24 de março de 2013

Christian Lacroix Nuit da Avon e o cheiro que busquei por toda uma vida…

Em 2001 eu fiz uma viagem ao Paraguai com a turma da minha primeira faculdade (na verdade a viagem foi à Usina Hidroelétrica de Itaipu, e o Paraguai e Argentina foram apenas uma esticadinha)… Mas, naquela época, já morando sozinha, eu era bem it pobrinha e, com dinheirinho contado, não podia fazer extravagâncias no meu cartão de crédito! Então, lá no paraíso cosmético existente dentro do Shopping Americana (o outro templo era a Monalisa), me permiti comprar apenas um único produto.

O regalo da viagem foi o perfume Love'n Blue de uma marca de francesa chamada Jeanne Arthes. Uma marca do tipo prateleira de supermercado, de produtos baratos e que me custou cerca de oito dólares.

E este perfume me conquistou para toda uma vida…

A fragrância oriental, doce e com notas de incenso, foi motivo de paixão à primeira vista. Cheiroso e potente, ele era, com certeza, um dos perfumes mais fortes, digamos assim, que eu já tinha usado – e quase foi motivo de expulsão do quarto do hotel pelas amigas da faculdade!

Qualidade esta que me fez aprender no segundo dia a moderar a quantidade. E eu amava! Uma gotinha só inebriava o ambiente, meu espirito, humor e tudo o mais…

E parece estranho comentar, mas também não tinha um homem perto de mim quando eu usava o perfume que não perguntava o nome dele, pois queria dar de presente para a namorada ou apenas elogiar!

Love n Blue Jeanne Arthes

Naquele época as porteiras da importação não tinham sido totalmente abertas no Brasil, e com medo de ficar sem “meu cheiro” já então preferido, alguns meses depois, eu procurei, encontrei e comprei um segundo vidrinho, antes do meu primeiro acabar, lá pelas bandas da muamba na 25 de Março. Paguei uns 40 reais.

Sim, eu me recordo de todos estes detalhes! E segui sendo feliz (e cheirosa)…

Aí os anos foram passando e eu nunca mais achei um outro exemplar do Love'n Blue para vender, nem lá na 25!

Lembro-me de por volta de 2003/2004 ter tentado um contato com a marca, usando um inglês macarrônico, através de seu site na internet. Eu queria o perfume no Brasil. A marca me encaminhou para a representante deles aqui (que existia), mas infelizmente a fragrância nunca chegou a ser comercializada em terras tupiniquins. Era um perfume extremamente fora do padrão das brasileiras, segundo ela, e ficaria impossível de me atender.

Perfume Love n Blue Jeanne Arthes

Resolvi esperar alguém viajar para fora e pedir. Mas eu já na segunda faculdade e desta vez mais pobrinha ainda, porque esta era particular, não tive tantas chances assim, ou talvez meu foco, apesar do amor ao perfume (e cosméticos) volta e meia fosse obrigado a se atentar para as contas cada vez mais loucas do curso de engenharia.

Já formada, com uma vida sendo vivida, de vez em quando me lembrava do perfume e arriscava umas pesquisas na internet. Mas, ao que tudo indicava, ele havia parado de ser fabricado. Até que um amigo, em 2009, viajou para Londres e voltou com a triste confirmação: não, eu nunca mais teria meu cheiro preferido de volta.

Anos mais tarde, continuei pesquisando nos eBays e similares da vida, acabei num site de língua coreana/chinesa/whatever mencionando que este perfume havia sido inspirado em uma fragrância de Jean Paul Gaultier. Estava aí a minha solução! Era óbvio, marcas mais populares estão cansadas de fazer isto, usar fragrâncias famosas como “inspiração”! Bingo!

Só não comprei um “Jean Paul” naquela mesma noite pela internet, porque não iria gastar mais de 300 reais num perfume sem ter a certeza. Acho que fiz bem, em visitas feitas em duas perfumarias, com direito a passar o perfume na própria pele, constatei que não… eles nunca foram parecidos.

Até hoje, sinto falta do perfume e sonho, porque sonhar não custa, em ter um dia o cheiro que mais gostei na vida de volta…

---

2013, Christian Lacroix Nuit da Avon

Christian Lacroix Nuit Avon

Até que no mês passado, ao folhear uma revista da Avon enquanto fazia as unhas, vi uma oferta de um perfume (perfume mesmo, não colônia), o Nuit de Christian Lacroix, por 30 reais. Lendo por cima a descrição da composição e tendo a certeza de que quase todo perfume em embalagem roxa costuma ter um cheiro que me agrada, despretensiosamente e agindo mais pelo impulso da promoção, marquei meu nome e esqueci.

Dias atrás minha amiga entrega as minhas compras e, confesso, estava mais ansiosa em repor meu estoque da máscara SuperShok Max do que em conhecer o perfume até que… tcharam…

A primeira coisa que pensei foi: “Mentira que ele se parece com o Love'n Blue? Vou passar agora!”

Tive então uma das noites mais felizes da minha vida nos últimos tempos. Toda vez que sentia meu cheiro, eu me deliciava e pensava: “Não, não pode ser! É bom demais para ser verdade!”

Perfume Christian Lacroix Nuit Avon

Numa escala de 0 a 10 ele leva nota 9 em termos de igualdade. Só perde, talvez, se minha memória olfativa não estiver me enganando, na quantidade de incenso que fica de fundo (tá, não sei descrever perfumes, e posso até estar me confundindo ao afirmar exatamente a nota que faz diferença, ok?).

Também tenho a impressão que este cheiro de incenso é um dos primeiros a sumir e, cabe mencionar, o perfume não dura tanto assim na pele… De qualquer forma, é o cheiro que estará em mim pelos próximos meses, para a felicidade de uma alma saudosa!

---

PS1: E, como não custa perguntar, talvez ninguém tenha usado o Love'n Blue, mas será que alguém conhece algum perfume parecido com este Nuit da Avon? Quem sabe ele não foi inspirado em algum outro já existente?

PS2: Sim, por mais louco que possa parecer, eu ainda guardo a embalagem do Love'n Blue até hoje. Coisas de alma pisciana!

44 comentários:

  1. Carla, lindo post. Apenas quem tem uma memória afetiva/olfativa pode entender. Sou órfã de uma fragrância do Boticário da década de 90: Ravel. Nunca depois na história desse país houve uma colônia tão boa...Nunca consegui achar um perfume que fosse inspirado/copiado nele. Saudades para sempre dessa fragrância. Quem sabe algum dia eu encontre um similar, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helen, pois é, além de olfativa a memória é afetiva.
      Sabia que você não é a primeira a reclamar de um perfume nacional que deixou de ser fabricado?
      Já me contaram em duas outras ocasiões, aqui no blog mesmo, que sentem faltam do perfume da Angélica que era fabricado pela Avon.
      Este Ravel de O Boticário eu nunca experimentei, mas bem que a marca poderia fazer como a Natura e relançar alguns "clássicos", mesmo que por tempo limitado, né?
      Beijos!

      Excluir
  2. Fiquei curiosa em sentir essa fragrância Carlinha.
    Big Beijoooooooooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu, pena que eu não saiba explicar muito bem, né? :P

      Beijos!

      Excluir
  3. Carla, vou confiar no seu espírito pisciano (também sou pisciana!) e vou comprar pra testar. Sou apaixonada pelo meu Dior addict mas vou confiar no seu bom gosto. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ba, juro que agora deu medo!
      Espero que você goste mesmo deste tipo de perfume, oriental, doce, exótico... para depois não vir brigar comigo, ok? Rsrs!
      Beijos!

      Excluir
  4. Estou com a revista da Avon e não vi mais o perfume Christian Lacroix Nuit :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha L. G., nem quis entrar no mérito, porque também pensei em encomendar mais e o perfume não estava na campanha 6 e nem na 7 na revista da minha amiga.
      Espero que seja só uma pausa temporária por causa da promoção que teve até repor os estoques. De qualquer forma, estou com uma aba do Mercado Livre aberta, e vou encomendar um por lá! Me-do de ter saído de linha! :(
      Beijos!

      Excluir
  5. Ai, Carlinha, que legal! Sabe que eu tenho um cosmético que também corro atrás e não encontro similar? É um creme de olhos da Lancôme, o Bienfait Yeux, que era fantástico para olheiras... mas foi descontinuado... :(

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dáfni!
      Que saudades de você.
      É tão triste, principalmente pra gente como nós que conhece um monte de produtos, mas aquele que ganhou nosso coração é descontinuado.
      Sinto sua dor. :(
      Beijos!

      Excluir
  6. Conhece o Absinto da Água de Cheiro? Ele segue o mesmo estilo, misterioso e com fundo de incenso.. se não conhece, testa pq vc pode gostar! ;)
    Beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julie!
      Conheço o Absinto, sim!
      Foi um dos meus preferidos por bastante tempo.
      Ele é cheiroso também, mas não se parece com este.
      Obrigada pela dica, beijos!

      Excluir
  7. carla
    olhando la no site fragantica, eu nao achei o Love'n Blue. mas achei o lacroix e as opinioes do pessoal de similares a ele...citam varios...
    nao custa nada com calma provar em alguma loja e se bater realmente com ele em semelhança, levar pra casa feliz...ah esses cheiros das nossas memorias...olha aqui o link

    http://www.fragrantica.com/perfume/Avon/Christian-Lacroix-Nuit-13164.html

    http://www.fragrantica.com/perfume/David-Victoria-Beckham/Intimately-Beckham-Night-1950.html
    esse inclusive ja vi vendendo por 50 reais em lojas da net(confiaveis) aqui do br mesmo.

    bjobjo e me diz depois oq vc achou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO OBRIGADA pela dica!
      Vou olhar com muita calma mesmo!
      Beijos!

      Excluir
  8. Me encantó la historia, vivo en Colombia y en el 2002 tuve ese perfume, yo creo que es la fragancia que más me ha desvelado porque vivo buscándola desde hace tiempo. Realmente me identifico con tu historia.

    ResponderExcluir
  9. Eu amei a história, vivem na Colômbia e em 2002 eu tinha aquele cheiro eu acho que é a fragrância que ruim, porque eu revelei ao vivo de busca há muito tempo. Eu me identifico com a história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, que bom que gostou da historia!
      Espero que encontre a sua fragrância novamente e que sejas feliz com ela!
      Beijos!

      Excluir
  10. Respostas
    1. Helen, elogio vindo de você me deixa "toda cheia"!
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  11. Só passei pra dizer q o q mais gosto no seu blog, além das ótimas indicações cosméticas, é a sua maneira de escrever! Por mais q o assunto não me interesse tanto, acabo achando um máximo a maneira como vc se expressa. Parabéns!!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Núbia, obrigada pelo carinho e por perder um tempinho da sua vida compartilhando isto!
      Beijos!

      Excluir
  12. Agora tem o Perfume Love Generation Blue da Jeanne Arthes,Eau de Parfum.Não sei se é parecido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lee, eu nunca consegui experimentar este. Gostaria de saber também, embora não tenha muitas esperanças!

      Excluir
  13. Memória olfativa tenho do Rastro, que era da Coty. Quantas lembranças...

    ResponderExcluir
  14. Acabei de encomendar o meu, expectativa nível mil rsrs...

    ResponderExcluir
  15. amiga estava aki na net tentando achar o perfume pra comprar e não acredito q não fazem mais, eu tbm guardo o frasco deste q tbm é e sempre sera meu preferido.....vou tentar este do avon, mas fikei triste agora....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoraria que a Avon voltasse a fabricar. Eu ainda tenho dois frascos fechados da ultima compra que fiz, mas economizo até a última gota!
      Uma pena! :'(

      Excluir
  16. Eu nao lembro se a gente te expulsou do quarto, mas lendo a descricao da fragrancia, nao duvido... :oP
    (Lembrando que eu sou da turma dos amadeirados e citricos.)
    Bjs!!!
    Helo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, Helô!
      Eu lembro que a cara de horror de vocês!
      Não chegaram a expulsar porque eu logo aprendi a maneirar, rs!
      Saudades!

      Excluir
  17. I search Love'n blue for years ,this perfume it's the name from the all perfume for the world for me 😍😍😍...it's magic, i see jeanne arthes have a page on Facebook, I think to wirte him if someday beginning to make this perfume again,i know it's a dream but i hope ,thank you for you post for moment i try this perfum for avon,greetings from Romania

    ResponderExcluir
  18. I search Love'n blue for years ,this perfume it's the name from the all perfume for the world for me 😍😍😍...it's magic, i see jeanne arthes have a page on Facebook, I think to wirte him if someday beginning to make this perfume again,i know it's a dream but i hope ,thank you for you post for moment i try this perfum for avon,greetings from Romania

    ResponderExcluir
  19. Olá, Adorei a estória e o post... Estou pesquisando um aroma com estas características e aqui estou rs... Descobri que tem um Masculino também, da mesma linha e já encomendei os dois.
    Realmente só quem tem memória olfativa compreende a importância de um aroma eterno. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Marcelo, só quem tem entende. Pena que parece que as marcas não ligam muito para isto. :(
      Beijos!

      Excluir
    2. Sim, Marcelo, só quem tem entende. Pena que parece que as marcas não ligam muito para isto. :(
      Beijos!

      Excluir
  20. Carla!!! Achei no ebay, olha!!
    http://www.ebay.com/itm/LoveN-Blue-J-Arthes-Paris-Eau-De-Parfum-3-3-oz-100ml-Spray-95-Full-/272066478219

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, não respondi aqui, mas você sabe que serei ETERNAMENTE GRATA por este achado. Ele é meu!
      E não achei nenhum parecido com ele. Cheirei uma vez a SEPHORA inteira e NADA!!!
      Sigo na busca. Beijos!

      Excluir
  21. É Tão triste a AVON fazer isso de retirar o perfume do mercado...
    Eu amava o Christian Lacroix Absynthe Masculino e não tem mais. Não consigo me adaptar a nenhum outro perfume :'( sinto muita falta daquela fragrância, você sabe como faço para encontrar um perfume parecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei, Juarez.
      Também sigo na busca de algum parecido. Uma vez cheirei a Sephora inteira tentando achar e NADA!
      Infelizmente estamos órfãos!
      Beijos!

      Excluir
  22. Simplesmente o melhor perfume que já usei na vida, não consigo nem me desfazer do frasco.

    ResponderExcluir
  23. Lendo seu POST, me vi na mesma situação. Uma saudade incrível do Love in blue. Assim como você, ainda procuro ele por aí, na internet, numa vitrine, nas lembranças de como me sentia bem usando esse perfume.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...