evitar isso... To doida para usar o AVão hermano que vc me deu! bj

    ResponderExcluir
  9. Carlinha que linda a cor hein? ereamente tem um briho, na foto parecia até preto, mas na embalagem deu pra ver o azul

    mta sacanagem né, só a avon daqui que nao faz umas embalagens bonitonas né?

    Bjos, Denise

    ResponderExcluir
  10. A embalagem da Avon modificou a um tempo atras, elas era menorzinha e redondinha. Acho que para ficar mais parecida com a Risque sei lá.
    Mas aqui tinha a Linha A com esmaltes maravilhosos, tanto na qualidade quanto na apresentação. Mas com o custo super alto e pouca venda ele saiu de linha. Como varios outros produtos da Avon.
    Eu achei aqui nas minhas necessaires outro dia um lápis sombra retrátil da avon que de um lado era a sombra e do outro um lápis delineador, dessa linha "A". MAs com pouca venda ele sai do catalogo e não volta.
    Não precisa ir muito longe, a Avon lançou a pouco tempo a Linha Smooth Minerals e já a retirou de linha aqui no Brasil e assim muitas outras saem de linha...

    Uma Pena!!

    ResponderExcluir
  11. Já tive alguns esmalte nacionais que vinham com bolinhas.

    Não gosto muito da qualidade dos esmaltes avon

    ResponderExcluir
  12. Todos produtos da AVON gringa sao diferentes..embalagens lindas..sempre com novidades

    ResponderExcluir
  13. A verdade é que, pelo q bem me lembro, a Avon só começou a melhorar (e mesmo assim bem pouco) as coisinhas por aqui depois que os blogs de beleza começaram a reclamar, alguns anos atrás. Não sei se foi coincidência, mas calhou de acontecer assim mesmo.
    De qualquer forma, a coisa por aqui ainda está beeeem aquém da qualidade da marca lá fora.

    Infelizmente.

    ResponderExcluir
  14. Não tive nenhum esmalte nacional com bolinha, só gringo. Eu não faço muita questão.
    E não tenho nenhum esmalte da Avon, pq as cores são tão comuns... nunca compro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Realmente é revoltante, fiquei boba com as outras embalagens! Muito mais bonitas... e a paleta de cores deve ser o triplo tb...
    beijo!

    ResponderExcluir
  16. Vai entender esse pessoal. Eu lembro desses esmaltes da Avon acho que se chamavam Nailwear, eram bem mais caros e bonitos. Alguém se lembra de quando a Avon lançou uns esmaltes da Luiza Brunet? Se não me engano, eles eram foscos.

    ResponderExcluir
  17. Carlinha, nesses meus 2 anos morando aqui nos EUA, eu nunca vi esse esmalte da embalagem mais arredondada por aqui, ele deve ser bem antigo. Desde quando cheguei (no primeiro mes, fui num rodeio e tinha um estande da Avon dentro do espaco, deixei o marido com os bois e fui olhar os batons), enfim sempre vi essa embalagem quadradinha e achatada, o vidro todo quadrado sao os produtos de "tratamento". Dá uma olhada no catálogo novo: http://lmurphy9638.avonrepresentative.com/
    Se gostar de alguma coisa, eu acho que enviam para o Brasil sim, é só pagar o frete.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Pois estive a pouco tempo na argentina, e é diferente. Minha irmã trouxe algumas coisas da Avon do Japão e a qualidade de tudo é outra bemmm melhor, sem contar que produtos que seria meu sonho ter aqui. Pena...
    As bolinhas fazem uma falta imensaaa.
    Bjs
    http://terapiafeminina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Eu só queria coisas mais decentes pelo Brasil e embalagens melhores, adorei o da Argentina.
    E lá nos hermanos tudo é bem mais facil e mais barato...vale a pena pra quem nao consegue ir muito longe.
    beijos

    ResponderExcluir
  20. que lindo na Argentina tem uma lojinha da Avon,
    vi as fotos!
    :D
    é bom mesmo você ter essa opção de olhar o produto antes de comprar.
    adorei a cor desse esmalte, parece com um da Revlon, mas o preço deve ser mais em conta!
    :D
    beijos!

    ResponderExcluir
  21. Complicado... a ANVISA de fato delimita uma série de coisas, mas embalagem ser diferente por aqui por causa do custo? Sei não, acho que a Avon se prevalece dessa desculpa! É só lembrar dos itens que eles importam, ou dizem "produto importado" no catálogo... Por que então não importam os esmaltes também???

    Enfim, acho que a situação é complexa, nem tanto ao sol nem tanto à terra... O país é uma merda para uma série de coisas, mas acho que a Avon também não tem interesse (não sei porque) de trazer os mesmos produtos pra cá que são comercializados na gringa...

    Beijos Carlinha!

    ResponderExcluir
  22. Dáfni, pelo que eu tenho visto, a AVON leva para o Brasil o que está sendo descontinuado em outros países... Tudo que lancam no Brasil já existe aqui nos EUA há muito tempo, e em poucas semanas somem dos catálogos.

    ResponderExcluir
  23. Renata, este esmalte era mesmo um pouco mais caro que os esmaltes daqui, mas acho que eu não ligaria de pagar um pouquinho mais caro pra ter melhor qualidade. Infelizmente eu acho que o povo que compra Avon no Brasil, tirando as meninas que lêem blogs, não costuma investir em produtos linha “A”, fazendo assim a marca tirar de linha, só pode!
    Beijos!

    Marvin, a Datelli me respondeu por email (te encaminhei) que a marca não coloca bolinhas nos seus vidrinhos e que eles são produzidos no Brasil.
    Vai entender?
    Eu acho que a culpa é mesmo da Anvisa. Beijos!

    Eloá, embalagem encanta tanto, né? Tambem fico possessa com a falta de capricho de algumas embalagens que trazem pra gente!
    Beijos!

    Franci, amém!
    E obrigada pelos elogios ao blog!
    Beijos!

    Larissa, talvez a razão seja esta mesma, o maior público da Avon, por exemplo, não paga mais por um produto melhor. Prefere o mais barato.
    Tomara que mude, porque com os blogs a gente consegue fazer ver que vale a pena. Mas só se for só um tiquinho mais caro. Não precisa ser oito reais, né?
    Beijos!

    Andrea, conto sim, penso em escrever num post exclusivo sobre a polêmica, mas adianto que a empresa respondeu o e-mail informando que não coloca bolinhas nas embalagens. Das duas uma, ou não colocam mesmo, ou ficaram com receio de assumir, porque falei que era duvida de um blog, por realmente ser proibido pela ANVISA!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Kezia, também enviei emails no começo do blog, mas não é só a Avon, são varias marcas. Creio que boa parte da culpa é mesmo do alto custo. Mas quem sabe com nosso público consumidor aumentando, não passem a investir em nós, né?
    Beijos!

    Karen, ficou lindo o rosa da Avon em você, fico feliz que tenha gostado!
    Quanto às bolinhas, seria mesmo a solução. Dá até dó. Eu tento dar uma agitada em alguns, mas sinto falta de misturadores dentro dos vidrinhos. Quase todos decantam.
    Beijos!

    Denise, parece um esmate da Eyeko que tenho, que fica bem assim também, azul quase preto!
    Mas ó, não é só a Avon, são várias marcas que trabalham aqui e lá fora. Vide Pantene, Garnier, Revlon e etc.
    É uma injustiça!
    Beijos!

    Vila Mulher, por um lado vemos que a culpa também é do público. A marca coloca coisa boa pra vender e ninguém compra. Ou acha que não vale a pena investir.
    Tomara que com a internet e a divulgação de informações, isto mude!
    Beijos!

    Daysinha, certeza disto? Porque alguns que vendem no Brasil, como Revlon, vem com bolinhas, mas eles são importados.
    Eu gosto dos esmaltes Avon, só acho que poderiam aumentar o catálogo de cores, já que a embalagem é pobrinha mesmo, pra começar.
    Beijos!

    Juliana, já vi uns catálogos da Avon na gringa, é de chorar de inveja!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Tati, tomara que continue mudando pra melhor. Se for pensar que há um ano nem pincéis tínhamos... Só espero que não demore muito. A Avon do Japão é faz querer chorar tamanha diferença para com os produtos daqui.
    Beijos!

    Flávia, eu gosto dos esmaltes da Avon, mas acho que as cores poderiam ser mais diferentes mesmo.
    Quanto às bolinhas, eu faço questão, adoraria e sinto uma diferença enorme na hora de misturar os pigmentos e evitar que o esmalte fique “velho” mais cedo!
    Beijos!

    Luciana, experimente ver Garnier, Pantene ou os catálogos da Avon de outros países! Você vai chorar!
    Beijos!

    Elô, esmates da Luiza Brunet? Ai não lembro, vou colocar no Google!
    Beijos!

    Vicky, ai que eu quis morrer com este catálogo. Vou ver se entregam no Brasil, estes meus dos EUA, que também vendem no Canadá, eu comprei na Briggete’s já faz mais de um ano, e imagino que pra vender por lá, já devia ser coisa meio antiga, mesmo!
    Beijos!

    Nanda, nem me fale de Avon do Japão, eu morro de vontade de experimentar alguns produtos de lá. Já vi cada esmalte e cada sombra linda no catálogo online. Pena que não entendi nada dos “escritos”!
    E sim, queremos bolinhas no Brasil.
    Beijos!

    Danda, uma não, várias, dá uma olhada no link de endereços depois!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Dáfni, também acho muito complexo mesmo, bem como você disse, nem tanto ao Sol, nem tanto a Lua. Tanto é que penso um pouco no público consumidor da marca, se colocam algo mais “rico”, ninguém compra. De qualquer forma, ainda sonho com o dia que produtos, inclusive para a grande massa (aka gente diferenciada, rs) tenha melhor apresentação.
    A Anvisa e os impostos são boas desculpas, mas não justificam.
    Quanto a importar esmaltes envasados, infelizmente vai encarecer mais. Os impostos são mais diferenciados ainda quando os produtos são pra consumidor final e não matéria prima. Meu amigo trabalha na Natura da Argentina e sai mais barato levar barris de perfumes fabricados aqui embalar por lá (e seguir a legislação do país) do que levar pronto.
    Creio que devem empregar a mesma técnica aqui pra estimular a industria.
    Acho que falta boa vontade de todas as partes, empresas e órgãos públicos, para que tenhamos direito a ter coisa mais chiques quanto o resto do mundo. Inclusive bolinhas nos esmaltes.
    Beijos!

    Vicky, triste constatação, né? Mas é bem verdade, haja vista as maquiagens minerais e muitos outros produtos que sabíamos que existiam antes de chegar aqui. :(
    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...